Meus avós o cultivavam no sítio e meus pais e vizinhos também a plantavam, de modo que entre nós era um planta tão costumeira para fazer chás e xaropes. Mas faz décadas e de lá pra cá a espécie, que já não tinha cultivo comercial no Brasil, caiu em completo desuso.
    O mesmo não acontece em certos países asiáticos e europeus que se orgulham das bebidas e dos pratos feitos com suas flores e seus frutos.
    O Sambucus Nigra é uma planta que permite que tenhamos diferentes ingredientes, afinal flores e frutos têm usos diversos.
Em muitos países fazem licores e geléias e o suco de seus frutos são muito valorizado.

 

 

 

 É uma planta que surpreendeu o cientista que realizou o estudo. Ela ajuda no controle de doenças graves.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        Componentes ativos: O fruto do sabugueiro contém vários componentes de ação farmacológica. Entre eles estão os flavonoides quercetina e rutina, antocianinas identificadas como cianidina-3 glucosídeo e cianidina-3-sambubioside, a proteína hemaglutinina, a aglutinina III (SNA-III), glicosídeos cianogênicos, incluindo sambunigrin (5, 6 ácidos) viburnic, e vitaminas A e C.

      As antocianinas apresentam como estrutura básica o cátion 2-fenilbenzopiriliumou, mais simplificadamente, cátion flavilium. As diferentes antocianinas diferem apenas nos grupamentos ligados aos anéis nas posições 3' (R1), 4' (R2), 5' (R3), 3 (R4), 5 (R5), 6 (R6) e 7 (R7), que podem ser átomos de hidrogênio, hidroxilas ou metoxilas.

 

chá da flor do sabugueiro

 

     Embora existam vários mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos da sabugueiro e extratos de suas frutas, talvez o mais importante e mais bem estudados são os efeitos antivirais. Mumcuoglu, um virologista de Israel, foi o primeiro a descobrir os componentes da fruta do sabugueiro para neutralizar a atividade da hemaglutinina, picos encontrados na superfície de vários vírus.

  Quando esses pontos são desativados, a hemaglutinina dos vírus já não pode perfurar as paredes celulares ou entrar na célula e replicar.

 

chá do fruto do sabugueiro

 

      O extrato também tem atividade imunomoduladora em indivíduos saudáveis, bem como naqueles com infecções virais e outras doenças caracterizadas por imunossupressão. A produção de certas citocinas leva à ativação de fagócitos e facilita a circulação para os tecidos inflamados.

 

Geléia do fruto do Sabugueiro

 

Um bolo pão-de-ló simples para o chá da tarde enfeitado com flores de sabugueiro.

 

Geléia da flor do Sabugueiro

 

Flor do Sabugueiro macerando para fazer licor

 

 

Xarope do fruto do sabugueiro

 

Xarope da flor do sabugueiro

 

Geléia do fruto do sabugueiro

 

 

suco do fruto do sabugueiro

 

Até vinho pode ser feito do fruto do sabugueiro

 

Sorvete servido com xarope alimentar de fruto do sabugueiro

 

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade