Suco quente de Abacaxi ajuda no alívio da tosse
     Tem um efeito de afrouxar a fleuma e eliminar as bactérias e os vírus que estão no muco e na secreção das vias respiratórias e nos pulmões. Ao desprender o muco e a secreção acumulada nos pulmões  e dos seios nasais, ajuda a expandir os pulmões e a melhorar a ventilação e recuperar a respiração. Eliminar o acúmulo de exsudatos inflamatórios na cavidade pleural dos pulmões é muito importante.  Lembrando que em casos de pneumonia geralmente ocorre o acúmulo de exsudatos inflamatórios na cavidade pleural dos pulmões. Numerosos relatórios documentaram os benefícios da Bromelína para a sinusite. Um estudo anterior mostrou que a administração de Bromelína em crianças que recebeu de sinusite aguda encurtou a duração dos sintomas e acelerou a recuperação em comparação com os tratamentos habituais oferecido pelo médico. Além disso, os pacientes com sinusite que receberam Bromelína demonstraram resolução completa das dificuldades respiratórias e inflamação da mucosa nasal
    A Bromelína ou Bromelaína do Abacaxi aumenta ação de antibióticos e ao mesmo tempo reduz os efeitos colaterais associados a vários antibióticos. Além disso, a Bromelína atua como imunomodulador e anti-inflamatória. A Bromelína é absorvida nos intestinos humanos e permanece biologicamente ativa com uma meia-vida de 6 a 9 horas. A maior concentração de Bromelina foi identificada no sangue uma hora após a administração.
Simples de fazer. Bater no liquidificador o Abacaxi maduro com o miolo e sem a casa. Coloque em 
uma panela uma porção de 200 ml dessa poupa para ferver com 100 ml de água. Quando iniciar a fervura desligue. Pode adoçar com mel.
O miolo contém concentrações altas de Bromelina. Porém, o miolo do abacaxi é dur e precisa de um liquidificador para moer. Cortar o abacaxi em fatias finas torna o miolo mais fácil de moer.
Tomar dois copos de 200 ml ao dia. 

A Bromelína pode fazer aftas na gengiva, na mucosa e na língua.

  Atenção>>> As propriedades fibrinolítica da Bromelína contribui para afinar o sangue, por isso, quem toma medicamentos para afinar o sangue deve ter cuidado, especialmente, quando se consome o miolo que é rico em Bromelína. Além disso, a Bromelína tem a capacidade de aumentar a absorção de outros nutrientes e medicamentos. 


Saiba mais sobre as evidências científicas da Bromelína em  /abacaxi

<><><><><><><>

Aperte com uma colher até passar toda essa poupa.

Gargarejo, bochecho ou enxágue bucal com chás antissépticos.
Sprey com chá de Cravo 

Saiba mais sobre o potencial e as evidências cieníficas de um gargarejo e de um bochecho em gargarejo-e-bochecho-de-plantas

 

Inalar (cheirar) o chá de Cravo. Um pano umedecido com chá

Umedecer um tecido para cheirar ou inalar o vapor.

       Inalação é a aspiração de substâncias. Por meio da inalação as fitossubstâncias que estão no chá vão para os pulmões através das vias respiratórias. Dessa forma, seu uso é um recurso eficaz em infecções que atingem o  sistema respiratório.

       Terapia inalatória como auxiliar no tratamento: Os constituintes ativos chegarão aos pulmões. A técnica de inalar pode prevenir o vírus de habitar e se replicar na mucosa nasal e faríngea e pode ser útil na redução dos sintomas, transmissão e eliminação viral em casos de infecções virais do trato respiratório.

         A inalação de vapores de plantas desprende o muco e a secreção acumulada no trato respiratório, melhora a ventilação e a drenagem dos seios nasais, tem efeito anti-inflamatório na traqueia e no pulmão. A inalação ajuda a umidificar as vias respiratórias e afrouxa a secreção nasal e pulmonar.

Ao menos duas vezes ao dia inale da forma que se sentir mais confortável.

Saiba mais sobre o potencial de uma inalação inalacao-de-vapores-de-plantas

 

Mastigar Gengibre

Faz se uma calda de açúcar e acrescenta as fatias de Gengibre.

Calda

    1 xícara de açúcar cristal e  meia xícara de Água

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio (170 ºC, sem mexer até atingir o ponto da calda.

Nesse ponto, acrescente as fatias finas de Gengibre. Deixe cozinhar por 8 minutos. Retire e deixe numa peneira para escorrer o excesso de calda.

Saiba mais sobre as evidências científicas do Gengibre em gengibre

<><><><><><><><>

     Um estudo de enxaguatório bucal testou remédios à base de plantas contendo Cravo e Manjericão por 21 dias, mostrando melhora na saúde das gengivas, bem como diminuição da placa bacteriana e bactérias bucais.

      O Cravo-da-índia contém altos níveis de fitossubstâncias antibacteriana e antimicrobiana, impedindo a propagação de várias infecções humanas. Os estudos com tubos de ensaio também demonstraram a capacidade  do Cravo-da-índia em combater bactérias comuns, incluindo a cepa Escherichia coli (E. coli). As propriedades antibacterianas do Cravo-da-índia se estendem a outros tipos de bactérias, incluindo as cepas resistentes aos antibióticos. Essas cepas incluíram Staphylococcus aureus e Pseudômonas aeruginosa (causa pneumonia).

      Um estudo realizado na Universidade de Buenos Aires testou Cravo-da-índia contra bactérias graves, como E. coli e estafilococo. A pesquisa mostrou que o Cravo foi eficaz na eliminação dessas bactérias. Existe até uma receita para um colutório à base de plantas feito com Cravo e Manjericão. De acordo com o Departamento de Periodontia da Universidade KU Leuven, na Bélgica, esse enxaguatório bucal natural pode melhorar a saúde das gengivas e reduzir a quantidade de bactérias e placas na boca depois de usá-lo por apenas 21 dias. Estudos demonstraram que o Eugenol do Cravo funciona como um poderoso agente anti-inflamatório.


Saiba mais sobre  as evidências científicas do Cravo-da-índia em cravo-da-india

 

Tomilho - A erva com a ação antimicrobiana e antisséptica mais forte

       O Tomilho é conhecido como antimicrobiano geral, especialmente para infecções bacterianas, e expectorante, que também trata a febre, por isso é um tratamento bem conhecido para doenças como a gripe. Uma substância ativa do Tomilho, o Timol, possui propriedades terapêuticas. Use Tomilho como chá ou para gargarejo. Sua administração e benefícios podem ser alcançados de maneira mais simples através da alimentação diária normal.

O Timol melhora e atenua os problemas respiratórios.

A asma é um distúrbio inflamatório caracterizado pela infiltração de células inflamatórias nos tecidos pulmonares e hipersecreção de muco.

        Pleurismo > Foi demonstrado que o Timol 750 mg anula a pleurisia induzida por carragenina, inibindo o acúmulo de exsudatos inflamatórios na cavidade pleural dos pulmões  Fachini-Queiroz et al., 2012. Lembrando que em casos de pneumonia geralmente ocorre o acúmulo de exsudatos inflamatórios na cavidade pleural dos pulmões.

O Timol é um dos constituintes alimentares mais importantes do Tomilho.

         O Tomilho possui potentes efeitos antivírus, antibacteriano, antifúngico, expectorante, sedativo, antisséptico, antioxidante, antiespasmódico, antihelmíntico, carminativo e diaforético Rustaiyan et al., 2000 ; Soliman e Badeaa, 2002. O Tomilho contém uma quantidade abundante de terpenoides, flavonoides, glicosídeos e ácidos fenólicos Vila, 2002. Há um número convincente de estudos que revelam que o Timol isolado ou Timol em plantas,  possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias potentes. Marchese et al. 2016 revisou exaustivamente as propriedades antimicrobianas do Timol. Devido a suas potentes propriedades antimicrobianas, o Timol é frequentemente usado na odontologia para o tratamento de infecções da cavidade oral Maruniak et al., 1992 ; Shapiro e Guggenheim, 1995 ; Twetman et al., 1995 ; Ogaard et al., 1997 ; Khan et al. , 2017.

       Na Idade Média os cuidadores de cavalos davam-lhes galhos de Tomilho e os alimentavam com sopas de Tomilho para que a sua força, coragem e bravura não os deixassem na batalha. Naqueles anos distantes, todos, especialmente os idosos, bebiam regularmente infusões de Tomilho para manter sua força física e para se protegerem de doenças.

Chá Tomilho

Uma colher de sopa rasa de folhas. 300 ml de água.

        Modo de fazer -  Ferva água e o Tomilho. Tampe a panela com uma tampa bem vedada para reter os princípios ativos. Ferva por dois minutos. Atenção >> os minutos devem ser contados depois do inicio da fervura. Após ser esfriado à temperatura ambiente, o chá deve ser coado. Tomar apenas 100 ml por vezes. Frio ou morno.

Saiba mais sobre as evidências científicas do Tomilho em  tomilho

 

Imagine que tudo o que sua mão toca, pode potencialmente transportar vírus, bactérias ou fungos

      A higiene eficaz das mãos minimiza a transmissão de patógenos das mãos contaminadas de um indivíduo infectado por meio do contato direto de pessoa a pessoa ou indiretamente por contaminação ao toque de objeto ou superfícies. Patógenos respiratórios como a gripe também são transmitidos via dispersão aérea de gotículas de saliva quando um indivíduo infectado respira, tosse ou espirra e podem se espalhar por gotículas impulsionadas pelo ar e inoculadas no nariz e boca a curta distância.

       Considerando esses modos de transmissão, a higiene bucal por gargarejo, juntamente com a lavagem das mãos e o uso de máscaras, pode ser benéfica para ajudar a minimizar o risco de infecções respiratórias adquiridas na comunidade e no hospital. Como as secreções respiratórias podem atingir e qualquer bactéria ou vírus se espalham para a superfície, a lavagem frequente das mãos é a melhor maneira de evitá-la. Lave as mãos frequentemente e incentive seus filhos a fazer o mesmo. Também se aplicam outras precauções de bom senso, como cobrir a boca e o nariz quando tossir, não compartilhar copos ou utensílios de cozinha e evitar contato próximo com quem está doente.


Faça seu próprio desinfetante com chá de cravo e sabão de coco.

Derreter sabonete ou sabão de coco no chá de Cravo para assepsia das mãos.

10 gramas de cravos moídos. 600 ml de água. Deixe ferver por 10 minutos. Coar. Cortar 200 gramas de sabonete ou sabão de coco em pedaços e acrescentar ao chá. Levar ao fogo baixo para derreter. OBS: feito com o chá fica mais escuro.

 

Estas plantas são vendidas nos supermercados, em farmácias ou em lojas de produtos naturais.

 

  Se gostou do site divulgue, né!