Esta planta é bastante comum e bem conhecida por sua ação na recuperação de queimaduras solares, mas a Aloe Vera ajuda a cuidar de outros problemas de saúde. Ela tem substâncias curativas para muitos usos.
Babosa será que ajuda na cura do câncer?
 As empresas que vendem seu suco dizem que, sim. Já adianto de antemão que nenhuma planta por si só, cura o câncer. Leia o artigo todo e tire suas conclusões.

 

  A Aloe Vera abastece o organismo com aminoácidos e complementa as necessidades diárias de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina e supre os minerais, que incluem o cálcio, sódio, ferro, potássio, cromo, magnésio, manganês, cobre e zinco.
     A Aloe Vera não é uma panaceia para todas as doenças e não há mágica nela.
   Quanto ao câncer, há outras plantas com trabalhos científicos mais sérios, mostrando que agiram em alguns cânceres.
Leia mais no item câncer, lá eu descrevi um pouco mais sobre o que podemos fazer para vencê-lo.
Há muitos anos que ouço esta erva cura o câncer, aquela erva cura o câncer.
     Dentre estas histórias lembro, o caso do irmão Cirilo, ele propagou que havia se curado de um câncer com a planta Avelóz. Mais tarde ele morreu com o tal câncer que disse ter sido curado com essa planta. Não quero com isso dizer que esta, ou as outras plantas tão propagadas para a cura do câncer (janaúba, graviola), não ajude na cura do câncer. Há relatos de pessoas que temporariamente eliminaram o câncer. Acho importante que as pessoas acometidas da doença busquem a cura, mas é bom ter cuidado com o uso indiscriminado de algumas plantas, pois existe a possibilidade de toxicidade quando se usa em excesso. Especialmente quando o organismo está bem intoxicado pela quimioterapia.
Existem ervas com atividade anticancerígena que podem ajudar no tratamento de alguns tipos de câncer, mas apenas devem ser utilizadas como um complemento do tratamento convencional.
Doença inflamatória intestinal
Em um estudo randomizado de 44 pacientes ambulatoriais com colite ulcerativa, aqueles tratados com 100 ml do suco de Aloe Vera  duas vezes por dia durante quatro semanas apresentaram melhora, enquanto que os pacientes tratados com placebo não melhorou  Os autores do estudo afirmam que a Aloe vera oral tomado durante 4 semanas seguidas produziu uma resposta clínica com mais frequência do que o placebo e também reduziu a atividade histológica da doença  e pareceu ser seguro.

 
A evidência desse estudo sugere algum benefício potencial de Aloe vera em melhorar o controle glicêmico em pré-diabetes e diabetes tipo 2.
Pubmed 27009750 Publicado 31/03/2016 Estudo: Meta Análise, Revisão
Estes resultados suportam o uso de Aloe vera oral para reduzir significativamente a glicemia em jejum.
Pubmed 27152917 Publicado 05/05/2016 Estudo: Meta Análise
Uma combinação de ácidos graxos hiper-oxigenados, Aloe barbadensis e Mimosa tenuiflora tem benefícios terapêuticos no tratamento de úlceras vasculares e úlceras de pé diabético.
Pubmed 17144630 Publicado 01/10/2006 Estudo Humano
Uma bebida de mangostão, Aloe vera, chá verde e multivitaminas aumenta a capacidade antioxidante de plasma em adultos saudáveis.
Pubmed 25649891 Publicado 31/12/2014 Estudo Humano
Acemannan pode ser usado para o tratamento da ulceração aftosa oral em pacientes que desejam evitar o uso de medicação esteroide.
Pubmed 23240939 Publicado 30/04/2013 Estudo Humano
O curativo de hidrogel de Acemannan é eficaz como um curativo para o tratamento de úlceras de pressão.
Pubmed 10326343 Artigo Publicado 30/09/1998
Aloe gel é um tratamento seguro e eficaz para a psoríase.
Pubmed 8765459 Publicado 01/ 08/1996 Estudo Humano
Aloe gel pode fornecer um seguro e eficaz tratamento alternativo para pacientes com líquen plano oral.
Pubmed 18093246 Publicado 01/03/2008 Estudo Humano
Aloe gel pode fornecer um seguro e eficaz tratamento alternativo para pacientes com vulva líquen plano.
Pubmed 18940117 Publicado 01/10/2008 Estudo Humano
Aloe gel melhora significativamente rugas e elasticidade na pele foto envelhecida humana.
Pubmed 20548848 Publicado 01/02/2009 Estudo Humano
A seiva de Aloe tem uma atividade antidiabética significativa tanto em seres humanos como em animais.
Pubmed 3096865 Publicado 01/01/1986 Estudo Humano
 
Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.
 
 

 

Suco da babosa
Pegue um cubo de babosa congelado para cada meio litro de suco de frutas cítricas, como limão, laranja ou abacaxi. Com o abacaxi aproveitamos também a incríveis propriedades curativas, pois como diz, um estudo o abacaxi mata o câncer sem te matar.
 
 Bata no liquidificador durante 1 minuto. O cheiro forte e o gosto amargo da babosa, desaparecem significativamente pelo processo de congelamento, prevalecendo o gosto natural da fruta escolhida para diluir o Gel da Babosa.

 
O suco da babosa tem que ser feito na quantidade para uso do dia, por não poder ser guardado, pois oxida e perde a maior partes das suas propriedades nutricionais.
Quanto devo tomar do suco de babosa?
Como suplementação alimentar no dia-a-dia, tomar um copo de suco ao dia, de preferência, entre uma das refeições, para uma máxima absorção dos nutrientes, não necessitando tomar rigorosamente todos os dias.
       O gel da folha de Aloe contêm muitos constituintes fora dos testados nestes estudos, incluindo quercetina, luteolina, apigenina, kaempferol, isoorientina, isovitexina, saponarina, lutonarina, ácido clorogênico, ácido pecético, ácido cafeico, ácido p-cumaroilquínico, ácido caquelinoquímico, ácido feruloilquinico, ácido cumárico, ácido ferúlico, bem como glicosilcromona aloeresina B, e aloína, que é um precursor de Aloe-emodina.
    Esta mistura de polifenóis, glucanos e glucomananos, e alcaloides da Aloe formam propriedades anti-inflamatórios e antioxidantes surpreendente, juntamente com a sua capacidade de estimular a cicatrização.
 

 

Na composição do gel da Aloe Vera há:
  •  Água
  •   20 minerais
  •   12 vitaminas
  •   18 aminoácidos
  •  200 componentes ativos (fitonutrientes), incluindo: Enzimas, Terpenos (um fito nutriente que reduz o açúcar no sangue), Gliconutrientes e Glicoproteínas, Polissacarídeos, incluindo: Acemannan, Mannose-6-fosfato, Polimannans, Glicosídeos Fenólicos, como o Dihydrocoumarins

 

As imagens abaixo mostra as diversas formas de preparar a babosa

 

 

O gel de Aloe pode ser facilmente retirado da folha de Aloe, fazendo um corte e descascando a sua pele externa.
Este gel pode ser aplicado diretamente na pele.Lave as folhas bem lavadas em água para higienizá-las. Coloque sobre um prato retire a casca e vá cortando a folha da babosa em cubos, na medida de uns 4 dedos.

 

 

 

 

 

A planta Aloe vera é fácil de cultivar em casa e cresce bem tanto em ambientes fechados e ao ar livre - embora goste de um ambiente quente e pleno sol. Mas ela cresce melhor em áreas ensolaradas.

 

 

Passar gelo de babosa em queimaduras
       Aloe Vera é uma planta medicinal para ter sempre em casa. Eu derramei água quente em minha mão. Imediatamente passei o gelo de babosa. Surpreendentemente, eu experimentei alívio imediato da dor, e a queimadura cicatrizou rapidamente.
Nesses casos mergulhar a mão em água gelada ou colocar gelo alivia e logo sente-se melhor, mas a dor retorna sempre que tira a mão da água gelada. O gelo comum por si só alivia, mas quando retira a dor volta.
 

 

 

       Existem muitas empresas no mundo comercializando produtos à base de Babosa. Elas estabilizam e engarrafam o suco da babosa em escala industrial.
 
O ideal mesmo, é consumir o suco feito a partir do gel, retirado da folha da babosa.
 
Logo a seguir, ensino como fazer o suco da folha da Babosa, pelo processo de congelamento, onde você verá que, o cheiro forte e amargo da babosa, desaparecem , mantendo todas as suas propriedades nutricionais, sem precisar utilizar mel ou bebida alcoólica para conservar.
 
    
    As pesquisas sobre a Babosa se intensificam em Universidades e Centros de Pesquisas Científicas, como o Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia; Instituto Weisman de Israel, Universidade de Oklahoma e outros, que têm efetuado estudos sobre a Aloe Vera.
 
   A Babosa oferece mais de 300 substâncias ativas em estado natural. Usa -se o gel da folha, sem a casca, eliminando a Aloína, sem passar por nenhum processo de industrialização ou adição de conservantes, certamente os resultados serão melhores e superiores.

 

Cubos de gelo de babosa com hortelã

 

 

 

 

O suco industrializado e estabilizado artificialmente, custa em média R$ 75,00 o 1 litro. Com esse valor você compra o vaso, a terra, o adubo e a muda da planta.
    Para o consumo no dia-a-dia, o ideal é ter um vaso da planta em casa. Em hortos, nas feiras livres e no Ceasa, eles tem mudas de Babosa para vender.  Evite comprar folhas já retiradas da planta há muito tempo, com aparência de murcha.
A vantagem de ter a planta em casa, é que pode congelar, e, depois de congelada, usa apenas o pedaço para cada suco.
Outra vantagem do congelamento, é que mantem todos os nutrientes e propriedades contidas no gel.
 

 

 

 

 

  

   Benefícios da Aloe para a pele

Benefícios da Mucilagem Polysaccharides da Aloe

Aloe vera é o hidratante da pele mais poderoso da Natureza. Ele naturalmente recolhe e retém a umidade e penetra profundamente para dar à pele um brilho natural e jovial. Um estudo que avaliou os efeitos de formulações contendo várias concentrações de extrato da Aloe vera sobre a hidratação da pele provou que o extrato da Aloe bem concentrado é muito eficaz para melhorar a hidratação da pele.

        Descobriu-se que a presença da Aloe vera não só melhorou a estrutura das células de fibroblastos, mas também acelerou a produção de colágeno. As pesquisas também revelaram a habilidade única da Aloe de aumentar a produção de células de fibroblasto - até oito vezes mais rápido do que a produção normal de células. Encontrado na derme da pele, os fibroblastos ajudam a criar colágeno, a "proteína de suporte" da pele responsável por mantê-la flexível, firme e de aparência jovem.

A Aloe é um super-amaciante e emulsionante também, por isso não só penetra, mas também hidrata a pele sob camadas.

       A Aloe, ao contrário da água é absorvido profundamente nas camadas da pele. Isto é parcialmente devido à presença de lignina, uma substância semelhante à celulose. As pesquisas revelaram que a Mucilagem da Aloe vera penetra a pele humana mais de três vezes mais rápido do que a água. É parcialmente devido a esta capacidade super-penetrante que a Aloe tem a incrível capacidade de penetrar e ajuda na absorção dos ativos das outras plantas utilizados na composição

    Aloe vera penetra profundamente na derme, naturalmente. A capacidade do Aloe penetrar profundamente ajuda a transportar outros ingredientes benéficos para as camadas da pele.

  • Aloe vera ajuda a renovar a pele, ajudando a regenera-la e mantê-la.

  • Aloe vera gel preserva, nutre e hidrata as células, resultando em pele muito macia.

  • Ela equilibra e atua como um umectante natural para fornecer um brilho radiante.

  • Ela protege a pele, apoiando a função imune das células.

  • Ajuda a reduzir manchas da pele, acalmando a pele e eliminando vermelhidão.

  • Aloe melhora a condição de pele seca ou danificada, reduzindo a flacidez e restaurar a flexibilidade.

  • A Aloe reduz e elimina cicatrizes, linhas de idade, manchas e marcas atróficas

  •  Aloe estimula o crescimento de novas células e deixar a pele mais jovem

A pele tem três camadas - a epiderme na superfície, depois a derme e, finalmente, o tecido subcutâneo. A Aloe vera penetra profundamente em todas as três camadas, algo que muito poucos ingredientes podem fazer por conta própria. Por esta razão, a planta também é conhecida como "a fonte da juventude".