O que é Fitoterapia

Fito é plantas

terapia é tratamento

É o tratamentos à base de plantas.

       É possível classificá-la em três categorias:

  • para as doenças que podem ser curadas apenas com a Fitoterapia;
  • para aquelas doenças que a Fitoterapia pode ser o tratamento principal
  • e aquelas doenças nas quais a Fitoterapia pode auxiliar conjuntamente a outras abordagens terapêuticas.

       As ervas medicinais reassumem o seu papel como o mais valioso recurso terapêutico oferecido pela natureza e o seu uso é cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo.

   Não se pode simplesmente dizer que não há mais nada a fazer, sem antes tentar esse recurso tão valioso que surpreende com excelentes resultados. A Fitoterapia pode e deve ser utilizada conjuntamente à terapêutica convencional ou quando não se obtém desta os resultados esperados. Colocar a Fitoterapia no mesmo barco das técnicas ditas “alternativas” é um grande erro.

 

Porque a fitoterapia não é "alternativa"

Vemos ainda hoje, que substâncias naturais são temidas e as drogas sintéticas são prescritas desenfreadamente. Como podemos desmarginalizar este grandioso e polivalente método de cura?

Com a própria Ciência. A natureza fornece soluções para praticamente todas as doenças, inclusive para aquelas que a medicina diz que só ela tem o direito de tratar, como o câncer e as doenças cardiovasculares.

O problema não é a falta de provas. Enquanto o trabalho de ensaios clínicos é caro, ainda existem centenas de milhares de estudos que indicam que a ciência já confirmou o efeito terapêutico de muitas centenas de plantas. Na verdade, há tanta pesquisa que não há como não validar a Fitoterapia como um recurso terapêutico e não como “alternativa”

 

Quais doenças podem ser tratadas com a Fitoterapia?
   Todas podem porque, nas ervas, encontramos fitossubstâncias com atividade anti-inflamatória, anticoagulante, antibacteriana, antiviral, analgésica, antiúlcera, antialérgica e etc.
     A Fitoterapia por milhares de anos foi usada para salvar vidas e ajudar a lidar com todos os tipos de doenças. A fitoterapia pode ser usada em qualquer fase das doenças ou para evitar o agravamento em um determinado estágio de doenças agudas e graves. O uso de ervas torna possível para acelerar o processo de cicatrização e reduzir significativamente o número de medicamentos consumidos. Na prevenção de muitas doenças, a fitoterapia é o tratamento principal.

 

As ervas medicinais são eficazes
    São tão eficazes quanto os remédios alopáticos e às vezes até mais. As plantas, embora não sejam medicamentos, têm propriedades medicinais que lhes conferem ação na melhoria ou mesmo na cura de algumas doenças, podendo, assim, resolver vários problemas de saúde.

 

     A Fitoterapia é polivalente e resolve doenças que o tratamento convencional não consegue resolver.

 

    Todos nós já recorremos as ervas algum dia, ou ainda vamos recorrer, isso porque, independentemente da pessoa, em alguma fase de sua vida, ela pode se deparar com uma doença para a qual a medicina ainda não tem cura.
    E as plantas, que têm surpreendido com resultados para enfermidades nas quais não há mais nada a fazer, pode ser a solução para muitas delas.

     

Confiar na Fitoterapia

    As pessoas poderiam tirar mais proveito desse importante recurso, se não fosse a desinformação, a falta e as falsas informações que levam algumas pessoas a menosprezar a fitoterapia.  Ao longo de anos, foram disseminadas muitas informações erradas, falsas e equivocadas sobre o uso de erva medicinal.

  Muitos receios são legítimos e merecem atenção, outros são apenas mal-entendidos inocentes ou que surgiram da relutância em se tolerar mudanças, esquecendo-se que das plantas vieram os primeiros medicamentos. Alguns nascem da simples ignorância, outros de uma hostilidade irracional. O discurso de que as plantas "podem ser tóxicas" é fraco, um atestado de descrédito em relação à capacidade de detecção da ciência moderna. Ou eles acreditam na ciência ou não acreditam! Ou querem apenas levantar um terrorismo para empobrecer a Fitoterapia?

 

Fitoterapia não é homeopatia

 

  Em países, como Canadá e França, uma parcela tão grande quanto 70% da população recorre a tratamentos não convencionais, a Fitoterapia é um dos tratamentos mais procurados.

 

    A ciência não pode mais ignorar a fitoterapia.

Ela têm se aproximado nos últimos anos e hoje já admite a possibilidade de incorporar a Fitoterapia aos tratamentos convencionais.

   Esse é o meu grande desejo que se realize a fusão da medicina moderna com a medicina tradicional, pelo menos no campo dos meios preventivos: afirmava Paracelso que "a tarefa do médico é estimular a resistência do corpo através de remédios naturais, a fim de que o organismo se cure a si próprio".

 

   A ciência médica está finalmente começando a olhar para as provas que provam que alimentos e ervas são os mais eficazes e poderosos curandeiros.

Muitas doenças, para as quais a medicina convencional receita quase sempre atenuantes de sintomas, podem se beneficiar muito mais da Fitoterapia. Não há mal nenhum em procurar a Fitoterapia para cuidar de uma doença para a qual a medicina não tem cura ou para aliviar efeitos colaterais de remédios alopáticos.  E ao contrário de algumas décadas atrás, quando a maioria das evidências de "cura natural" foi anedótica, há agora milhares de estudos sobre centenas de substâncias naturais e atividades terapêuticas que podem amenizar e até curar muitas doenças consideradas incuráveis.

 

      Sei que algumas pessoas acham difícil acreditar que a solução para os seus maiores problemas de saúde pode ser tão simples… É que somos condicionados para pensar que cuidados médicos eficazes envolvem equipamentos caros, testes, medicamentos e procedimentos.

 

    A fitoterapia foi reconhecida oficialmente como de "interesse popular e institucional" pela Portaria 971, do Ministério da Saúde, mas ainda há pendências nas diretrizes desse ministério. Faltam esforços políticos na execução, para implantar aspectos práticos dessa portaria.

     Se os cursos da área da saúde incluirem a fitoterapia, teremos profissionais aptos para indicar com segurança. O público, quando o caso clínico for possível, pode optar por medicamentos menos agressivos e sem o risco de estar à mercê dos "curiosos" das ervas, que fazem indicações sem mesmo conhecer a anatomia e a fisiologia do organismo e a etiologia de uma doença.

 

    As diretrizes mais respeitadas sobre à validação do uso das Ervas medicinais e dos fitoterápicos vem da Alemanhã e são estabelecidas pela Comissão E Alemã e pela OMS. A OMS estabelece que: “No caso das medicinas tradicionais, as exigências de provas de eficácia para o tratamento de desordens menores e para indicações não-específicas, merecem alguma flexibilidade, levando-se em consideração a extensão do uso tradicional; as mesmas considerações se aplicam para o uso profilático. Experiências com relatos de casos individuais feitos por médicos, terapeutas tradicionais, ou pacientes tratados devem ser levados em consideração.

    Onde o uso tradicional ainda não foi estabelecido, evidências clínicas apropriadas devem ser levadas em conta”. (OMS -Organização Mundial da Saúde - 1991). A Comissão E referenda a OMS dizendo: “As diretrizes da OMS para a validação de plantas medicinais defendem o reconhecimento de que o uso histórico prolongado de uma erva em uma medicina tradicional constitui uma hipótese de segurança, a menos que alguma pesquisa científica moderna a contradiga.” Sabe-se que Ministério da Saúde adota essas diretrizes ao publicar a sua Política de Fitoterápicos.

 

A fitoterapia precisa de mais estudos com todos os critérios possíveis.

   A fitoterapia vem sido utilizada com sucesso por profissionais de saúde capacitados, e é através da informação verdadeira que podemos instruir como utilizar os fitoterápicos. O principal é instruir para que as pessoas busquem profissionais sérios e qualificados quando optarem por fitoterápicos.  Inclusive estudar as possíveis interferências de outros medicamentos com os fitoterápicos.  Certamente, quanto mais pesquisas, mais se descobre sobre a real eficácia das ervas medicinais.

 

Fitoterapia chinesa ou Fitoterapia brasileira

Defensores da fitoterapia chinesa ancoram na alegação de que ela é milenar, por isso é melhor. Dizer que uma prática é eficaz ou é melhor porque é milenar nem sempre é correto. Além do mais, a fitoterapia brasileira não deixa a desejar e oferece uma grama de plantas com evidências cientificas bem fundamentadas.

    O fato é que quase não usamos a fitoterapia chinesa no Brasil por uma série de motivos, logo, não há que se perder tempo com teorias que só fazem sentido se estudadas como fundamento da fitoterapia.

 

   Considerando a seriedade com que se deve tratar a manutenção da saúde de qualquer pessoa antes de iniciar algum tratamento, é imprescindível que haja um diagnóstico correto do que deve ser tratado, mesmo quando se pretende fazer uso de remédios fitoterápicos.
Isso porque muitos são os fatores que contribuem para os sintomas e as causas de uma doença, por isso também se exige um diagnóstico médico para se fazer o uso de ervas.

 

Para qualquer orientação, é necessário o conhecimento do histórico clínico e dos medicamentos em uso.
Um mal-estar ou um distúrbio orgânico pode ser apenas indício de uma doença mais grave e, nesse caso, a utilização de algo com o intuito de aliviar os sintomas pode apenas mascarar uma enfermidade, por isso a avaliação médica se torna imprescindível e fundamental.
    A escolha da forma terapêutica possibilita garantir a eficácia e o sucesso de um tratamento. A fitoterapia é uma terapia complementar dos tratamentos médicos convencionais.

 

 Ensinamentos úteis para toda vida e para toda família.

 

Mostramos que  você pode preservar a sua saúde e prevenir doenças com o uso das ervas medicinais.

Ganhe qualidade de vida ao aprender a se curar.

As abordagens terapêuticas feitas com as ervas medicinais realizam curas e têm aliviado uma dor por mais intensa que seja (em poucos minutos), quando nem mesmo a mofina ou outros procedimentos ajudou.

 Informações inéditas e confiáveis sobre ervas medicinais que você não vai encontrar na internet e nem em  livros.

 

Algumas informações, receitas e acesso aos links das evidências das pesquisas são apenas para membro colaboradores que doam para a manutenção do site. Se você já é um membro, faça o login com a senha. Caso contrário, deve tornar-se membro para ter acesso.

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=KOFpfW4ox9Q

No programa Gente.com  apresentado por Mira Graçano falei das plantas e Raízes Medicinais.

 

https://www.youtube.com/watch?v=boJFD6i96A8

No programa Voz, apresentado por falei Rafael Paes, falei de algumas plantas  Medicinais.

 

Se deseja uma orientação. Veja no serviço de consultoria

 

    Tem muitas evidências brotando diariamente e já são 1686 Substâncias  estudadas. É um Conhecimento acumulado com os vários tipos de estudo feitos por  Meta-Analysis, Estudo Humano, Estudo de Caso, Animal, In Vitro, In Vivo e Revisão.

    A missão do tiaxica.com foi de coletar os dados científicos existentes sobre o valor terapêutico de Fitossubstâncias e Ervas Medicinais. Formei um arquivo com compilação de milhares de estudos. O desafio de um projeto como este é que esta quantidade de informação é resultado de milhares de horas de trabalho. Portanto, quando o médico falar que as ervas medicinais não funcionam, diga que há evidências da ação das 1686 Substâncias estudadas.

Obs: o primeiro número ao lado da planta ou da substância indica o conhecimento acumulado sobre ela e o segundo número é dos estudos cientficos feitos com elas. Este é apenas um resumo de parte das plantas e das fitossubstâncias estudadas.

  • Abacate      75       25         
  • Abacaxi      155      43         
  • Abóbora   139        29         
  • Absinto     60          20         
  • Acacia Arabica   30 1           
  • Açafrão    255         63         
  • Açaí       45           16         
  • Acetil-L-Carnitina   211  36         
  • Ácido Alfa-Linolênico 48  8    
  • Ácido Azeláico  22    3           
  • Ácido Cafeico 34    19         
  • Ácido Carnósico  29        21         
  • Ácido Elágico      104      55         
  • Ácido Esteárico  23         8           
  • Ácido Folínico  20     2           
  • Ácido Gálico        45         24         
  • Ácido Gama-Aminobutírico (GABA)  37    8           
  • Ácido Gamma-Linoléico (GLA)   86       18         
  • Ácido Oleanólico  26       17         
  • Ácido Oléico       18           6           
  • Ácido Almitoléico 20    2           
  • Ácido Rosmarínico 27    14   
  • Ácido Tânico       25     21         
  • Ácido Ursólico 60         39         
  • Ácido Vacênico 25        9           
  • Água de Côco    50      16         
  • Aipo      50           24         
  • Alanina 31           4           
  • Alcachofra     157       33         
  • Alcaçuz  345    110       
  • Alcaravia     31    9           
  • Alecrim     218    78         
  • Alfa-Caroteno   30   3           
  • Alfafa    20    6           
  • Algas      41   18         
  • Algas Marinhas   112   24         
  • Alho      722      226       
  • Alho-Poró    20        1           
  • Alicina   48        25         
  • Amaranto    20     8           
  • Ameixa   33      9           
  • Amêndoa        110     17         
  • Amendoim     104      20         
  • Aminoácidos  100     16         
  • Amoreira         40       15         
  • Aneto    85     26         
  • Angélica   82    27         
  • Anis    29     8           
  • Antocianinas   342  115       
  • Apigenina     158     101       
  • Arando   108         26         
  • Arginina    1012   176       
  • Arnica    146         23         
  • Arroz castanho  24     9           
  • Arroz preto     24     15         
  • Artemisinina    26     21         
  • Astaxantina     406   146       
  • Astrágalo         260    60         
  • Aveia    318      49         
  • Azeite   245      50         
  • Babosa  340     74         
  • Bacopa  125     52         
  • Bambu  68       34         
  • Banana  194     53         
  • Bardana            42     26         
  • Batata   98       35         
  • Batata doce     85    32         
  • B-Caroteno       33      5           
  • Beldroega        51     18         
  • Berberina         325   166       
  • Bergamota       22     3           
  • Berinjela           27    13         
  • Beta Sitosterol  45     15         
  • Betacaroteno    318   53         
  • Beta-Glucana     249   44         
  • Betaína                63    4           
  • Beterraba           113   27         
  • Bicarbonato de Sódio  131   19         
  • Bioflavonóides 21           3           
  • Biotina   60   10         
  • Boswellia     111     26         
  • Brócolis      962      298       
  • Bromelina   111       35         
  • Brotos   87       38         
  • Cabaça   20       2           
  • Cacau    522     77         
  • Cacto    28       14         
  • Café       797   103       
  • Café descafeinado   24   3           
  • Café verde     50       6           
  • Cafeína           197     31         
  • Calêndula        41        4           
  • Camomila       182     30         
  • Canela   245       89         
  • Capim-limão  23    9           
  • Capsaicina   129     55         
  • Caqui           30   14         
  • Cardamomo      39     9           
  • Cardo    18           12         
  • Cardo Mariano  281   64         
  • Carnitina              436  67         
  • Carnitina, Acetil-L- 40     4           
  • Carnitina  Propionil-L-Carnitina  62   7           
  • Carotenóides 1630  307       
  • Carrapicho       68     15         
  • Carvacrol         67     9           
  • Carvão  22       3           
  • Castanha da Índia   21  3           
  • Catequina   512    169       
  • Cebola  235         57         
  • Cebolinha   26    5            
  • Celadrin      20   2           
  • Cenoura     98   29         
  • Centeio      40    8           
  • Cereja   109    15         
  • Cevada   36     7           
  • Chá     1840     385       
  • Chá branco   21    6           
  • Chá preto    360   80         
  • Chá tree     118   25         
  • Chá verde  1971  562       
  • Chagas   21  3           
  • Chia   37    7           
  • Chicória  23   8           
  • Chlorella  228     49         
  • Chrysin    65        42         
  • Cianidina 3-Glucósido 19  7           
  • Cisteína (N-acetilcisteína)  60  13         
  • Citrulina   122   18         
  • Clorofila   39     8           
  • Côco      404     75         
  • Codonopsis Pilosula   23    4           
  • Cogumelo Shiitake     43  22         
  • Cogumelos Medicinais  790  337       
  • Colageno       27       6            
  • Coleus Forskohlii   22    9           
  • Cominho      55      32         
  • Confrei        21         3           
  • Cordyceps Militaris   32   22         
  • Cordyceps Sinensis   106   41         
  • Coriandrum Sativum   51  26         
  • Couve    53           6           
  • Couves de Bruxelas    17    6           
  • Creatina               137         25         
  • Cucurbitacina B 63           37         
  • Curcuma         4968      2348    
  • Curcumina     4135      2175    
  • Curcuminoides 4224   2161     
  • Dente de Leao   113    45         
  • D-ribose          56           9           
  • Echinacea   531   100       
  • Enzimas Pancreáticas   54  10         
  • Epimedium    37  12         
  • Erva de São João   191   54         
  • Erva-cidreira   17   4           
  • Especiarias  5517 1457    
  • Ervilha   55    7           
  • Espinheiro mar     61   17         
  • Espinheiro-Alvar   93   21         
  • Estragão     19           14         
  • Eucalipto    77           29         
  • Eugenol       19           9           
  • Extrato Casca de Pinheiro  567  96
  • Extrato Folha de Oliveira  103    46         
  • Extrato de Semente de Uva    316   88         
  • Extrato de Vinho Tinto   114    32         
  • Farelo de arroz  127  37          
  • Farelo de aveia  55      8           
  • Farelo de trigo  39       9           
  • Feijão dopa        41       9           
  • Feijão todos    91      21         
  • Fenacho          189       50         
  • Fibra      808         103       
  • Fisetina  20       18         
  • Fitoesteróis    63         8           
  • Fitoestrógenos  777      263       
  • Flavan-3-óis      20           1           
  • flavonóides     1215      379       
  • Flores   26   13         
  • Folato    169      25         
  • Folha de Louro   56     28         
  • Folhas Nespereiras   19    13         
  • Fórmulas Antioxidantes 492  76         
  • FOS frutooligossacarídeos  74    9           
  • Fosfatidilcolina  101       22         
  • Framboesa         37         23         
  • Framboesa preta  111    30         
  • Fucoxanthin      21          15         
  • Funcho 150         23         
  • Garra de gato    52         21         
  • Garra do diabo  47        18         
  • Geléia real          105     37         
  • Gengibre            676      175       
  • Genisteína         515      228       
  • Gerânio               16         7           
  • Germe do trigo  57         10         
  • Gingerol               53        31         
  • Ginkgo biloba     798      162       
  • Ginseng               473      133       
  • Ginseng Coreano  107  24         
  • Ginseng Siberiano   88   20         
  • Glucomannan      62      6           
  • Glucosamina      114    20         
  • Glutamina           123    24         
  • Glycyrrhizin         55     15         
  • Goiaba 26           16         
  • Goji       71           28         
  • Goma de guar   54    7           
  • Gotu Kola           50    20         
  • Grama do trigo  48   16         
  • Gramas de cereais e grãos  822  152       
  • Grão de bico        32       9           
  • Groselha-preta  146     25         
  • Guggul                  32      12         
  • Gymnema Sylvestre   38  16         
  • Hesperidina       196    53         
  • Hibiscus Sabdariffa  112  34         
  • Histidina              32           9           
  • Hortelã                   380     60         
  • Hortelã-pimenta   333    53         
  • Huperzine              44     24         
  • Incenso                 180       30         
  • Indole-3-Carbinol  41  27         
  • Inositol                  112     10         
  • Iodeto de Potássio  25    5           
  • Iodo                        117     22         
  • Isotiocianatos      573     265       
  • Jambul                   20   7           
  • Kaempferia Parviflora   48   14         
  • kaempferol        50     36         
  • Kava kava          230    40         
  • Kefir                     24  10         
  • Kiwi                      26   7           
  • Laranja doce      26     5           
  • Laranjas              21    3           
  • Lecitina               28     8           
  • Legumes todos  1092 118       
  • Leite de Cabra   20    7           
  • Leite de Vaca     20   3           
  • Lentina               55    8           
  • Lepidium Sativum  20  6           
  • Leucina         30   3           
  • Licopeno     365   78         
  • Lignanas     169  46         
  • Lima             36    8           
  • Limão           92  17         
  • Lipase          30     3           
  • Lisina           83   23         
  • Luteína       225   37         
  • Luteolina   105  79         
  • M.pruriens -Mucuna 39  8           
  • Macadâmia  50      5           
  • Maçãs         374   100       
  • Magnésio   1516  193       
  • Magnólia     50    18         
  • Malmequer    37    8           
  • Mamão         105   45         
  • Mangifera Indica  76   44         
  • Mangostão      90     36         
  • Manjericao   111     44         
  • Manjericão  roxo 23    18         
  • Manjerona   21      7           
  • Matricária    46     24         
  • Mel              504    103       
  • Mel de Manuka   97  27         
  • Melancia      48           9           
  • Melão amargo  75    31         
  • Melissa   121        20         
  • Metionina           57   13         
  • Mirra     47           18         
  • Mirtilo  260         90         
  • Morango             145    37         
  • Moringa Oleifera  150  73         
  • Mostarda verde    39   12         
  • Naringenina  53  37         
  • Natto     105      17         
  • Neem   110       31         
  • Nêspera  75      37         
  • Niacina  200   30         
  • Nigella Sativa  377   100       
  • Noni      122         55         
  • Noz        187         43         
  • Noz-Moscada    28  18         
  • Noz-pecã      21        3           
  • Óleo de Borragem  54    8           
  • Óleo de Côco   177    38         
  • Óleo fígado de Bacalhau  60   6           
  • Óleo de limão  31    4           
  • Óleo de linhaça   28   6           
  • Óleo de palma  28   17         
  • Óleo de Prímula   66   8           
  • Óleo semente de Gergelim  99   19         
  • Óleos essenciais      60     17         
  • Oliva      473         136       
  • Orégano     78       38         
  • Ornitina       50        6            
  • Panax Ginseng  60    29         
  • Passas de Uva   21    1           
  • Pectina 66           15         
  • Pectina Cítrica    49  10         
  • Pelargonium Sidoides    55    9           
  • Peônia  50           14         
  • Pepino do mar  23           8           
  • Peplus Euphorbia   24     5           
  • Pera      26           5           
  • Phellinus Linteus   23      15         
  • Phosphatidylserine  134   20         
  • Pimenta      36     9           
  • Pimenta preta  229   96         
  • Pinhão    32    5           
  • Piperidinas   59   22         
  • Piperina    114    60         
  • Piperlongumine    17   9           
  • Pistache              23    4           
  • Plantago             29    7           
  • Pólen de abelha  22   7            
  • Pólen: Flor    32           4           
  • Polifenóis      931    335       
  • Polifenóis de Maçã  31  17         
  • Proantocianidinas   21  3           
  • Produtos Apícolas 929   262       
  • Prolina  19           8           
  • Própolis Brazillian   25    8           
  • Própolis   281 107       
  • Protandim          20          7           
  • Prunella Vulgaris  49     29         
  • Psyllium               153    21         
  • Pterocarpus marsúpio  26  9           
  • Puerarin              26       15          
  • Pycnogenol        556     94         
  • Quebra-pedra    31           9           
  • Quercetina         564    250       
  • Raiz-forte            24         5           
  • Repolho              77         20         
  • Resveratrol        1245   746       
  • Romã                  499    168       
  • Romã                   50      26         
  • Rose Hips            39     11         
  • Ruibarbo             44      25         
  • Rutina                 126    48         
  • Sabugueiro         84       18         
  • Salsinha              35       22         
  • Salvia
  • Saw Palmetto   102         19         
  • Schisandra          129        45         
  • Semente de abóbora Óleo    96   20         
  • Semente de aipo        20           8           
  • Semente de linhaça   453         90         
  • Sementes           1090      277       
  • Sementes de cânhamo    446      5           
  • Sementes de Gergelim  235       71         
  • Sementes de Mostarda    19   5           
  • Sesamol               56         32         
  • Shogaol - 6  38      26         
  • Silibinin  117       56         
  • Silymarin             130      33         
  • Solanum Nigrum 25       15         
  • Spirulina            266        73         
  • Stevia   64          25         
  • Suco de Lmão   46           7           
  • Sulfato de Condroitina  36    8            
  • Sulfato de Magnésio   113   17         
  • Sulforafano     533     262       
  • Tamarindo       58       16         
  • Tanchagem      44       13         
  • Tangeretina      17        9           
  • Taurina            163      43         
  • Teanina             102    21         
  • Tetra-hidrocurcumina    66  30         
  • Tiamina (B-1)   106 18         
  • Timol     41           2           
  • Tirosina 55           11         
  • Tomate       557        109       
  • Tomilho       81          40         
  • Toranja       130         33         
  • Treonina        20          4           
  • Trevo vermelho    40  11         
  • Tribulus         57   28         
  • Trigo Sarraceno  51   18         
  • Ubiquinol     138     24         
  • Urinaria Phyllanthus 57  32         
  • Urtiga   123   44         
  • Uva      1720  430       
  • Valeriana      129         22         
  • Vegetais crucíferos   1131      358       
  • Vegetais de folhas verdes  341  67         
  • Verbasco        25      6           
  • Vinho    197    44         
  • Vitex Agnus   65      11         
  • Yacón    28       9           
  • Yohimbe         30       2           
  • Zeaxantina     67       9           
  • Zimbro 16      13       

 

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade