Mastruz é uma erva maravilhosa que se mostra eficaz até em doenças graves

O nome científico desta planta é Chenopodium ambrosioides, vem do grego e significa "Chenopodium", pé de ganso, e "Ambrosioides", alimento dos deuses.

        Os ingredientes ativos da erva são encontrados principalmente nas folhas. Essa folhas podem ser usadas frescas e secas. A decocção é usada para tratar problemas gastrointestinais (diarreia, disenteria, prisão de ventre, perda de apetite, indigestão, flatulência, parasitas intestinais); respiratório (asma, catarro) e nervoso; também no alívio de dores de dente, distúrbios menstruais, malária, reumatismo, hipertensão e distúrbios cardíacos.
Além disso, os estudiosos da medicina natural e tradicional aconselham o uso das folhas como infusão para combater a tosse. As folhas são usadas para dores de estômago e gases intestinais.

><><<><><><>><

Chenopodium ambrosioides é uma erva  com ampla distribuição geográfica no Brasil, popularmente conhecida como “Mastruz”. Esta planta é tradicional e amplamente utilizada como antiparasitária, antiinflamatória e antibiótica, com eficácia comprovada cientificamente. O óleo de Chenopodium ambrosioides é conhecido por inibir o crescimento de espécies de leveduras, dermatófitos e outros fungos  e o extrato hexânico de Chenopodium ambrosioides é conhecida por inibir o crescimento de fungos filamentosos.
Conhecida popularmente como mastruço, mastruz, erva-de-santa-maria, chá-do-méxico, erva-formigueira e quenopódio, apresenta propriedades biológicas frequentemente usadas e muito difundidas de forma empírica em tratamentos na medicina popular para humanos, como febrífugo, antiespasmódico, tônico, auxiliar da digestão, cicatrizante, antirreumático, antipirético, antimicrobiano, fungicida, vermífugo, antiúlcera. (Cunha 2007; Sérvio et al., 2011). é considerada uma das espécies mais utilizadas como remédio tradicional no mundo inteiro, comprovada cientificamente em diversos usos da planta em diferentes espécies de animais, com efeito antifúngico.

 Esta erva é usada na medicina popular na forma de chás, cataplasmas e infusões para problemas inflamatórios, contusões e infecções pulmonares e como anti-helmíntico, antifúngico e atividade nas lesões de pele e fraturas ósseas

<>><><<>><><

Resumo dos benefícios do Mastruz

Fornece alívio para problemas abdominais
Quando consumido em quantidades moderadas, o epazote é conhecido por ser bastante eficaz no alívio de desconfortos abdominais. Em muitas ocasiões, quando você sofre de cólicas estomacais e dores abdominais, esta erva é conhecida por funcionar muito bem no alívio da dor. No entanto, você precisa se concentrar na dosagem.

 Ajuda a prevenir doenças respiratórias
A erva é conhecida por proporcionar alívio de doenças respiratórias, como asma e bronquite. Várias empresas farmacêuticas já estão realizando pesquisas sobre a erva devido às suas propriedades milagrosas para curar doenças respiratórias.

É um tônico nervoso
As folhas de Mastruz contêm vitaminas como a vitamina B9 e minerais como o Manganês e o Potássio que são essenciais para o bom funcionamento dos nervos do corpo. Em suma, é um tônico para os nervos.

Vermes abdominais
Mastruz é considerada a erva mais eficaz para combater vermes abdominais. As folhas desta erva possuem compostos que são bastante eficazes contra vermes. Em particular, um composto de Ascaridol é tóxico para a maioria dos vermes do intestino. A razão pela qual esta erva se tornou tão famosa é que ela curava vermes abdominais.

Combate a diabete
O Mastruz é conhecido por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue de uma forma eficaz. As folhas possuem uma grande quantidade de Manganês que tem um papel principal no controle do açúcar no sangue.
 

É rico em minerais
Mastruz contém uma grande quantidade de minerais e compostos. Por esse motivo, ela pode ser chamada de super erva. Os minerais presentes nele são Cálcio, Ferro, Manganês, selênio, Potássio, Zinco, Cobre, etc.

 Mantém sua pele jovial e sem ruga
A erva contém vitamina A e antioxidantes como o Betacaroteno que protegem as células do corpo contra os danos dos radicais livres. Isso evita o envelhecimento e a pele permanece firme e jovem por mais tempo. Cremes e extratos de ervas podem ser usados para obter melhores resultados.

 É bom para a saúde geral
Mastruz é potente com minerais e vitaminas e é rico em ácido Fólico. O ácido Fólico é considerado responsável pela divisão celular e síntese de DNA. A presença de ácido Fólico em abundância facilita esse processo.

 Um bom analgésico
O Mastruz pode ajudar a aliviar a dor artrítica e as dores nos tendões da coxa. O procedimento é simples, basta deixar as folhas de molho na água por um tempo e depois começar a aplicar na área afetada. Dá um efeito calmante. Em áreas tribais, esta erva é muito usada para aliviar a dor.

Alivia as cólicas menstruais
Diz-se que a erva é eficaz no tratamento das cólicas menstruais e pode curá-las completamente.

<><>><<>>

Quais são os benefícios antiparasitários?
Historicamente, o Mastruz tem sido usado para tratar parasitas intestinais. Pesquisas mostram que extratos de folhas de Mastruz são 100% eficazes para os ovos e a carga parasitária de tênias, tricurídeos e algumas espécies de ancilostomídeos. Em casos de lombrigas, a erva parece ser 100% eficaz em matar ovos e 56% eficaz em diminuir a carga parasitária. A eficácia antiparasitária de Chenopodium ambrosioides (Mastruz) foi avaliada em duas cidades perto de Tarapoto, Departamento de San Martín. Extrato de folhas de Mastruz foi administrado a 72 habitantes (crianças e adultos) com enteroparasitose, realizando análises antes e 8 dias após a administração.
Eficiência antiparasitária foi observada em 56% dos casos. Em relação aos parasitas encontrados, foi observada eficácia de 100% para ancilóstomos e tricuris e 50% para ascaris.

Existem outros usos medicinais?

Estudos recentes mostram que o Mastruz pode combater eficazmente o câncer e os tumores. Eles relatam que o extrato e o óleo da erva podem matar células cancerosas humanas em um tubo de ensaio. No entanto, a maioria dos médicos ainda não aceitaram o Mastruz como tratamento.


Quais são os benefícios respiratórios?
Mastruz tem um efeito relaxante nos tecidos pulmonares, bem como propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
 Promove sudorese e sedação e estimula o sistema imunológico. Portanto, tem benefícios medicinais para quem sofre de asma, bronquite ou outras doenças respiratórias. A pesquisa mostra que o
Mastruz pode ter um efeito tóxico sobre a bactéria da tuberculose, tornando-se um tratamento potencial para a doença.


Como preparar e consumir Mastruz com segurança
Os fatos e benefícios para a saúde de Mastruz mostram que é uma erva altamente útil para fins culinários e medicinais.
 Para consumir
Mastruz com segurança, use apenas uma pequena quantidade de folhas frescas ou secas de cada vez. Os profissionais médicos recomendam evitar óleos essenciais altamente concentrados da planta. Para uso medicinal, consuma 1/2 xícara de uma decocção uma vez por dia. Para fazer uma decocção, ferva uma onça de folhas de Mastruz em meio litro de água em uma panela de aço inoxidável até que a mistura reduza em um quarto de seu volume original. Você pode armazenar o resto da decocção na geladeira. Para cozinhar, use apenas algumas folhas inteiras ou meia colher de chá de folhas secas por receita.

><><><><><><>

Pode fazer suco com alguma fruta ?

Pode fazer com a fruta de sua preferência.

Qual a quantidade segura? 

Em média até 10 folhas grandes.

Faço suco de Abacaxi com Mastrus, Hortelã, Alfavacão, Alfavaca de cheiro e uma porção de Gengibre. Pensa num suco delicioso e super medicinal.

1 porção de pedação de Abacaxi (300 gramas), 10 folhas de Mastruz, 10 folhas de Hortelã, 6 folhas grandes de Alfavacão, 12 folhas de Alfavaca, uma porção de Gengibre e 1000 ml de água.

Com estes mesmos ingredientes podemos elaborar xarope para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, bronquite, pneumonia, tuberculose e tosses.

><><><><<>><<>

       O Mastruz melhora a consolidação de fraturas e também pode ser utilizado como substituto a enxerto ósseo. O Mastruz acelera a regeneração óssea, há muitos relatos da sua capacidade de auxiliar em fraturas. É uma erva que seu uso, adicionado a um suco de fruta, deve ser considerado para acelerar a recuperação.

<>><><><><><><>

Uso culinário
O Mastruz é um ingrediente comum na culinária mesoamericana. É um condimento muito utilizado no México para preparar diversos pratos. É adicionado ao feijão para evitar gaseificação. Na culinária mexicana, também é usado no preparo de milho (espiga de milho) e esquites, chileatole e certas variedades de quesadillas e alguns tipos de tamales. É adicionado a sopas, saladas e molhos, pois o seu sabor confere um toque muito especial à comida.

><><><><<>><<>

Remédios e nutrientes
As propriedades curativas do Mastruz são sempre exaltadas, mas seus nutrientes não ficam atrás. O site Nutrition and you destaca que é uma erva de baixa caloria e que suas folhas fornecem uma boa quantidade de fibras. Ele contém pequenas quantidades de vitamina A, antioxidantes como betacaroteno, cálcio, magnésio, potássio e zinco.

><><><<><><>

Nos pátios das casas era muito comum encontrar-se semeada uma erva conhecida por Mastruz, cujas folhas exalam um odor forte. Precisamente, o cozimento dessa planta era então o principal remédio para expulsar "os bichinhos", termo muito usado entre o campesino.
De fato, estamos diante de uma planta herbácea, que não só é antiparasitária, como suas propriedades medicinais se somam à farmacopeia popular por seus variados e valiosos resultados no tratamento de diferentes enfermidades do organismo humano.
É uma erva de caule oco e ramificado que chega a atingir 60 ou 100 centímetros de altura. Com folhas alternadas verdes serrilhadas e pequenas flores amareladas ou esverdeadas em cachos. O cálice contém uma semente preta e lisa.

 

O parasitismo intestinal era um grave problema de saúde da população, principalmente rural, em regiões com falta de saneamento básico ocorrem a presença de muitos parasitas. Em geral, esse segmento da sociedade que vivia no campo não tinha acesso aos serviços médicos, por isso recorreram aos remédios caseiros para combater essa e outras patologias.

><><><><<>

Para fazer chá de Mastruz, basta adicionar uma colher de sopa da planta picada em 300ml de água fervente. Deixe ferver por 2 minutos.
Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar. Coe e beba aos poucos durante o dia.

><>><<>><

As principais substâncias encontradas no Mastruz incluem α-Pineno, α-Terpineno, α-Terpineol Aritasona, Ascaridol, β-Sitosterol, Benzil beta-D-glucopiranosídeo, ácido Butírico, Carvacrol, Dendrantemmosídeo B, d-Cânfora, óleos essenciais, ( E) -Ascaridol, Acetato de (E) -Piperitol, ácido Ferúlico, Geraniol, Caempferol-7-O-alfa-L-Ramnopiranosídeo, caempferol-3,7-di-O-alfa-L-Ramnopiranosídeo, Isoascaridol, L-Pinocarvona , 1-Piperoilpiperidina, Limoneno, ácido Málico, Mentadieno, hidro peróxidos de Mentadieno, Metil-Salicilato, Mirceno, N-trans-Feruloil tiramina, N-trans-Feruloil 4'-O-metildopamina, ácido Octadecanóico, Patuletina, p-Cimen- 8-ol, p-Cresol, p-Cimeno, p-Cimol, p-Mentha-1,3,8-Trieno, Piperitona, Quercetina-7-O-alfa-L-Ramnopiranosídeo, Safrol, saponinas, Escopolamina, Espinasterol, Estigmasterol, Siringaresinol, ácido Tartárico, Terpineno, Acetato de Terpinila, Salicilato de Terpinila, álcool Triacontílico, Trimetilamina, Urease, ácido Vanílico, (Z) -Ascaridol e Acetato de (Z) -Carvila.

<><>><><><><

        Propriedades anticancerígenas e antitumorais do Mastruz

A pesquisa mais recente documentou as propriedades anticancerígenas e antitumorais do Mastruz. Em um estudo, um extrato de toda a planta de Mastruz mostrou a capacidade de matar células cancerosas do fígado humano em tubo de ensaio. Outro estudo relatou que o óleo de Mastruz (bem como seu principal produto químico, ascaridol) mostrou fortes ações antitumorais contra várias células tumorais cancerosas diferentes (incluindo várias linhagens de células tumorais resistentes a vários medicamentos) no tubo de ensaio.

<>><><><<>>

O suco das folhas do Mastruz é usado da maneira tradicional na região norte e nordeste do Brasil: o extrato obtido a partir do esmagamento das folhas com adição de água ou leite. É ingerido com o estômago vazio por 3 a 9 dias seguidos e pode ser acompanhado de um líquido doce (mel) que disfarça o sabor característico.

<>><><><><><

Cuidado, alguns cuidados devem ser observados.

Por exemplo, a ingestão não é aconselhável em mulheres grávidas. Em crianças com menos de 5 anos de idade, administre-o em pequenas quantidades. Os especialistas alertam que altas doses de infusões podem causar intolerância digestiva e, em caso de ingestão em grandes quantidades, chegar à intoxicação.

Tal como acontece com todas as plantas e medicamentos alternativos com benefícios medicinais, é importante ingerir apenas a porção recomendada.  A porção é avaliada por peso corporal. Um indivíduo adulto tolera quantidades maiores

><><><><><