Gangrena é o termo médico para a morte de tecido (necrose) em partes do corpo.

     É uma condição grave que requer cuidados médicos imediatos. Existem vários tipos de gangrena e os sintomas dependem da localização e causa da gangrena, um médico pode confirmar um diagnóstico por esses diferentes sinais e sintomas. Tratamento depende da causa subjacente, mas o tratamento convencional não consegue reviver tecido morto e a cirurgia de amputação é por vezes, necessária.

No entanto remédios naturais podem ajudar, especialmente se aplicada o mais rapidamente possível.

 

Gangrena úmida

Interrupção súbita do fluxo sanguíneo, como devido a queimaduras, congelamento, lesão ou coágulo sanguíneo. A gangrena úmida se espalha muito rapidamente e pode ser fatal. O tecido afetado pode aparecer mal ferido, inchado ou bolha. Também pode ficar infectado. Trate a causa subjacente sempre que possível.

Gangrena seca

Apresenta fluxo sanguíneo insuficiente através das artérias causadas, por exemplo, aterosclerose ou coágulos de sangue, geralmente não envolve a infecção. O tecido afetado fica encolhido, seco e escuro. Tratar a causa subjacente sempre que possível

Gangrena gasosa

Infecção com certos tipos de bactérias, tais como clostridium. Geralmente ocorre no local de uma lesão recente ou cirurgia. As bactérias destroem rapidamente os músculos e os tecidos circundantes. Inchaço em torno de ferimentos na pele. A pele inicialmente parece pálida e depois fica vermelha escura ou roxa.

Gangrena interna

Causado pelo fluxo sanguíneo interrompido para órgãos abdominais, como os intestinos, vesícula biliar ou apêndice. Os sinais e sintomas podem incluir dor persistente ou intensa, febre e gases nos tecidos abaixo da pele. Tratar a causa subjacente sempre que possível

 

        As feridas podem ser amplamente classificadas em feridas agudas e crônicas dependendo da sua etiologia. Feridas agudas ocorrem mais comumente devido a acidentes como trauma ou queimaduras. Feridas agudas devem normalmente curar em uma curta duração, desde que o tratamento certo for realizado.

          Uma ferida pode ser definida como uma ruptura na continuidade do revestimento epitelial da pele ou da mucosa. Lesão, devido a cirurgia ou acidente, resulta em destruição de tecido, interrupção de vasos sanguíneos e extravasações de constituintes do sangue e hipóxia.  A cicatrização da ferida é um processo complexo que tem três fases: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação.

            Os pacientes com feridas crônicas necessitam de períodos prolongados de curativos e isso pode causar um fardo financeiro significativo para o sistema de saúde. Com o uso de  recursos naturais, o fardo financeiro pode ser significativamente reduzido.

           A cicatrização de feridas é o resultado de interações entre citocinas, fatores de crescimento, sangue e elementos celulares e a matriz extracelular. As citocinas promovem a cicatrização por várias vias, tais como estimular a produção de componentes da membrana basal, prevenir a desidratação, aumentar a formação de tecido de granulação.

 

        Cuidado de feridas está em constante evolução com os avanços na medicina, mas os profissionais são confrontados com vários desafios. Devido ao surgimento de organismos multi-resistentes e uma diminuiçãodo efeito dos antibióticos, alguns profissionais têm buscado os antigos métodos de cura e alternativa na gestão de feridas. A percepção das pessoas em relação à ervas também mudou e é muito encorajadora.

O conceito de cura de feridas úmidas tem sido bem aceito e pode incorporar este recurso para acelerar o processo de cicatrização.

Devido ao aumento da resistência aos antibióticos, os medicamentos herbais estão cada vez mais usados para superar esses organismos multi-resistentes.

Mesmo nas condições como esta mostrada na foto é possível reverter a gangrena com o uso de tratamentos naturais.

 

      O uso das ervas em tratamento de feridas specialmente em casos de gangrena é sido muito encorajador e vários pesquisadores em todo o mundo começaram a publicar seus resultados.  O uso de diversas ervas medicinais no tratamento de feridas tem sido muito eficaz.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade