Cúrcuma - longa
Você sabia que existem 500 razões pelas quais a Cúrcuma - longa deve ser incluída no seu dia a dia.
A Cúrcuma - longa é uma planta medicinal que pode prevenir e curar 175 doenças.
Essa planta é a mais estudadas de todos os tempos, com 5.100 referências na Biblioteca Nacional de banco de dados bibliográficos do Medline. E, no entanto, apesar de ter sido demonstrado que tem valor terapêutico em mais de 500 doença em animais e em in vitro, ainda tem pouco estudo clínico em humano.
Ela ajuda em 175 doenças e sua ação é superior a muitos remédios, dizem os cientistas.
A Cúrcuma-longa é a erva medicinal mais importante do mundo para a nossa saúde.
A lista de benefícios já confirmados é tão grande que temos a certeza que, a Cúrcuma é indispensável em nosso dia a dia. No mínimo, o uso da Cúrcuma deve ser reconhecido como uma atitude inteligente quando visamos a prevenção, uma vez que ela possui a capacidade de modular 175 processos fisiológicos distintos dentro do corpo de um modo que pode melhorar o sofrimento físico.
A ciência por meio de vários estudos de bioequivalências vem agora, confirmar que esta especiaria, a Cúrcuma - longa tem propriedades terapêuticas relevantes para mais de 500 diferentes problemas de saúde, e pode, portanto, conceder aqueles que a usam uma proteção significativa em muitas doenças que causam sofrimento humano.
A Curcumina é uma das substâncias naturais mais estudadas no mundo e conta, com mais de 5100 referências revisadas e publicadas. 1400 destas indicam seu valor em mais de 500 problemas de saúde. Considerando a sua extraordinária e ampla gama de benefícios terapêuticos, não é de estranhar que a Curcumina tem sido pesquisada para prevenir e tratar, também as doenças hepáticas.
A superioridade da Curcumina sobre agentes farmacológicos convencionais no tratamento de alguns cânceres está bem caracterizada. São 36 estudos que mostram que a Curcumina tem capacidade de inibir e / ou matar cânceres que tem resistência aos medicamentos. Além disso, é importante saber que a Curcumina, em relação aos agentes farmacológicos convencionais, tem um perfil terapêutico amplo, e extremamente eficaz. São mais de 160 ações farmacológicas, cujos benéficos foram associados ao uso da Curcumina sozinha.
A Cúrcuma surte melhor efeito se for usada na forma de chá feito do rizoma (raiz)
Chá de Cúrcuma
Coloque na água 1 colher de sobremesa rasa de Cúrcuma moída ou ralada em uma panela. Deixe ferver em fogo médio por 3 minutos. Tampe a panela com uma tampa bem vedada para reter os princípios ativos.
Atenção >> os minutos devem ser contados depois do inicio da fervura. Após ser esfriado à temperatura ambiente, o chá deve ser coado.
>>Pode-se também adicionar o Açafrão ralado ou em pó a chás de Gengibre, de Canela, de Cravo, de Noz-Moscada ou a sucos de frutas. Se você estiver usando a raiz inteira, descasque a pele com um descascador e pique finamente. Refogue com Cebola, Aipo e Alho para as receitas de sopas, arroz e carnes
Estudo comprova as propriedades poderosamente cardioprotetora da Cúrcuma
Um novo estudo publicado no Journal of Nutrition and Metabolism descobriu que uma dose diária de Cúrcuma (Curcumina) melhoraram significativamente o estado funcional dos vasos sanguíneos de adultos saudáveis dentro de dois meses.
Você sabia que uma única porção da culinária de Cúrcuma pode dilatar as artérias, impedindo os danos cardiovasculares associados à ingestão de alimentos comuns?
É importante saber que a grande maioria dos estudos sobre Cúrcuma não examinou a Cúrcuma em si, mas sim uma de suas substâncias chamada Curcumina. Quando você ouve sobre os benefícios da Cúrcuma em um site ou em um boletim de notícias de saúde na televisão, você provavelmente está ouvindo sobre os benefícios da Curcumina. Este aspecto da pesquisa em saúde pode ser muito confuso isso porque foi usado o extrato com concentrações altas da Curcumina.
Por um lado, a Curcumina é um polifenol na Cúrcuma com um conjunto notável de potenciais benefícios para a saúde. Esses benefícios potenciais incluem melhor regulação da inflamação, oxidação, sinalização celular, níveis de açúcar no sangue, níveis de gordura no sangue e níveis cerebrais do Ômega-3 chamado DHA (Ácido Docosahexaenóico), entre seus muitos benefícios. Mas, ao mesmo tempo, existem muitas outras substâncias de suporte à saúde presente na Cúrcuma ( açafrão), e a quantidade de Curcumina na raiz de Cúrcuma pode ser bem pequena. A quantidade real de Curcumina na Cúrcuma varia de espécie para espécie, condições de crescimento e tempo de crescimento e colheita. Mas normalmente é responsável por apenas 2-5% do peso da raiz e pode cair ainda mais em algumas condições.
Em suma, estamos muito satisfeitos em ver grandes estudos sobre os benefícios para a saúde da Curcumina, mas como estamos mais interessados na própria Cúrcuma e nos potenciais benefícios dessa especiaria nas receitas, também percebemos que algumas das pesquisas sobre a Curcumina não se traduz facilmente nestas aplicações mais práticas de cozinha e receitas. No restante desta seção de benefícios de saúde, queremos informá-lo sobre os benefícios práticos da Cúrcuma na culinária, com base em nossa confiança na pesquisa sobre o tempero em si.
Mulher inverte o mieloma do estágio 3 com uso diário de Curcumina, após a terapia de drogas ter falhado
O mieloma, um tipo de câncer de sangue "incurável" em que as células anormais se acumulam na medula óssea, ataca mais de 30 mil pessoas nos Estados Unidos a cada ano e reivindica as vidas de mais de 12 mil. Com especialistas estimando a taxa de sobrevivência global em apenas 5,2 anos após o diagnóstico, a doença apresenta um prognóstico particularmente sombrio. O mieloma geralmente segue um curso de recaída e remessa - com os períodos de remissão tornando-se mais curtos ao longo do tempo até o paciente finalmente entrar na fase final. Mas, para essa mulher, esse sombrio prognóstico foi revertido. Em um caso descrito pelos médicos como "o primeiro de seu tipo", uma mulher britânica com mieloma avançado conseguiu estabilizar seu estado com doses diárias de Curcumina. Cinco anos depois (e sem mais tratamento médico com antimieloma), ela continua a desfrutar de uma boa qualidade de vida - juntamente com a contagem sanguínea normal.
O tratamento médico agressivo não retardou a progressão do mieloma da mulher
Em um artigo recentemente publicado no British Medical Journal Case Reports, os médicos descrevem o caso de Dieneke Ferguson, diagnosticado em 2007 com mieloma. Dentro de seis meses de seu diagnóstico, Ferguson sofreu fraturas de compressão de duas vértebras separadas. Dentro de 15 meses, o seu mieloma evoluiu para o estágio 3 (fase terminal). Apesar de Ferguson ter sido submetido a um tratamento médico agressivo que incluiu três rodadas de quimioterapia - com drogas poderosas como a Ciclofosfamida, a Talidomida e a Dexametasona - e quatro transplantes de células estaminais, sua condição deteriorou-se de forma constante. Os médicos relataram que a contagem de sangue de Ferguson piorou tanto que precisava de transfusões. Ela também sofreu neutropenia - um efeito colateral de drogas de quimioterapia em que a contagem de glóbulos brancos é reduzida, causando dificuldades na luta contra infecções. Eventualmente, a neutropenia tornou-se tão grave que Ferguson não era elegível para participar de ensaios clínicos. Os transplantes de células estaminais também não tiveram sucesso. De acordo com os autores do estudo, uma biópsia realizada durante o tratamento revelou níveis de células de mieloma em 50 por cento.
Um dose simples de Curcumina produziu resultados surpreendentes
Enquanto Ferguson estava se aproximando de sua terceira recaída, ela decidiu parar a quimioterapia completamente. Ao mesmo tempo, ela começou a tomar 8 gramas (cerca de 2 colheres de chá) de Cúrcuma em pó puro por dia. Os resultados não foram nada surpreendentes. Os médicos relatam que a contagem sanguínea de Ferguson começou a melhorar - até o ponto em que sua condição se estabilizou. Nos últimos cinco anos, os médicos adicionam, ela desfrutou de uma contagem de células cancerígenas insignificante, uma contagem normal de células sanguíneas e uma "boa qualidade de vida". Isso, dizem os médicos, é o "primeiro relatório em que a Curcumina demonstrou uma grande na doença progressiva na ausência de tratamento convencional ". (Eles têm o cuidado de salientar, no entanto, que a Curcumina pode não funcionar para todos os pacientes). Considerando os efeitos notável da Curcumina, os autores do estudo pediram urgentemente ensaios clínicos para examinar os efeitos da suplementação para pacientes com mieloma.
Estudos extensivos em células e animais mostram efeitos anticancerígenos da Curcumina
A Curcumina é o princípio bioativo da Cúrcuma-longa (açafrão da terra), um tempero de cozinha comum que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas.
A Curcumina demonstrou prevenir a proliferação de células de mieloma através da modulação de certas proteínas, como cíclica D1 e interleucina-6. Também reduz a angiogênese - a formação de novos vasos sanguíneos para alimentar os tumores - e previne danos ao DNA das células devido a toxinas e radiações ambientais. Em um estudo em animais publicado no The Journal of Nutritional Biochemistry, os pesquisadores descobriram que a suplementação com Curcumina causou uma redução de 36% no tamanho dos tumores de câncer do pulmão, juntamente com três aumentos nas taxas de sobrevivência. Em estudos com animais, a Curcumina também causou reduções significativas no peso e volume de tumores de câncer da próstata.
Finalmente, a Curcumina ajuda a aliviar os efeitos colaterais tóxicos de drogas anticancerígenas, ao mesmo tempo em que aumenta sua eficácia. Por este motivo, médicos integrativos podem recomendar a Curcumina como um tratamento complementar à quimioterapia.
Este é um relato de caso não se destina a afirmar que é uma cura da doença. A Curcumina ainda não foi testada em ensaios clínicos em larga escala - e, como esperado, não é amplamente recomendado por médicos convencionais.
Estas cápsulas são feitas da Curcumina potencializada e são elaboradas por farmácias de manipulações sob receita médica.
Estas cápsulas são feitas do pó da Cúrcuma que é vendida como condimento e são elaboradas de forma caseira ou por fabricantes de produtos naturais, mas tem baixa concentração da Curcumina.
>>> Para ter uma concentração maior da Curcumina que é a substância que tem potencial medicinal, a Cúrcuma deve ser colhida no segundo ano de plantio. Reparem que a sua cor é bem alaranjada forte. Está é a Cúrcuma ideal para elaborar medicamento e ou para uso da forma de chá para ter grandes resultados nos tratamentos.
Este pó de Cúrcuma é misturada com amido de milho e outras coisitas mais. É vendida em lojas de produtos naturais e no supermercado como condimento.
Colhendo a minha Cúrcuma-longa para uso na forma de chá e para elaborar tempero de melhor qualidade e com maior concentração de Curcumina.
Uma das novas descobertas é que a Curcumina pode modular beneficamente mais de 175 ações fisiológicas distintas, muitas das quais superiores aos remédios farmacológicos, carregados infelizmente, a maioria de dezenas de efeitos colaterais que são muitas vezes mais danosos do que as supostas propriedades terapêuticas que eles possuem. Diante de tantos benefícios esperamos que essa especiaria medicinal seja incorporada nos protocolos de tratamento da medicina convencional.
Alguns dos exemplos mais surpreendentes são a sua capacidade de reverter os sintomas da demência da doença de Alzheimer, prevenir o diabetes tipo 2, promover benefícios cardiovasculares tão significativos como o exercício físico, reduzir a frequência de infarto agudo do miocárdio após a revascularização do miocárdio, ou seja, contribui para prevenir em até 56% do infarto que ocorre em pós-ponte de safena, e ajudar na osteoartrite e artrite reumatoide, sendo superior ao Diclofenaco sódico na osteoartrite de joelho, reparar e regenerar a função hepática e há também uma ampla gama de outros efeitos terapêuticos relevantes para os diabéticos.
Como se pode ver nas evidências científicas, a Curcumina é uma grande promessa no tratamento de vários cânceres.
Demonstrou-se repetidamente em testes que possui simultaneamente propriedades quimioprotetoras / quimiossensibilizantes e radioprotetoras / radiossensibilizantes, o que significa que é capaz de reduzir os efeitos adversos sobre células saudáveis causadas por quimioterapia e radioterapia, além de melhorar as propriedades de matar câncer dessas terapias convencionais. Ela também tem uma margem de segurança excepcionalmente alta, pelo menos em uma ordem de magnitude maior do que os agentes da quimioterapia, como o 5-fluoruracil.
Dado esses fatos, a Curcumina, pelo menos, deve ser considerada um candidato ideal para uso como adjuvante no tratamento integrativo do câncer e, talvez, como alternativa de tratamento de primeira linha aos quimioterápicos convencionais.
Cúrcuma produz recuperação "notável" em pacientes com Alzheimer
A Cúrcuma tem sido usada na Índia há mais de 5.000 anos, o que é provável porque ainda hoje as populações rurais e urbanas têm algumas das taxas de prevalência mais baixas da doença de Alzheimer no mundo. Um estudo em pacientes com Alzheimer descobriu que menos de um grama de Açafrão por dia, tomado por três meses, resultou em 'melhorias notáveis.
Doença de Alzheimer: um rito moderno de passagem perturbadoramente comum. O diagnóstico da doença de Alzheimer infelizmente, tornou-se um rito de passagem nos chamados países desenvolvidos. Alzheimer é considerada a forma mais comum de demência, que é definida como uma perda grave da função cognitiva em pessoas previamente intactas, além do que se espera do envelhecimento normal. Um estudo de 2006 estimou que 26 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem desta doença e que, em 2050, a prevalência quadruplicará, altura em que 1 em 85 pessoas em todo o mundo serão atingidas pela doença. Dada a extensão global do problema, está crescendo o interesse por intervenções preventivas e terapêuticas seguras e eficazes tanto nas profissões médicas convencionais quanto nas alternativas.
Os pesquisadores descreveram três pacientes com doença de Alzheimer cujos sintomas comportamentais "melhoraram notavelmente" como resultado do consumo de 764 miligramas de Açafrão ( Curcumina 100 mg / dia) por 12 semanas. De acordo com o estudo: Todos os três pacientes exibiram irritabilidade, agitação, ansiedade e apatia, dois pacientes sofrem de incontinência urinária e dúvidas. Eles receberam cápsulas de pó de Açafrão e começaram a se recuperar desses sintomas sem qualquer reação adversa no sintoma clínico e nos dados laboratoriais.
Após apenas 3 meses de tratamento, os sintomas dos pacientes e a sobrecarga sobre seus cuidadores diminuíram significativamente.
Propriedades anti-Alzheimer da Cúrcuma
No banco de dados da Pubimed contém uma ampla gama de estudos publicados sobre o valor da Cúrcuma e seu polifenol Curcumina, para a prevenção e tratamento da doença de Alzheimer. Embora existam 114 estudos indicando que a Cúrcuma tem um conjunto neuroprotetor de ações fisiológicas, 30 desses estudos estão diretamente conectados às propriedades anti-Alzheimer da Cúrcuma. Dois desses estudos são particularmente promissores, pois revelam que a Curcumina é capaz de aumentar a depuração da placa beta-amilóide em pacientes com doença de Alzheimer, e que, em combinação com a Vitamina D3, o processo neurorestorativo é ainda mais aprimorado. Pesquisas pré-clínicas adicionais indicam que a Curcumina (e seus análogos) tem efeitos inibidores e protetores contra proteínas β-amilóides associadas à doença de Alzheimer.
Outros mecanismos anti-Alzheimer documentados incluem:
Anti-inflamatório: descobriu-se que a Curcumina desempenha um papel protetor contra a inflamação associada à proteína β-amilóide.
Antioxidante: a Curcumina pode reduzir os danos por meio de propriedades antioxidantes.
Anticitotóxico: a Curcumina parece proteger contra os efeitos nocivos das células das proteínas β-amilóides.
Antiamiloidogênico: Cúrcuma contém uma variedade de compostos que podem atacar a causa da doença de Alzheimer, evitando a formação da proteína β-amilóide.
Neurorestorativo: os curcuminóides parecem resgatar a potenciação de longo prazo (uma indicação de memória funcional) prejudicada pelo peptídeo amiloide e pode reverter o dano fisiológico neurites e romper as placas existentes. estaurando
Propriedades quelante de metais: a Curcumina tem uma afinidade de ligação mais alta para o Ferro e o Cobre do que para o Zinco, o que pode contribuir para seu efeito protetor na doença de Alzheimer, já que os danos mediados pelo Ferro podem desempenhar um papel patológico.
A despensa da cozinha contém uma ampla gama de ingredientes anti Alzheimer, o que a ciência agora confirma. Nossa página de pesquisa de Alzheimer contém pesquisas sobre 97 substâncias naturais de interesse. No topo da lista, é claro, está a Curcumina.
Como sempre, o importante a lembrar é que é a nossa dieta e exposições ambientais que determinam em grande parte o nosso risco de envelhecimento acelerado do cérebro e demência associada. A prevenção é uma estratégia infinitamente melhor, especialmente considerando que muitos dos ingredientes terapêuticos podem ser usados em alimentos como temperos. Experimente incorporar pequenas doses culinárias de especiarias como o Açafrão-da-índia na sua dieta.
Um estudo de 2008 publicado na revista Drogas em P & D descobriu que uma preparação padronizada de Curcuminóides de Cúrcuma comparado à droga Atorvastatina (nome comercial Lipitor) na disfunção endotelial, reduziu o estresse oxidativo em pacientes diabéticos tipo 2. Lipitor/Atorvastatina medicação para colesterol.
Por conta do gosto muito forte, a Cúrcuma pode ser adicionada a um suco de fruta cítrica e deve se tomar com canudinho para não tingir os dentes.
Muito bom colher a planta e preparar com segurança, pureza e higiene para meu consumo. Só tenho para consumo familiar. Todo ano planto para nosso consumo. Tenho pouco espaço para plantar todas as plantas que consumimos diariamente.
Cúrcuma em rizoma