Cajanus cajan
É uma planta polivalente, e amplamente consumida como alimento e como remédio natural em muitos países. Na Índia, sua folha é usada para a criação do bichos-da-seda; o feijão verde é usado como vegetal; casca, folha verde e topos são usados como forragem e também como adubo verde. Dentre seus muitos usos medicinais, Cajanus cajan é indicado no alívio da dor como sedativo. Tem sido explorado para o tratamento da necrose isquêmica do caput femoris, aftas, escaras e cicatrização de feridas. Investigações revelaram a presença de duas globulinas, Cajanina e Concajanina. Tem sido amplamente utilizado por muitos anos no tratamento de diabetes, feridas, irritações na pele, hepatite, sarampo, icterícia, disenteria e muitas outras doenças; para expulsar cálculos vesicais e estabilizar o período menstrual.
<><><>
Importância Etnofarmacológica
Cajanus cajan tem sido utilizado como um importante remédio para várias doenças. A comunidade tribal Garo de Bangladesh a utiliza para o tratamento de diabetes e como um estimulante energético. Em Trinidad e Tobago, a folha de Cajanus cajan é usada em intoxicações alimentares, como cólicas e na prisão de ventre. A folha de Cajanus cajan é usada para estancar o sangue, como analgésico e para matar parasitas. Em algumas partes de Tamil Nadu, Índia, a folha, a semente e o caule novos são usados para curar gengivite, estomatite e como escova de dentes. É um remédio popular importante no leste do Rajastão, pois suco fresco e folha fervida são administrados por via oral para anular o efeito da intoxicação e como laxante. A pasta da folha é aplicada em úlceras e inflamações orais. Folha e semente são aplicadas como cataplasma sobre o seio para induzir a lactação.
Investigações dos constituintes indicaram que a folha de Cajanus cajan é rica em flavonoides e estilbenos. Contêm saponinas, quantidade conspícua de taninos e quantidades moderadas de açúcares redutores, resinas e Terpenóides. Estudos das fitossubstancias revelaram 2'-2 'Metil Cajanona, 2'-Hidroxigenisteína,Isoflavonas, Cajanina, Cahanones etc., que conferem propriedades antioxidantes. A raíz também possuem Genisteína e Genistina. Também contém ácido Hexadecanóico, α Amirina, β-Sitosterol, Pinostrobina, Longistilina A e Longistilina C que conferem atividade anticâncer. Presença de Cajanuslactona, uma Cumarina confere atividade antibacteriana. Presença de ácido Cajaninstilbeno, Pinostrobina, Vitexin e Orientin é responsável pela atividade antiplasmódica.
<><><>
Ações Farmacológicas
Diferentes partes de Cajanus cajan têm sido utilizadas em suas atividades biológicas desde tempos imemoriais e algumas delas têm bases experimentais para sua aceitação. Além de seus usos em medicamentos folclóricos, existem vários relatos sobre as atividades biológicas e ações farmacológicas de Cajanus cajan com base em investigações científicas modernas.
<><><><>
Efeitos Antidiabéticos
A atividade antidiabética do extrato metanólico das folhas de Cajanus cajan foi estudada em ratos diabéticos induzidos por Aloxana e hipoglicemiantes. A toxicidade aguda e letalidade (LD 50) e a análise fitoquímica do extrato também foram avaliadas. Os resultados mostraram que o extrato reduziu significativamente o açúcar no sangue em jejum de ratos diabéticos com Aloxana de uma maneira relacionada à dose com efeito hipoglicêmico máximo. às 4-6 h.
<><><>
Propriedades Neuroativas
As propriedades neuroativas in vitro da Pinostrobina, uma Flavanona substituída de Cajanus cajan, foram estimadas. Foi demonstrado que a Pinostrobina inibe os canais de sódio dependentes de voltagem do cérebro de mamíferos com base na capacidade desta substância de suprimir os efeitos despolarizantes do ativador seletivo do canal de sódio veratridina em uma preparação sinapto neurossomal de cérebro de camundongo. O perfil farmacológico da Pinostrobina se assemelha ao de medicamentos depressores que bloqueiam os canais de sódio.
<><><>
Atividades antioxidantes
Atividade antioxidante dos extratos aquosos etanol, acetato de etila, n- butanol, éter de petróleo das folhas de Cajanus cajan e os quatro principais compostos separados do extrato de etanol, isto é, ácido Cajaninstilbeno (ácido 3-hidroxi-4-prenilmetoxiestilbeno-2-carboxílico ), Pinostrobina, Vitexina e Orientina, foram examinados por 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH) ensaio de radical-scavenging e teste de ácido-β-Caroteno Linoleico. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os extratos de folhas de Cajanus cajan podem ser antioxidantes naturais valiosos e potencialmente aplicáveis à medicina e à indústria de alimentos saudáveis. Um novo método - extração de cavitações por pressão negativa (NPCE) - também foi proposto e a extração dos principais isoflavonoides, a saber Genisteína e Genistina de raízes de Cajanus cajan, foi sugerida. O extrato de NPCE possuía notável atividade antioxidante dependente da concentração.
<><><>
Atividade anti-helmíntica
O extrato hidro alcoólico das partes aéreas de Cajanus cajan foi avaliado quanto às propriedades anti-helmínticas usando minhoca adulta indiana (Pheretima posthuma) devido à sua semelhança anatômica e fisiológica com parasitas intestinais e vermes redondos. Essa propriedade deveria ser devido à presença de fenólicos (flavonoide e taninos) que, segundo relatos, têm boas propriedades anti-helmínticas.
<><><>
Por ser uma fonte rica em proteínas e uma cultura de forragem mais importante, Cajanus cajan é a cultura mais amplamente utilizada e cultivada. Também tem sido usada tradicionalmente em muitas partes do mundo por suas inúmeras propriedades medicinais, mas ainda sua identidade como planta medicinal não está estabelecida. Até o momento, vários flavonoides, isoflavonoide, taninos e frações de proteínas foram isolados de suas diferentes partes e seus usos medicinais foram estabelecidos, mas muitos constituintes bioativos e compostos puros foram até agora negligenciados por fitoquímicos e farmacologistas e uma grande quantidade de trabalho foi feito apenas em extratos e não nas frações isoladas, o que mostra espaço para estudos adicionais nesta direção. Estimular pesquisadores para avaliar valores inexplorados do Cajanus cajan pode ser um passo importante para o estabeler Cajanus cajan como um remédio.
Cajachalcone: uma substância antimalária do extrato da folha de Cajanus cajan
Estudos epidemiológicos têm fornecido evidências convincentes de que os compostos naturais da dieta, que os humanos consomem como alimento, possuem muitas atividades biológicas. Um alimento vegetal que demonstrou ser terapêutico contra várias doenças é o feijão Guandu Cajanus cajan. O extrato de Cajanus cajan é usado para tratar diabete, febre, disenteria, hepatite e sarampo em vários países.
Cajanus cajan foi identificado como um remédio antimalárico. Na continuação do estudo da etnomedicina nigeriana para a descoberta de novos medicamentos antimaláricos, foi produzido um relatório que trata do fracionamento guiado por bioensaio e isolamento de compostos antiplasmódicos do extrato da folha de Cajanus cajan. O extrato da folha forneceu uma Chalcona, como componente antimalárico.
Chalconas e derivados são pequenas moléculas bioativas que foram sintetizadas e, portanto, têm um alto potencial como pistas para a descoberta e desenvolvimento de agentes antimaláricos. As Chalconas de ocorrência natural (1,3-diaril-2-propen-1-ona) são os principais intermediários para vários metabólitos vegetais. Eles são compostos biologicamente ativos com atividades antibacteriana, antifilaria, antiviral, antileishmania e citotóxica.
Mantém a pressão arterial
O Potássio é o mineral-chave encontrado no feijão Guandu, que atua como vasodilatador, reduz a constrição do sangue e também reduz a pressão arterial. Aqueles que sofrem de hipertensão devem adicionar feijão Guandu à dieta diária, porque eles são altamente propensos a doenças cardiovasculares.
Coração saudável
O feijão Guandu contém Potássio que ajuda a manter o coração saudável. O Potássio diminui a pressão sobre o coração, reduzindo a pressão arterial.
<><><>
Previne a anemia
O Folato é encontrado em quantidades adequadas no feijão Guandu, o que ajuda a prevenir a anemia e os defeitos do tubo neural no feto, causados pela deficiência de Folato. A ingestão de uma única xícara de feijão Guandu fornece cerca de 110% das vitaminas diárias recomendadas.
<><><>
Imunidade contra aids
Para manter os nutrientes, cru é melhor porque 25% dos nutrientes são perdidos quando cozinhados. A semente verde ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C promove a produção de glóbulos brancos e atua como um antioxidante que promove o bem-estar geral, bem como uma forte imunidade.
<><><>
Cientistas coreanos desenvolveram uma composição para prevenir ou tratar câncer ginecológico e sintomas da menopausa contendo extrato de Cajanus cajan ou composto isolado dele como ingrediente ativo. A invenção recebeu patentes japonesas e sul-coreanas.
Os pesquisadores da Sookmyung Women's University Industry Academic Cooperation Foundation e do Korea Research Institute of Biocience and Biotechnology observaram no Patentscope, uma publicação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO): “ a presente invenção confirma pela primeira vez que o extrato de Cajanus cajan, sua fração ativa e o componente único derivado da fração ativa exibem características do hormônio feminino e, portanto, as substâncias hormonais femininas fornecidas pela presente invenção podem ser utilizadas nos campos de alimentos medicinais e funcionais para tratar e prevenir cânceres ginecológicos e sintomas da menopausa. ”
Além disso, um estudo publicado na revista Chemico-Biological Interactions identificou o Cajanol, um novo agente anticâncer da raíz de Cajanus cajan, que induz a apoptose em células de câncer da mama humano por meio de uma via mitocondrial mediada por espécies reativas de oxigênio. Os cânceres ginecológicos são tumores localizados no sistema reprodutor feminino e incluem câncer de ovário, útero (ou endometrio), cervical, vulvar e vaginal.
<><><>
A folha verde pode seu usada para fazer chá ou seu acrescentada a um suco de fruta
receita do chá
200 ml de Água, deixe ferver, acrescente 5 folhas picadas. Deixar ferver por mais 2 minutos.
Deixe esfriar. Coar. Tomar 60 ml por vezes.
Zzzz
Suco de fruta com folha de Guandu
6 folhas de Guandu
8 Folhas de Hortelã
150 ml de água
Bater no liquidificador. Deixar descansar por 15 minutos e coar.
Juntar a 150 ml de suco de Abacaxi, Caju ou Laranja.
Tomar 100 ML por vezes.
zzzz
O feijão supera outros alimentos em nutrientes; Possui duas vezes mais ferro e cálcio que a carne bovina e também contém 7% mais proteína do que seu valor. Fornece lisina (um aminoácido que ajuda no crescimento e no metabolismo), que outros grãos e cereais contêm muito pouco. É rico em vitamina C e betacaroteno (assimilado como vitamina A), ambos antioxidantes, iguala a sua quantidade de hidratos de carbono à dos cereais. Suas sementes secas contêm 21% de proteína e as tenras apenas 8%. Contém também: potássio, fósforo, cloreto, complexo B (B1, B2) e tem baixo teor de gordura.
ZZZZ
Saúde digestiva
O feijão Guandu é rico em fibras dietéticas essenciais para a manutenção da saúde digestiva. A fibra adiciona volume às fezes e melhora os movimentos intestinais, reduzindo a tensão e também a inflamação. Reduz a constipação, as cólicas, o inchaço e a diarreia. A fibra aumenta a eficiência da absorção de nutrientes.
A fibra alimentar mantém o equilíbrio do colesterol e previne a aterosclerose.
Belas flores que, além do agradável aroma, fornece polém para as abelhas
zzzzzzz
Atividade Antibacteriana
O fracionamento guiado por bioensaio do extrato de clorofórmio da folha de Cajanus cajan levou ao isolamento de novas cumarinas naturais: Cajanuslactona e duas fitoalexinas: Pinostrobina e ácido Cajaninstilbeno. Foi descoberto que a Cajanus lactona possui boa atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus.
<><><>
Atividade antimicrobiana
As atividades antimicrobianas in vitro e in vivo de extratos de SFE-CO2 (extração de fluidos supercríticos) e de etanol de Cajanus cajan foram investigadas. As atividades antimicrobianas in vitro dos extratos foram avaliadas contra oito cepas microbianas: Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Proteus vulgaris, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Aspergillus niger e Candida albicans. Um efeito inibitório acentuado do extrato SFE foi observado contra Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus e Bacillus
subtilis. A atividade antimicrobiana in vivo foi estudada em camundongos inoculados com Staphylococcus aureus o mecanismo potencial de atividade antimicrobiana foi estudado por histopatologia.
<><><>
Atividade anticâncer
Cajanol, uma Isoflovanona das raízes de Cajanus cajan, é uma importante fitoalexina. A atividade anticâncer do Cajanol em relação às células de câncer de mama humano MCF-7 foi investigada. A fim de explorar o mecanismo de inibição do crescimento celular do Cajanol, alguns parâmetros como distribuição do ciclo celular, ensaio de fragmentação de DNA e avaliação morfológica da mudança nuclear, geração de espécies reativas de oxigênio (ROS), ruptura do potencial da membrana mitocondrial e expressão de caspase-3 e caspase- 9, Bcl-2, PARP e citocromo c foram medidos. Cajanol inibiu o crescimento de células MCF-7 de uma maneira dependente do tempo e da dose. O Cajanol interrompeu o ciclo celular na fase G2 / M e induziu a apoptose por meio de uma via dependente da mitocôndria mediada por espécies reativas de oxigênio (ROS).
Os resultados mostraram que os extratos de Cajanus cajan possuem IPs do tipo Tripsina, Papaína e Pepsina. Tais inibidores foram capazes de inibir a atividade das proteases secretadas de células de linhagem de melanoma e como é sabido que as proteases são importantes fatores de virulência para as células tumorais, seus inibidores, portanto, podem constituir potenciais agentes anticâncer.
<><><>
Efeitos hepatoprotetores
Os extratos metanólicos de Cajanus cajan foram estudados quanto à atividade hepatoprotetora contra camundongos albinos suíços com lesão hepática induzida por tetracloreto de carbono (CCl 4). Verificou-se que o mesmo extrato exibiu um efeito protetor moderado ao diminuir os níveis séricos de alanina aminotransferase (ALT) ou glutamato piruvato transaminase (SGPT), aspartato aminotransferase (AST) ou glutamato oxaloacetato transaminase sérica (SGOT) e colesterol a uma extensão significativa. A fração metanol-aquosa (MAF2) do extrato da folha também foi usada para prevenir danos ao fígado de ratos induzidos por álcool. A co-administração de MAF2 reverteu a lesão hepática; diminuiu as atividades das enzimas marcadoras do fígado e aumentou as atividades das enzimas antioxidantes e mostrou ser uma promessa no uso terapêutico na disfunção hepática induzida pelo álcool.
<><><>
Efeitos hipocolesterolêmicos
Os efeitos dos estilbenos contendo a fração do extrato de Cajanus cajan na hipercolesterolemia induzida por dieta em camundongos kunming foram identificados. O extrato de Cajanus cajan reduziu as propriedades aterogênicas do colesterol da dieta em camundongos. Seu efeito hipocolesterolêmico pode envolver o aumento do receptor hepático da Lipoproteína de baixa densidade e dos níveis de expressão do colesterol-7-alfa-hidroxilase e da síntese de ácidos biliares.
<><><>
Atividade glicêmica
O perfil glicêmico do extrato aquoso da folha de Cajanus cajan em ratos diabéticos tipo 2 induzidos por Estreptozocina foi avaliado. Este extrato mostrou aumento significativo nos níveis de glicose no sangue em jejum de ratos normais. O estudo da folha foi levado em consideração com base na atividade hipoglicêmica relatada anteriormente de sementes de Cajanus cajan. No entanto, os resultados observados foram exatamente opostos e, portanto, podem ser úteis no controle da hipoglicemia ocasionalmente causada pelo excesso de insulina e outros medicamentos hipoglicêmicos.
<><><><>
Avaliação clínica do extrato de Cajanus cajan na Anemia Falciforme
Em resumo, as evidências de um estudo mostram que o extrato de Cajanus Cajan parece ser seguro, facilmente administrado e eficaz na redução de crises dolorosas e pode oferecer maior benefício para pacientes com Anemia Falciforme no futuro. Seu efeito na melhora da patologia hepática precisa ser mais bem avaliado com estudos que usam a ultrassonografia para avaliar objetivamente as alterações hepáticas.
<><><>
Auxiliar no crescimento
O feijão Guandu também contém um alto teor de proteína, necessário para o seu crescimento e desenvolvimento. É essencial para a formação de células, tecidos, músculos e ossos. Também auxilia no processo de cura e regeneração celular do corpo. Uma xícara de feijão cozido contém 11 gramas de proteína.
<>><>
Aumento de energia
A vitamina B também está presente no feijão Guandu. A Riboflavina e a Niacina aumentam o metabolismo dos carboidratos, previnem o armazenamento de gordura e aumentam os níveis de energia. É adequado para pessoas que vivem em climas áridos, trabalho físico que reduz a energia rapidamente.
<><><>
Cajanus cajan também recebeu patente nos Estados Unidos (EUA) e Noruega para a preparação de medicamentos para o tratamento de necrose isquêmica de caput femoris chamada de "erosão óssea" e osteoporose, para índice de melhora de hermorreologia, para anti-inflamatório e analgecização (analgesia), para aumento da função imunológica e para o tratamento de angina de doença cardíaca coronária, fratura, infarto cerebral, decúbito, ferida infecciosa e ferida infecciosa de fratura exposta.
Propriedades anti-inflamatórias
As sementes, folhas e ervilhas do feijão Guandu são utilizadas no tratamento de inflamações devidas à presença de compostos orgânicos. A pasta de feijão amassada é utilizada no tratamento de hemorroidas.
Suas folhas são utilizadas no tratamento de sinusite (inflamação e infecção dos seios da face). As flores e sementes são utilizadas no tratamento de bronquites (inflamação e infecção dos brônquios) e problemas pulmonares.
O cozimento das folhas é aplicado em feridas, irritações de pele (alivia sarna e coceira), para lavar úlceras e feridas. Por seu poder adstringente. O cozimento dos grãos de feijão também é utilizado para banhar e aplicar na pele afetada pela varicela (catapora), melhora o desconforto da coceira e acelera a cicatrização sem deixar marcas.
É um diurético, alivia o reumatismo.. Seu cálcio auxilia na coagulação e permeabilidade das membranas
É um regulador neuromuscular: modula as contrações musculares e controla os nervos.
Intervém na secreção e liberação de hormônios. Participa da absorção e secreção intestinal
É utilizado na alimentação de animais de criação (aves, boi e suinos), a farinha de feijão fornece nutrientes às suas refeições, as folhas moídas e oferecida nas rações alimentares das galinhas poedeiras graças à clorofila e outros fitonutrientes fornece uma gema de cor mais acentuada. O bicho-da-seda come folhas.
É ideal para manter uma alimentação equilibrada, pois estima-se que sejam necessários apenas 15% de proteína e 30% de gordura para equilibrar o consumo de acordo com as necessidades e a atividade física diária.
Em dietas de controle de peso. Como tratamento para anemia, aumenta a hemoglobina.
No Paraguai é mais usado como fertilizante
zzzzzz
Para sinusite, toma-se vapor com o chá das folhas. Isto ajuda a descongestionar o trato respiratório, estimulando a expulsão de secreção ou muco infeccioso espesso acumulado no nariz.
Para tomar vapor: ferva as folhas por vários 5 minutos. Leve ao rosto o vapor. O vapor que é absorvido com inalações longas e profundas ao respirar e resista ao calor tanto quanto possível. É importante repetir o tratamento durante vários dias.
ZZZZZ
xxxxxxxx