Creme medicinal é a designação dada aos cremes que contém, em sua composição, princípios ativos extraídos de ervas, flores, frutas e de vegetais com ação terapêutica. Essas substâncias de origens vegetais, substituem os produtos de origem mineral, animal e sintéticas. São originados exclusivamente de material botânico.

      O creme medicinal carrega a atividade terapêutica da planta que esta em sua composição, e consequentemente auxiliam na prevenção dos males que atingem a pele e contribui também para tratar processos inflamatórios, manchas, cicatrizes, hematomas, lesões, dores e ferimentos.

 

Nas ervas estão presentes Fitossubstâncias (principios ativos) super eficazes, que podem ser acrescentadas a creme, loção, bálsamo, unguento e linimento para diversas finalidades:

     hidratante, anti-inflamatório, aliviar dores, hemorroide, dermatites, antironco, psoríase, eliminar alopécia, eliminar olheira, eliminar varizes, eliminar celulite, eliminar estrias, lubrificante feminino, prevenir e diminuir rugas, baixar bolsa de pálpebras, conter a queda de cabelo, melhorar a libido feminina, melhorar a função erétil, eliminar herpes labial e genital, diminuir próstata aumentada, cicatrizar cortes, ferimentos e feridas, cicatrizar corte cirurgico e evitar quelóide.

 

O creme medicinal é uma alternativa ao uso de pomadas sintéticas.

  Sabemos que nenhum produto é isento de risco na sua aplicação, por mais natural que seja, pois lidamos aqui com a variável humana de interação e resposta ao que o indivíduo é exposto. Mas no creme medicinal este risco é bem diminuído e geralmente apresentam efeitos que vão além do conceito de creme natural, promovendo uma ação diferenciada com o tempo de uso. 

    É melhor absorvido, acarretando uma série de fatores relevantes tanto pela segurança – e raramente ocasionam algum efeito colateral – como pela eficácia, uma vez que o produto conseguirá agir na sua totalidade, sem perder em propriedades ou ter que lidar com a rejeição do organismo.

 

       A vantagem que temos ao usar as ervas nessas preparações são a de evitar os ingredientes que fazem mal, como o salicilato de metila (Methyl Salicylate), a canfôra sintética, óleo mineral e glicerina (Propylene Glycol) lembrando que estes são componentes comuns encontrados, especialmente nos produtos de massagens, de dor, de celulite e de estrias, mas devem ser evitados.

  Petrolato (Petrolatum), um óleo mineral que é usado por sua ação emoliente. Não traz nenhum benefício para a pele e  além do que, forma uma espécie de “filme”, que impede a pele de assimilar  os ingredientes benéficos que seu creme hidratante ou medicinal possa ter.

Salicilato de metila (Methyl Salicylate) o seu uso em excesso – mesmo que seja o uso tópico é inalação – pode causar tonturas, náuseas e letargia. Causa dano se inalado e absorvido pela pele, pois causa irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório. Pode afetar os rins e sistema nervoso central.

Devem-se tomar precauções com o uso do salicilato de metila e da cânfora em crianças, pois podem causar graves reações alérgicas e até espasmo de glote.

 

Um creme é uma fusão de vários elementos, que tem que interagir entre si, ser preparado de forma seletiva, de maneira a conseguir atividade biológica e resultados perceptíveis logo após a aplicação.

 

 

Auxiliar na regeneração e na cicatrização

A pele lesada por queimaduras solares, arranhões, tem maior probabilidade de infectar-se. Quando a pele sofre um corte ou uma escoriação, lavar a área com água e sabonetes de ervas com ação antisséptica ajuda a impedir infecções, mas é importante ter um creme medicinal para ajudar na regeneração e na cicatrização.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como deixar de roncar?

Roncar é algo que muitas pessoas fazem quando dormem.

Pelo menos 25% dos adultos roncam frequentemente.
Todos nós conhecemos alguém que ronca. Talvez até nós próprios. Mas, é muito incômodo para aqueles que estão próximos da pessoa que ronca, já que o ruído do ronco não a deixa dormir. Roncar, por sua vez, ainda que suas causas sejam diversas, indica que devemos buscar uma solução.

Uma solução natural para resolver isso. O creme passado sobre o nariz, oferece resultados positivos.

 

A solução para a disfunção erétil

Cremes também podem ajudar no tratamento da disfunção erétil.

   Com o envelhecimento essa região enfraquece e também sofre flacidez e a massagem na região genital do homem ajuda a fortalecer. O pênis é enervado por dois grupos de fibras nervosas que também são estimuladas pela massagem. Um creme pode favorecer a função erétil, ao ser passado tem a capacidade de melhorar a circulação na região.


Leia mais em disfuncao-eretil

 

 

 

Cuidar da pele é necessidade ou luxo?

    As mídias, infelizmente, mostra o uso de cremes apenas como uma questão de beleza e não de saúde, ao ponto de, muitas vezes, considerarmos isso como futilidade.
    Hoje em dia as pessoas são bombardeados por propagandas de diversos produtos de beleza e procedimentos estéticos cada vez mais modernos e com promessas tão milagrosas que parecem impossíveis de resistir.

Será que realmente precisamos disso?
    A mudança na pele, decorrente do envelhecimento, é mais comum após os quarenta anos e nem mesmo os mais avançados centros de estética do mundo têm intervenções efetivas. Apesar de tanta evolução nos tratamentos, os recursos utilizados são meros paliativos que apenas amenizam os problemas e não atuam na prevenção do desgaste da pele.


    Cremes e loções que contenham flores formam um time com os melhores elementos para a saúde e vitalidade da pele. Em matéria de beleza, pelo seu potencial de antienvelhecimento algumas flores merece destaque, inclusive formando blends, e revolucionando e surpreendendo em males estéticos considerados ”irreversíveis”. Pena que a cosmetologia moderna ainda não descobriu o valor delas, ou ainda não sabem utilizá-las.

 

Uma pele saudável e jovial pode ser conquistada com recursos naturais, ervas medicinais e cremes que as contenham, ajudando a reduzir os males que a afetam.

  Os ingredientes naturais foram deixados de lado pela mulher da atualidade em detrimento dos produtos industrializados. Mal sabem elas que, a indústria ainda não conseguiu imitar a natureza. São muitas as substâncias que podem ser empregadas na formulação de um creme para atenuar ou proteger a pele contra as agressões e o envelhecimento. Alguns ativos naturais são capazes de prevenir a degeneração, melhorar a elasticidade e evitar a atrofia muscular, as manchas senis e as marcas atróficas.

 

Creme Hidratante

    A desidratação da pele pode ser evitada diminuindo-se ou evitando-se as agressões externas ou utilizando-se produtos que corrigem e restabelecem o equilíbrio biológico. Quando saudável e hidratada, a pele apresenta um aspecto brilhante e de plasticidade, maciez, elasticidade e suavidade, características relacionadas ao teor de umidade da pele. O volume hídrico da hipoderme forma um “colchão”, que tem o papel de amortecedor as contrações musculares, atenuadas pela massa líquida conservada pela hidratação.

     São os níveis de Fitonutrientes na pele que permitem combater ou atrasar a maioria dos processos fisiológicos que a enfraquecem causando as rugas, a flacidez e as manchas.

Rugas
    Dependendo do estilo de vida, as rugas, vincos profundos na pele costumam aparecer mais cedo. Rugas de expressão são as mais comuns e surgem ao redor dos olhos, testa e lábios. Rugas estáticas ou linhas do tempo acentuam-se em toda a face, pescoço, colo, mãos e são determinadas pelo fotoenvelhecimento da pele, iniciando-se partir dos 35 anos. Nessa fase, a hidratação deve ser intensificada e o creme precisa atuar na renovação celular. Os cremes  para a prevenção e  tratamento das rugas precisam conter ingredientes naturais que melhore a elasticidade da pele. O creme  com fitonutrientes auxiliam na nutrição e aumentam a resistência, a firmeza e a flexibilidade da pele, retardando seu envelhecimento.

 

 

      Creme natural de ação analgésica e anti-inflamatória muito eficaz nas inflamações e no alivio das dores.

Os anti-inflamatórios naturais de uso tópico geralmente são compostos também com substâncias de ação analgésicas, antisséptica, emolientes e vascularizadoras, que favorecem o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos.

  Um fator muito importante, é que as pessoas estão cientes dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso de anti-inflamatório oral, que podem causar complicações, que vão desde problemas gastrointestinais, cardíacos, hepáticos e renais graves, já que, elas se depararam com alguns tipos de dores que requeira seu uso ao longo dos anos que irão viver.

  Essas pessoas estão em busca de soluções menos agressivas e por conta disso, vem crescendo a busca por produtos que atenda essa necessidade. Os anti- inflamatórios de uso tópico, além de diminuir as reações adversas quando comparado à um medicamento via oral, eles despontam na preferência e traz perspectivas importantes para investimentos nesse seguimento.

    Com o  envelhecer, os casos de doenças relacionadas à idade tendem a aumentar. As dores articulares e musculares tornam-se mais frequentes, levando esse público a se valer de produtos que o ajudem a aliviar essas dores e a viver com mais qualidade de vida.

     Mas, a partir dos 50 anos de idade, aumentam as queixas de dores articulares e musculares e começa o uso quase frequente de anti-inflamatório. Nesse faixa etária a prevalência de tendinites e bursites é muito alta, afetam milhões de pessoas, é segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil. Sendo assim, um creme de potencial anti-inflamatório e analgésico, poupará essas pessoas do risco que elas se expoem por terem que fazer uso frequente de medicamento para aliviar suas dores e se livrar das inflamações.

leia mais em anti-inflamatorios-naturais

 

Melhorar a libido feminina

Fitoterapia por meio de creme é uma maneira muito eficaz para melhorar a libido feminina.
Um bom creme pode além de lubrificar, aumentar a excitação e a sensibilidade sexual . leia mais em
melhor-que-viagra

 

 

 

 

 

 

Um bom creme vai cuidar dos seus lábios ao hidratar e fazer proteção contra fissuras, bem como das agreções dos ingredientes contidos no batom.

 

 

 

 

 

 

 

 

Olheiras

 

As olheiras incomodam milhares de pessoas, pois esse escurecimento na região dos olhos traz um ar de abatimento ao rosto e envelhece. Mas hoje em dia, podemos contar com recursos não invasivos.

Usar um creme adequado na região dos olhos diariamente e fazer leves massagens (bem suaves) ao aplicar o creme, além de prevenir, clareia.


Leia mais em olheiras

 

Bolsas de pálpebras

    Conforme as pessoas envelhecem, vão perdendo a elasticidade da pele e pequenas incorreções vão surgindo ao redor dos olhos. Entre as áreas que denunciam a ação dos anos, a região dos olhos são as mais perceptíveis. A queda das pálpebras interfere na jovialidade do rosto, deixando que o ar cansado tome conta do semblante.

 

Não bastam compressas disso ou daquilo, mas para amenizar bem pode-se fazer uma compressa do chá de cravo-da-india.

    Um bom creme funcional que associa ativos Fitovegetais com propriedades drenantes e firmadoras ajuda para prevenir e a diminuir os bolsões.Especialmente se massageados na região pela manhã, período em que essa área fica sob ação da gravidade, depois do repouso.

 
Leia mais em bolsa-de-palpebra

 

Hemorroida

Tratar a hemorroida e aliviar os sintomas com ervas medicinais.

 

- Você pode curar e prevenir a hemorroida com cremes à base de plantas.
- Com ajuda do creme, em questão de poucos minutos pode-se promover o alívio da dor, da ardência e do inchaço.
-  Além de ser possível promover até a regressão, mesmo da hemorroida prolapsada e trombosada.
-  Se for elaborado um creme medicinal concentrado composto de ervas que realmente tem ação nos sintomas, o alivio ocorrerá quase que instantaneamente.
   - A maioria dos remédios para hemorroida comercializados por aí, são ineficazes porque são elaborados com Queratina, outros com Rutina e outros com Castanha da índia, Hamamelis, erva de bicho  e Centela asiática.

 leia mais em hemorroida

 

Estrias
 Seja devido a alterações bruscas no peso ou na massa muscular, a causas hormonais ou medicamentosas, à gravidez, ao crescimento acelerado durante a adolescência, ou mesmo por causa da predisposição genética, as estrias afetam pessoas de todas as idades e podem ser motivo de constrangimento.

Algumas substâncias presentes nas ervas e nas flores medicinais auxiliam a renovação e a resistência das fibras da pele.

Os cremes, para prevenir basta conterem na composição óleos vegetais. Já os cremes para o tratamento precisam conter ervas e elementos que atuem na regeneração da pele e de preferência acompanhados de complementos orais de fitonutrientes que, também auxiliam na regeneração das células da pele.

 

 

      Prevenir e eliminar manchas

As equimoses, as manchas sênis, ou mesmo hematomas ocorrem principalmente no dorso das mãos, punhos e antebraços, por diminuição do suporte conjuntivo pericapilar, decorrente do envelhecimento da pele. Não há tratamento alopático para tal, o que se faz é minimizar esses sinais, mas com o uso de um bom creme medicinal pode se eliminar essas manchas que, em geral, provocam incômodo estético.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cicatrizes cirurgicas e queloides podem ser eliminadas em poucas semanas com o uso de um creme bem potencializado com extratos regeneradores.

 

 

 

 

 

     O tratamento da psoríase, uma doença de pele que não tem cura, pode ser feito com o uso de loção cremosa anti-inflamatória, que diminua a coceira e mantenha a pele bem hidratada.


 

Estas verrugas podem ser eliminadas em poucas horas com um creme bem potencializado

 

    O tratamento da Dermatite atópica, uma doença de pele que não tem cura, tem respondido bem com o uso de loção cremosa anti-inflamatória, que diminu a coceira e mantem a pele bem hidratada.

 

As varizes podem ser tratadas com um creme que deve ser aplicado a noite para desintumecer, desinflamar e melhorar a circulação e um creme que deve ser aplicado de dia para diminuir o seu volume e promover a melhora da elasticidade dos vasos e facilitar regeneração. Leia também varizes-e-varicoses

 

Quantas vezes as deixamos de lado sem lhes dar importância e os cuidados que merecem por nos ajudar em tão valiosa função de caminhar? Você poderia imaginar quão difícil seria nossa vida sem elas?
   Por conta do estilo de  vida atual, o envelhecimento das pernas é muito maior, pois a rotina diária estorva alguns cuidados. O resultado são pernas muito doloridas e sujeitas a varizes e varicoses, úlceras venosas, flebites  e tromboflebite.
  Um problema comum na nossa vida são os incômodos por conta da má circulação em nossas pernas. Quando se permanece por longo tempo parado em uma só posição, isso pode fazer com que a linfa se acumule nos pés, por influência da gravidade, causando edema.
 
  Tenhamos em conta o valor de cuidar das nossas pernas, para assim, desfrutarmos de uma vida plena, sem nenhum tipo de incapacidade.
  Dicas para evitar esses males decorrentes de má circulação: ingestão de líquidos ajuda a boa circulação do sangue, atividades físicas – ao exercitar as pernas, facilitamos o trabalho da panturrilha que bombeia o sangue; movimentar os pés – o movimento deve ser feito principalmente antes, durante e depois de viagens longas ou de passar muito tempo em pé ou sentado.
 

Um creminho funcional também ajuda.
    Para evitar o edema, não basta apenas esticar as pernas numa almofada ou banquinho – é preciso fazer uso de cremes com ativos das ervas que ajudam a reduzir os edemas linfáticos, ativando a circulação da linfa.
As caminhadas de ao menos 30 minutos são muito benéficas para a saúde das pernas.

Varicoses (veias de aranhas) nas pernas.  Você tem alguma delas em sua perna?
   As veias de aranhas são esses pequenos vasos sanguíneos que aparecem em nossa pele como ramificações de tom roxo. Aparecem nos tornozelos, nas panturrilhas e nas coxas. São incômodas, ardem e nos deixam incomodadas quando queremos exibir nossas pernas. Há pessoas que recorrem à vários procedimentos ineficazes, mas existem alguns recursos mediante os quais podemos diminuir sua incidência delas.

 

 

Esta inflamação pode ser eliminada e pevenida com creme medicinal

As úlceras varicosas tambem podem ser cicatrizadas com creme medicinal.

Leia mais em ulcera-varicosa

 

Rachadura no Calcanhar
 
Das podopatias (doenças nos pés), uma das que mais ocorre é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea.

São lesões com espessamento e endurecimento e com perda de elasticidade que abre a pele.Às vezes, atingem a segunda camada da pele, causando sangramento e a dor. As fissuras calcâneas podem até atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar.
É preciso hidratarmos mais os pés!

Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar devemos usar um creme  medicinal.

 

 

 

 

Assadura embaixo do seio

 

Assadura ocorre embaixo dos seios e atinge a maioria das mulheres idosas, mas um bom creme ou uma loção vai ajudar na prevenção, bem como na solução das que já existem.

 

Um creminho natural para evitar assadura no bebê. Faz proteção melhor que os produtos quimícos receitados pelo pediatra.

 

Até aquele cheiro das axilas.

O odor chamado de bromidrose (do grego: bromos= mau cheiro + hidros= suor). Popularmente conhecido como cê - cê podem ceder com um bom creme medicinal.

 

Até para essa flacidez um creme de ervas bem elaborado pode ajudar.

 

    A celulite se assemelha a casca de laranja e na maioria das vezes afeta os quadris, coxas e abdômen. Embora não afeta a vitalidade do corpo, considera-se uma deformação que afeta o emocional e atinge a auto-estima.

 

 

 

 

     A celulite, afeta mais de 80% da população feminina. Infelizmente elas ainda são consideradas de cunho estético, mas afetam a aparência e trazem danos emocionais e depressão.
      85% das mulheres, em alguma fase da sua existência, vão ser acometidas da celulite, que é uma decorrência de alterações da vida feminina, dos hábitos modernos. Nem os mais avançados centros de estética e saúde dermatológica do mundo têm intervenções efetivas.

Devido aos resíduos metabólicos que ocorrem constantemente, o tecido conjuntivo começa a entupir. A consequência disso é a alteração aparente no tecido conjuntivo e, portanto, a formação da celulite. A perda de peso rápida conduz a flacidez da pele e muitas vezes agrava os sintomas da celulite.

       A celulite assume diferentes formas, localiza em zonas diferentes e em diferentes graus de severidade. É acompanhada por um aumento no número e tamanho dos adipócitos (células de gordura), o que implica e dificulta a microcirculação e a linfa. Forma um tecido fibroso (fibrose), é difícil dizer o que vem primeiro: distúrbios da microcirculação causadas por excessiva falta de permeabilidade dos capilares ou estase linfática, que promove a proliferação de adipócitos, ou talvez vice-versa: a acumulação de toxinas nos adipócitos provoca distúrbios circulatórios. Quando se trata de celulite, acima de tudo a aparência da pele que importa. Mas o estado também inclui o chamado culatras ou excesso de gordura nas camadas profundas do tecido subcutâneo, que se acumulam na parte exterior das coxas.


 

 

 

O sucesso para eliminar a celulite

A terapia da celulite para funcionar deve ser direcionada para a melhoria da microcirculação, da lipólise e da reconstrução da pele.

     Isso é compreensível que a celulite não pode ser resolvido através de medidas exclusivamente externas. Para reversão permanente da celulite várias medidas são necessárias: O atendimento integral da pele afetada pela celulite é baseada na observação de alimentação adequada, atividade física regular, a aplicação de um Fitocosmético potencializado, massagens regulares, o uso de Fitotermoterapia e o uso de fitonutrientes como suporte nutricional oral.

 

 

A Fitoterapia no combate a celulite.

    Preparações anti-celulite precisa conter: Plantas medicinais que reduza à estagnação de fluidos, descongestione e melhora a circulação linfática, tonifica e fortaleça as paredes dos vasos capilares, previna a formação de coágulos sanguíneos e reduza a viscosidade do sangue,  elimine edema (inchaço), desinflame, reduza excesso de tecido adiposo e melhore a circulação estimulando o fluxo de sangue.

    Dá um efeito de reforço nos vasos linfáticos e limpa as veias, elimina o excesso de água do espaço intercelular, estimula e restaura os movimentos naturais e as paredes dos vasos linfáticos, seguido de melhora na circulação da linfa.

 

 

 

 

Porque os cremes, géis, loções e pomadas para varize, varicose, hemorroida, estrias e celulite são ineficazes?

Infelizmente são ineficazes.

    Primeiro porque são mal formulados, contendo ativos que, apesar de famosos, não soluciona os sintomas desses males como: a queratina, rutina, centela asiática, ginkgo, guaraná, castanha - da- índia, café verde e o hamamelis, etc. Estes ingredientes estão superados e já mostraram que são ineficazes, mas os laboratórios farmacêuticos e de cosméticos, ainda apostam neles.

    A maioria dos remédios foca-se apenas nos sintomas das varizes e das hemorroidas, mas existem ervas que ajudam a corrigir as causas do problema, eliminando - as definitivamente. Há outras plantas medicinais que se mostraram muito mais eficazes e oferecem resultados imediatos para essas finalidades.

 

 

Alopécia  Areata

A  Alopécia atinge homens e mulheres  em diversas faixas etária. A alopecia areata é uma das condições mais complicadas de lidar, porque se conhece muito pouco sobre ela e o que a causa. Acontece no couro cabeludo, mas as áreas calvas podem surgir também na barba, nas sobrancelhas, cílios ou em qualquer área do corpo que tenha pelos.

A terapia proposta até o momento pela medicina mostra a ignorância da Dermatologia sobre as causas ou cura de uma doença que pretendem superar.

   Nem os combatentes (médicos dermatologistas) ou as vítimas (com alopécia) podem fazer muito neste sentido, porque não se tem pesquisado a verdadeira causa dessa queda, simplesmente foi aceito como estresse ou hereditária....

Mas a Fitoterapia tem ajudado no combate a alopécia.

Infelizmente não tem cura, mas tem respondido bem com o uso de uma loção cremosa, que logo controla a queda e faz nascer o cabelo ou os pêlos.  Os ativos da loção agem suspendendo a inflamação na base dos fios, possibilitando que eles voltem a crescer normalmente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nessa careca nasceu cabelo com uso de creme medicinal

 

    A escolha da base certa influencia na eficácia do tratamento.

Se o creme for elaborado em uma base também natural, se os extratos forem extraídos em solventes de origem vegetal, não agredirá o organismo e não apresentará efeitos adversos. Um exemplo se a fitossubstância da planta for extraída numa glicerina sintética ou num veículo glicólico pode apresentar reações alérgicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para alcançar resultados eficazes o creme medicinal precisa ter concentrações reais de princípios ativos.

    Se realmente for preparado em concentrações reais promovem resultados.  Para isso é preciso que os princípios ativos de origem vegetal sejam de boa qualidade. O tipo de solvente usado para obtenção de um extrato deve ser natural e possuir capacidade de extrair os princípios ativos. Os componentes da base também influenciam na absorção dos principios ativos.

 Identificar corretamente as espécies vegetais, conhecer a natureza bioquímica dos princípios ativos e seus efeitos vão determinar uma resposta para uma melhor otimização da ação do creme medicinal, isso por conta da utilização da planta certa, na forma correta e na dosagem eficaz.

 

O princípio ativo é a substância responsável pela atividade do creme ou pomada.

       O principio ativo deve penetrar na pele e não ficar só na superfície. Após ser absorvido, necessita atingir um alvo na célula para desempenhar sua função.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Para o creme ser eficaz é necessário que ele seja elaborado (carreado) de forma adequada para ser absorvido pela pele. Para isso é preciso elaborar em uma base que facilite a penetração, pois alguns agentes químicos muitos utilizados nas pomadas e nos cosméticos tradicionais prejudicam a absorção de substâncias naturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

A função da base é permitir a penetração dos ativos.

     Essa base precisa ser compatível com os outros ativos, para permitir a sua penetração e aumentar a atividade desejada dos princípios ativos e com isso assegurar a sua permeação. A absorção do principio ativo depende da solubilidade da base usada na formulação, por isso a escolha do componente ( excipiente) da base de um creme medicinal, é muito importante porque, muitas vezes, toma parte na composição e pode interferir na disponibilidade do ativo e na sua ação.

 

 

    Saber fazer uma associação, principalmente em produtos tópicos, é um grande diferencial para atingir um benefício, pois nem sempre é possível associar diferentes substâncias numa mesma formulação, podendo ocorrer incompatibilidade, perda da atividade pela falta de sinergia dos componentes incorporados na fórmula.

     Essa mistura de combinações, que agem em todos esses mecanismos de forma satisfatória é que potencializa a ação das substâncias ativas capazes de promover modificações fisiológicas que resultam na melhora de aspectos físicos e permite resultados efetivos.

 

 

A finalidade, a ação e eficácia do creme dependem também dos componentes da fórmula.

Sim. O creme deve ser elaborado com componentes direcionado para o problema que requer uma ação terapêutica, por exemplo uma hemorróida, lesão, ferida, ou um hematoma, num processo inflamatório e até para promover o alívio de uma dor.

 

 

    O fitocosmético é uma alternativa ao uso de cosméticos sintéticos.

   Geralmente apresentam efeitos que vão além do conceito de cosmético natural, promovendo uma ação diferenciada com o tempo de uso, dando a pele ou aos cabelos condições de equilíbrio e saúde, para que seja realçada a beleza natural, tratando a pele como um todo e não somente a aparência.

 

 

 

    O fitocosmético é um produto que tem a função de conservar ou melhorar a aparência da pele ou dos cabelos utilizando-se, para isso, de extratos de plantas. São cosméticos elaborados com óleos vegetais, extratos de flores e plantas medicinais e derivados de outros ingredientes naturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Fornecendo fitonutrientes através dos mecanismos naturais da pele, os fitocosméticos auxiliam na recuperação e proteção da pele, deixando-a mais saudável e envelhecendo mais lentamente. Na maioria das vezes são elaborados em maiores concentrações.

Se realmente for preparado em concentrações reais promovem resultados.

A finalidade, a ação e eficácia do fitocosmético dependem também dos componentes da fórmula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    São muitas as substâncias que podem ser empregadas na formulação de um creme para atenuar ou proteger a pele contra as agressões e o envelhecimento. Os ativos naturais são capazes de minimizar e até prevenir a degeneração vascular que obstrui os microvasos, permitindo que o sistema dérmico se regenere, melhorando a elasticidade e impedindo a atrofia muscular, bem como as manchas senis e as marcas atróficas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria dos “cosméticos naturais” no Brasil são preparados em bases sintéticas e usam conservantes sintéticos.

 

     Com a chegada da idade, nossa pele começa a ter dificuldade de curar as lesões sofridas por sua contínua exposição á elementos nocivos, que vão provocando algumas alterações que geram uma aparência envelhecida e as rugas podem começar a surgir.

Para nossa sorte, há uma grande variedade de ingredientes naturais que ajudam a diminuir os danos e a prolongar a juventude. Entre as opções, encontramos um ervas e flores cujas propriedades nutricionais corrigem imperfeições e estimulam o rejuvenescimento. Combinando ingredientes naturais podemos obter um creme que retêm a umidade natural, ao mesmo tempo estimulam a regeneração, além de hidratar em profundidade a pele e ajudar nos processos de cicatrização, dá proteção à pele.

Rejuvenescedores.

Famosos por suas propriedades nutricionais e medicinais, algumas ervas e flores oferecem muitos benefícios rejuvenescedores para a pele, isso porque evita a deterioração do tecido da pele e é eficaz na restauração e na cura das lesões. Muitos dos elementos que a natureza nos oferece estão cheios de nutrientes que podemos aproveitar tanto na saúde como na beleza.  Eles se destacam por seus altos teores de fitossubstâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que podemos usar em diversos cremes para melhorar o estado da pele. Podemos destacar que seus antioxidantes detêm o dano celular, algo que é fundamental na prevenção do envelhecimento precoce.

Ainda que muitas pessoas ignorem, a pele é delicada e requer tratamentos especiais para realizar seu processo de regeneração e está provado que há ativos naturais antioxidantes que reduzem a presença de agentes danosos na pele, dando uma aparência renovada.

Embora algumas marcas da pele não possam ser removidas, o uso contínuo dos cremes naturais pode ajudar a atenuá-las.

Mas é fundamental conseguir extratos potencializados e de plantas recem colhidas e produzidas sem uso de agrotóxicos, já que as plantas perdem facilmente seus princípios ativos e, portanto, têm um efeito reduzido.

 

   Felizmente, existem muitos ingredientes naturais com componentes ativos que contêm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, e permitem aliviar dor com eficácia. As ervas nos permitem fazer diversas combinações que são super eficazes. Estes cremes permitem tratar diversos tipos de problemas de pele, dores e aliviar inflamação.

Nas fotos abaixo mostramos diversos cremes que podem ser elaborados com ervas.

 Estes cremes ainda não se encontram a venda, mas acreditamos que logo despertaremos algum laboratório ou um empresário, pois os mesmos podem ser produzidos em laboratórios terceirizados, para produzi-lo e disponibilizá-lo aos interessados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Apenas alguns dos benefícios dA Aloe para a pele

Benefícios da Mucilagem Polysaccharides da Aloe

Aloe vera é o hidratante da pele mais poderoso da Natureza. Ele naturalmente recolhe e retém a umidade e penetra profundamente para dar à pele um brilho natural e jovial. Um estudo que avaliou os efeitos de formulações contendo várias concentrações de extrato da Aloe vera sobre a hidratação da pele provou que o extrato da Aloe bem concentrado é muito eficaz para melhorar a hidratação da pele.

Descobriu-se  que a presença da Aloe vera não só melhorou a estrutura das células de fibroblastos, mas também acelerou a produção de colágeno. As pesquisas também revelaram a habilidade única da Aloe de aumentar a produção de células de fibroblasto - até oito vezes mais rápido do que a produção normal de células. Encontrado na derme da pele, os fibroblastos ajudam a criar colágeno, a "proteína de suporte" da pele responsável por mantê-la flexível, firme e de aparência jovem.

A Aloe é um super-amaciante e emulsionante também, por isso não só penetra, mas também hidrata a pele sob camadas.

A Aloe, ao contrário da água é absorvido profundamente nas camadas da pele. Isto é parcialmente devido à presença de lignina, uma substância semelhante à celulose. As pesquisas revelaram que a Mucilagem da Aloe vera penetra a pele humana mais de três vezes mais rápido do que a água. É parcialmente devido a esta capacidade super-penetrante que a Aloe tem a incrível capacidade de penetrar e ajuda na absorção dos ativos  das outras plantas utilizados na composição

    Aloe vera penetra profundamente na derme, naturalmente. A capacidade do Aloé penetrar profundamente ajuda a transportar outros ingredientes benéficos para as camadas da pele.

    Aloe vera ajuda a renovar a pele, ajudando a regenera-la e mantê-la.

    Aloe vera gel preserva, nutre e hidrata as células, resultando em pele muito macia.

    Ela equilibra e atua como um umectante natural para fornecer um brilho radiante.

    Ela protege a pele, apoiando a função imune das células.

    Ajuda a reduzir manchas da pele, acalmando a pele e eliminando vermelhidão.

    Aloe melhora a condição de pele seca ou danificada, reduzindo a flacidez e restaurar a flexibilidade.

A Aloe reduz e elimina cicatrizes, linhas de idade, manchas e marcas atróficas

 Aloe  estimula o crescimento de novas células e deixar a pele mais jovem

A pele tem três camadas - a epiderme na superfície, depois a derme e, finalmente, o tecido subcutâneo. A Aloe vera penetra profundamente em todas as três camadas, algo que muito poucos ingredientes podem fazer por conta própria. Por esta razão, a planta também é conhecida como "a fonte da juventude".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Substâncias desnecessárias e nocivas

Nocivas e proibidas, mas estão nas pomadas e nos cremes.

Sem neura, a pessoa consciente da importância da qualidade de vida preocupa-se com a saúde, lê o rótulo de tudo o que vai usar, seja interna, seja externamente; pesquisa o nome dos ingredientes contidos nas formulações dos produtos; evita ao máximo o uso de produtos sintéticos e químicos.
   Esse compromisso é nosso, pois a inoperância do Ministério da Saúde neste setor é grande e a quantidade de produtos vendidos livremente permite supor o risco a que estamos expostos. Até os produtos infantis contêm substâncias que, além das irritações, por serem muito fortes para uma pele tão sensível, podem causar outros efeitos adversos. Há alguns ingredientes nos cremes e pomadas que, quando em contato com a pele, podem causar alergias.

É fácil perceber que por medo de os produtos estragarem ou para prolongar a sua validade são usados conservantes em excesso. Isso já foi constatado até mesmo em alguns xampus infantis, que por lei não podem irritar os olhos sensíveis do bebê, mas infelizmente irritam.

Os protetores solares também irritaram bastante os olhos e algumas marcas até admitem isso nos rótulos, instruindo o consumidor a evitar o uso do produto na região dos olhos.

     

  Constata-se que a maioria das pomadas farmacêuticas e nos cosméticos contém substâncias desnecessárias e nocivas, tais como os conservantes (parabenos), óleo mineral (subproduto de petróleo), glicerina, ceras, trietalonamina, formaldeídos e metildibromoglutaronitrila (MGDN), diazolidinil ureia, hidroximetilglicinato de sódio e silicone.

 

Segundo estudos, os produtos que contêm conservantes do tipo parabenos podem trazer riscos a seu usuário. Isso ocorre devido à dificuldade de se avaliar a diversidade dessas substâncias e a interação de suas moléculas com o organismo. Os parabenos podem ser identificados nas formulações com diversas nomenclaturas: Paraben, Methylparaben, Ethylparaben,Propylparaben e Butylparaben.

Na dúvida, especialistas recomendam utilizar produtos que possuem preservantes naturais, mesmo sem a “confirmação” da suspeita sobre os parabenos.

 

  Todos os cosméticos analisados em um estudo tinham quantidades inferiores ao que é necessário para surtir o efeito prometidos nos rótulos ou na propaganda. Seus fabricantes acrescentam uma pitada de extrato de plantas, apenas para constar no rótulo, já que, via de regra, a concentração colocada é tão baixa que não tem qualquer eficácia.

 

        De acordo com a Sociedade Americana de Dermatologia, as pessoas com pele sensível, dermatite atópica ou eczema não devem usar glicerina, especialmente quando combinado com outros ativos, porque pode aumentar a secura. Ela também pode causar reações alérgicas.

Alguns ingredientes utilizados na indústria de cosméticos, especialmente os ingredientes químicos artificiais, têm se mostrado tóxicos. Estima-se que as mulheres usam uma média de 12 destes tipos de produtos diariamente e os homens 6. O efeito combinado destes ingredientes sintéticos em nosso  nosso corpo, pode ser toxicidade aumentada.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade