Galanga

Galangal ou galanga – Alpinia galanga

 

A Galanga é usada como tempero e remédio.

 

 

 

 

 

 

 

 

A herborista, Hildegard de Bingen, chamava a Galanga de “ tempero de vida”

 

    Tem um sabor forte, um pouco parecido com o do cravo-da-índia. Pelo seu gosto agradável e por seus ótimos benefícios ao organismo de quem a consome regularmente, faz parte do hábito de muitas pessoas ao redor do mundo.

     Durante os séculos 13 a 14, a galanga foi usada pelos povos turcos como um chá, e pelos árabes como um estimulante para os seus cavalos. Ele foi amplamente utilizado em todo o Oriente como um rapé para infecções nasais e na Europa e na Ásia como um estimulante  afrodisíaco. Atualmente a galanga é mais utilizada em países como a Tailândia, onde além de tempero é também um medicamento, na França como tempero e na Rússia, para fazer vinagres e licores. A galanga é uma planta da família do gengibre, embora não tenha a mesma popularidade, possui muitas propriedades parecidas e é semelhante ao gengibre. No entanto, um paladar mais atento vai revelar a diferença, pois o sabor da galanga é mais apimentado do que o do gengibre.

 

A Galanga também tem um próspero mercado na Índia, onde não só é valorizado como uma especiaria, mas também como um perfume para fazer desodorantes.

 

Seu uso provoca um efeito positivo na circulação do sangue e no sistema nervoso central. Isto influencia positivamente a concentração, a memória e outras funções cognitivas.

O ligeiro efeito psicoactivo é sentido pouco depois de mastigar ou tomar algumas colheres de chá de galanga.

É sentido uma sensação de calor, clareza de raciocínio e alterações na percepção, sobretudo no campo visual. A galanga aumenta e estimula o fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro. Também é usada como estimulante sexual.

 

Benefícios do seu uso

Seu consumo é indicado principalmente para reumatismos, gripes e resfriados, mau hálito, problemas estomacais como má digestão, náuseas e enjoos, bronquite, úlceras, cólera, artrite, gases intestinais, malária, má circulação sanguínea, especialmente nas mãos e pés, diarreia e soluços. Dentre todos os seus benefícios ela se sobressai por proporcionar alívios aos problemas digestivos.

 

Propriedades Medicinais: afrodisíaco, antibacteriano, antifúngico, anti-reumático, antitumor, aromática, carminativo, diaforético, estimulante, tônico digestivo.

 

Usos Tradicionais: artrite reumatóide, bronquites, candida, catarro, cólera, dispepsia, gases intestinais, indigestão, leucemia, malária, náuseas, resfriados, sarampo, soluços, úlceras.

 

Na culinária, os rizomas são utilizados em caris e sopas. Os brotos jovens são comidos crus ou fervidos. É possível usar galanga como especiaria em refeições com arroz e para saborizar vinagres.

 

 

A planta é constuída quimicamente de sesquiterpene, óleo essencial (pineno, cineol, eugenol, eucaliptol), lactonas (alpinina, galangina, galangol, canferida).

 

A Galanga a saúde e a vitalidade, tanto que é utilizada na Ásia como um alimento energético para cavalos.

 

Conhecida em muitos países como “o tempero da vida”, galanga era usada como remédio, para tratar de surdez, doenças cardíacas e indigestão.

 

De aroma adocicado e sabor picante, a galanga foi muito utilizada na Ásia e Europa para a fabricação de perfumes.

Até o presente momento não foram relatados efeitos colaterais causados pelo uso da planta galanga.

 

Constituintes

A galangal possui em sua constituição óleo essencial (eucaliptol, cineol, pineno e eugenol), lactonas (galangol, galangina, alpininha e canferida) e sesquiterpene.

 

A galanga também pode ser incluída em qualquer tipo de pratos e é parte de algumas misturas de especiarias, pode ser misturada com Cúrcuma-longa, raiz forte e manjericão. É também um ingrediente utilizado em algumas bebidas como chartreuse, amargos, refrigerante e um licor russo chamado nastoika.

Além de seu uso culinário, a galanga também é usado na medicina herbal, é concedida, propriedades antissépticas digestivos e até mesmo dizem que se mastigar, reduz a dor de dente.

 

Como consumir?

Além de ser usada como tempero, pode se fazer um licor ou prepara-se o chá da galanga com 5 grama por xícara de água em infusão por 2 minutos. Desligue o fogo e deixa esfriar mantendo tampada a vasilha. Então, tome uma xícara de chá por vezes. É essencial tomar duas xícaras ao dia, inicialmente por uma semana inteira

 

Onde encontrar?

No Brasil a galanga não é facilmente encontrada em lojas próprias de produtos naturais.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade