Guia Sistema respiratório: patologias e recomendações

Curando e Prevenindo Infecções Respiratórias com Plantas Medicinais.  Numerosos estudos fornecem evidências claras de que a Fitoterapia melhora. 

  • Doença Pulmonar Obstrutiva. Gripes, Rinites, Faringite, amígdalite, Sinusite, Pólipos nasais,  Congestão nasal. Doenças do pulmão = Enfisema Pulmonar, Asma, Bronquite, tuberculose, Pleurisia, Pneumonia, Pneumonia associada ao ventilador, Pneumonia Eosinofílica, Pneumonia: induzida por drogas, Pneumonia: Intersticial, Edema pulmonar, Pneumonite, Bronquiolite. 

 Quais plantas medicinais escolher de acordo com os sintomas presentes: muco, tosse e outros. Plantas medicinais para curar infecções virais ou bacterianas. Plantas medicinais para prevenir ou evitar infecções repetitivas. Receitas eficazes para a tosse, para eliminar mucos e inflamações.



Leia mais: https://www.tiaxica.com/curso-de-fito/
Guia Doenças do pulmão e do Sistema respiratório: patologias e recomendações
 
Curando e prevenindo infecções respiratórias com Plantas Medicinais.  Numerosos estudos fornecem evidências claras de que a Fitoterapia melhora.
    Doença Pulmonar Obstrutiva. Gripes, Rinites, Faringite, amígdalite, Sinusite, Pólipos nasais,  Congestão nasal. Doenças do pulmão = Enfisema Pulmonar, Asma, Bronquite, tuberculose, Pleurisia, Pneumonia, Pneumonia associada ao ventilador, Pneumonia Eosinofílica, Pneumonia: induzida por drogas, Pneumonia: Intersticial, Edema pulmonar, Pneumonite, Bronquiolite.
 Quais plantas medicinais escolher de acordo com os sintomas presentes: muco, tosse e outros. Plantas medicinais para curar infecções virais ou bacterianas. Plantas medicinais para prevenir ou evitar infecções repetitivas. Receitas eficazes para a tosse, para eliminar mucos e inflamações.
 

 

Doenças pulmonares
Existem as doenças e distúrbios respiratórios: infecciosos e crônicos.  As infecções pulmonares são mais comumente bacterianas ou virais. No tipo viral, um patógeno replica dentro de uma célula e causa uma doença, como a gripe. As doenças crônicas, como a asma, são persistentes e duradouras.
Asma
 
Bronquite
 
Bronquiectasia
A Bronquiectasia danifica os cílios que alinham o interior de suas vias aéreas. Cílios danificados não podem fazer seu trabalho de varrer sujeira e muco fora de seus pulmões. Com bronquiectasias, suas vias aéreas se alargam e se estendem. As vias aéreas são tão esticadas que formam pequenos bolsos. Germes, poeira e muco coletam-se nesses bolsos e ficam presos. A bronquiectasia não pode ser curada com os remédios convencionais, mas com o tratamento natural adequado, a maioria das pessoas com bronquiectasias pode viver vidas relativamente normais.
Câncer de pulmão
Existem vários tipos principais de câncer de pulmão. Cada tipo de câncer de pulmão cresce e se espalha de maneiras diferentes. Cada tipo deve ser tratado de forma diferente.
 
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
A DPOC é uma desordem respiratória crônica causada por exposição a longo prazo a substâncias que irritam e danificam os pulmões. Estas substâncias incluem a fumaça do cigarro e outros poluentes inalados. Os dois principais tipos de DPOC são bronquite crônica e enfisema. Na bronquite crônica, as vias aéreas inflamadas se constroem e geram excesso de muco, dificultando a respiração. No enfisema, os alvéolos nos pulmões são danificados. Isso interfere com a absorção de oxigênio, fazendo o paciente sentir falta de ar.
 
Embolia pulmonar
A  Embolia pulmonar acontece quando uma ou mais das suas artérias em seus pulmões fica bloqueada por um coágulo de sangue, gordura ou tumor. O tipo mais comum de embolia pulmonar é causado por um coágulo de sangue que se move através de sua corrente sanguínea, passa pelo seu coração e bloqueia uma artéria no pulmão. A maioria das embolias pulmonares são causadas por coágulos originados nas extremidades inferiores (trombose venosa profunda), e muitos resolvem por conta própria. No entanto, em alguns casos, a embolia pulmonar pode causar morte súbita.
 
Fibrose cística
A fibrose cística  é a doença genética fatal. A fibrose cística afeta principalmente os pulmões e a digestão das pessoas. As pessoas com fibrose cística têm um muco invulgarmente espesso e pegajoso que obstrui os pulmões, dificulta a respiração e pode levar a infecções pulmonares com risco de vida.
 
Fibrose Pulmonar Idiopática
A fibrose pulmonar idiopática (IPF) é um tipo de doença pulmonar que resulta em cicatrizes (fibrose) dos pulmões por uma razão desconhecida. Ao longo do tempo, a cicatrização fica pior e torna-se difícil tomar em uma respiração profunda e os pulmões não podem ter em oxigênio suficiente. Ela é uma forma de doença pulmonar intersticial, envolvendo principalmente o interstício (tecido e espaço ao redor dos sacos aéreos dos pulmões), e não afetando diretamente as vias aéreas ou os vasos sanguíneos. A função pulmonar é prejudicada quando o tecido fibroso se acumula nos pulmões, reduzindo a flexibilidade do órgão e sua capacidade de transportar oxigênio na corrente sanguínea. Uma série de hábitos, toxinas respiratórias e problemas de saúde podem causar as cicatrizes de seu tecido pulmonar. Fibrose refere-se ao tecido fibrótico, tecido fibrótico contém cicatrizes, o tecido torna-se mais espesso e perde sua elasticidade e capacidade de reagir de forma normal.  O tecido fibroso é um dos tecidos mais abundantes em todo o corpo. Tecidos fibrosos brancos consistem de fibras de colagêno, existem vários tipos de tecido fibroso essencial no corpo, mas o tipo de tecido fibroso envolvido na doença fibrótica é produzido como resultado de inflamação e ferimento. A fibrose pulmonar envolve a cicatrização do pulmão. Gradualmente, os sacos de ar dos pulmões são substituídos por tecido fibrótico.
Até o momento formação de fibras é de causa desconhecida e, portanto, denominada fibrose pulmonar idiopática. Em ambos os casos, a perspectiva de reparação dos pulmões não é boa. No entanto, você pode tomar uma série de medidas para aumentar a sua saúde pulmonar, melhorar a saúde respiratória e restaurar uma parte da energia que você provavelmente perdeu pela redução da função pulmonar.
 
Gripe
 A Influenza, comumente chamado de "gripe", é uma doença contagiosa: Um vírus da gripe pode passar pelo ar de uma pessoa para outra. Uma vez inalado, o vírus da gripe se move para o trato respiratório e entra em células epiteliais que revestem as vias aéreas. A infecção se espalha e o vírus replica, destruindo células hospedeiras e movendo-se para a corrente sanguínea. A resposta imunológica do corpo causa febre alta, calafrios e dores musculares.  A gripe é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da gripe. O vírus da gripe provoca infecções do nariz, garganta e pulmões. Ela pode manter as pessoas na cama por dias. Algumas pessoas estão mais em risco de complicações graves da gripe, incluindo idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças pulmonares de longo prazo como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Parar a disseminação de germes. Lave bem as mãos e com frequência. A maneira mais comum de pegar a gripe é através da sua mão. Se você tocar em algo com germes de gripe, em seguida, tocar os olhos, nariz ou boca, você poderia ficar infectado com a gripe. Fique longe quando você está doente ou de outros quando estão doentes. Não espalhe a gripe. Recomendamos vivamente que fique longe do trabalho, da escola e dos locais públicos quando estiver com gripe. Cubra a boca e o nariz com um lenço ou a mão ao tossir ou espirrar.
 
Hipertensão pulmonar
A Hipertensão pulmonar (HP) é uma doença em que você tem pressão arterial anormalmente alta nos vasos sanguíneos de seus pulmões (artérias pulmonares). Em PH, as artérias pulmonares tornam-se estreitas e podem ser marcadas até o ponto de serem fechadas. PH é uma doença grave, e pode ser fatal.
 
Pleurisia
A pleurisia é uma inflamação da pleura. A pleura é uma membrana de duas camadas que envolve o pulmão e alinha a cavidade torácica. Em pessoas com pleurisia, as duas camadas de pleura ficam inflamadas (vermelhas e inchadas). Isso pode criar um espaço entre as camadas chamadas cavidade pleural (cavidade significa espaço). Na pleurisia úmida, este espaço pode encher-se com líquido que pode ficar infectado.
 
Pneumonia
A Pneumonia pode ser fatal. É uma das principais causas de morte e hospitalização em idosos e em pessoas com doenças crônicas de longo prazo. A boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para diminuir o risco de contrair pneumonia.
 
Resfriado
O Resfriado comum é provavelmente a doença respiratória mais comum. Muitos vírus diferentes podem causar um resfriado; mais de cem vírus (rinovírus) foram identificados até agora.
 
Tosse crônica.
É normal ter tosse ocasionalmente, especialmente se você tiver um resfriado, gripe ou alergias. A tosse tem um propósito. A tosse ajuda a eliminar o muco das vias aéreas. Este muco pode ser causado por fumar, um resfriado, uma infecção pulmonar ou uma doença pulmonar como asma ou DPOC. A tosse pode ser causada por uma condição não relacionada a seus pulmões, como azia, alguns medicamentos ou irritantes da garganta (por exemplo, poeira, poluição ou produtos químicos no local de trabalho ou em casa). Tosse com sangue ou muco espesso não é normal. Se a sua tosse o torna muito cansado ou tonto, provoca dor no peito ou estômago, você deve conversar com seu médico.
 
Tuberculose

 

Como não ativar o câncer do pulmão
Sabia que o câncer do pulmão pode permanecer latente durante 20 anos e que é possível evitar que ele nunca “se ative”?
Cientistas da organização Pesquisa do Câncer no Reino Unido acabam de publicar um estudo, na revista Ciência, indicando que o câncer do pulmão pode permanecer escondido no corpo, até durante 20 anos, antes de se desenvolver no cancro agressivo e mortal que rouba centenas de milhares de vidas, todos os anos. Os investigadores examinaram o impacto do tabagismo sobre a doença, mas também revelaram que uma série de outros fatores podem conduzir a doença à sua forma agressiva, enquanto o câncer cresce sem ser suspeito.
Numa declaração a médica, o Dra. Noel Snell, diretor de pesquisa da Fundação Britânica do Pulmão, explicou por que motivo essa investigação é tão relevante:
Esta nova pesquisa empolgante sugere que, se os cânceres pudessem ser diagnosticada num estágio muito inicial, poderíamos ser capazes de combater a doença mais cedo e melhorar drasticamente as taxas de sobrevivência. 
O câncer do pulmão é o mais mortal de todos os câncer, mas é também o mais evitável. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 207 339 americanos foram diagnosticados com câncer do pulmão em 2011 e, nesse mesmo ano, 156 953 morreram. O câncer do pulmão é a manifestação de um crescimento excessivo de células anormais, em um ou ambos os pulmões, normalmente as células pulmonares que circundam as vias aéreas (brônquios e bronquíolos).
O fumo é responsável por cerca de 87% dos diagnósticos de câncer do pulmão. Outros fatores de risco incluem o fumo passivo, outras substâncias do tabaco, histórico familiar de câncer do pulmão, e exposição a produtos químicos tóxicos.
A boa notícia é que, mesmo se o câncer do pulmão estiver dormente no corpo, é possível evitar que ele se ative, seguindo estas técnicas de prevenção do câncer pulmonar:
  • Coma frutas e vegetais ricos em antioxidantes: De acordo com uma revisão de milhares de estudos realizados pelo Fundo de Investigação Mundial do Câncer e o Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, brócoli, frutos silvestres e alho possuem propriedades anticancer particularmente potentes. Adicione alguns morangos, espinafres e cenouras na dieta para proteção extra!
  • Deixe de fumar: Mesmo que tenha fumado durante vários anos, pode diminuir drasticamente o risco de desenvolver câncer do pulmão, se parar de fumar agora.
  • Saiba o que não comer: As dietas ricas em carnes processadas, carne vermelha, alimentos salgados, gorduras trans e óleos de sementes industriais (como o óleo de canola), e bebidas açucaradas têm sido associadas a um maior risco de câncer.
  • Esteja seguro no local de trabalho: Saiba que produtos químicos e toxinas se escondem no seu local de trabalho e proteja-se em conformidade. Use sempre qualquer equipamento ou cobertura de proteção fornecido, como uma máscara facial.
  • Evite o fumo passivo: O fumo passivo de cigarros, charutos e cachimbos contém 60 agentes cancerígenos conhecidos. Evite bares e restaurantes onde é permitido fumar, e limite os contatos com fumadores.