Raízes que fazem milagres!
Conheça mais sobre os benefícios dessas raízes que estão fazendo verdadeiros milagres. Quem me conhece bem sabe, que eu não gosto desses temos: milagres, milagroso, poderoso, e etc e etc, mas dado ao que algumas raízes fazem na melhora de alguns problemas de saúde, acho que nessas o termo fica apropriado e interessante.
São chamadas de raiz, mas algumas são rizomas.
Há raízes que fazem tão bem para a saúde e são verdadeiras fonte medicinal para conservar a vida com saúde, mas muitas pessoas desconhecem o seu potencial. Elas podem enriquecer e diversificar a nossa alimentação. Podemos utilizá-las para dar mais sabor e aroma ao alimento e melhorar a saúde.
Por mais que as prateleiras das farmácias estejam cheias de medicamentos ultramodernos, os chás feitos dessas raízes tem se mostrado tão eficazes quanto eles e, às vezes, até superiores a esses medicamentos no alívio de diversos tipos de dores.
As mil e uma utilidades das raízes: você vai se surpreender
As raízes tem muito mais propriedades do que imaginamos: eliminam dores, inflamações e gorduras, são antioxidante, fortalecedoras das defesas; são capazes de beneficiar o organismo e até de promover a cura de doenças.
O gengibre é uma planta apreciada a milhares de anos pelos chineses e orientais, devido às suas ricas propriedades, mas há outras raízes que são também muito importante para a nossa saúde.
De forma geral, existem muitas raízes que tem potencial medicinal, mas vou falar de seis tipos: a cúrcuma –longa, a zedoaria, o gengibre, a galanga, a bardana e a Raiz forte. A zedoaria, a galanga são, no Brasil, as menos populares, ou pouco disponíveis no mercado. Cada raíz é uma espécie vegetal específica. Ao contrário do que muita gente pensa, elas são rizomas e não raízes.
Durante mais de 5.000 anos, alguns povos têm bebido diariamente o chá dessas raízes e utilizado-as como tempero por causa de seus benefícios à saúde. Mas a maioria das pessoas desconhecem esses benefícios, por isso não as utilizam.
Conhecer todos os seus benefícios e aprender a utilizá-las é importante.
Esses raizes (rizoma) servem tanto para uso na forma de chá e como temperos.
A Galanga é tão importante que até já foi chamada de tempero de vida. A galanga aumenta e estimula o fluxo sanguíneo no corpo e no cérebro. Também é usada como estimulante sexual. galanga
A Gengibre atua em mais 100 problemas de saúde.
Os espetaculares benefícios do gengibre têm sido provados cientificamente, e eles abordam desde infecções bacterianas ao tratamento do câncer. Muitos benefícios do gengibre são baseados em evidências reveladas por estudos. É uma planta que vem surpreendendo nos últimos estudos.
A eficácia do gengibre e o seu potencial terapêutico. A lista de benefícios já confirmados é tão grande que temos a certeza que, o gengibre é indispensável em nosso dia a dia. 
A cúrcuma - longa é uma planta medicinal que pode prevenir e curar mais de 175 doenças.
Essa planta é a mais estudadas de todos os tempos, com 5.100 referências na Biblioteca Nacional de banco de dados bibliográficos do Medline. Você sabia que existem 600 razões pelas quais a cúrcuma - longa deve ser incluída no seu dia a dia. Ela ajuda em 175 doenças e sua ação é superior a muitos remédios, dizem os cientistas. 
Leia mais sobre esses raizes (rizoma) podem fazer pela sua saúde na coluna a esquerda do site
Proteção cardiovascular, vai um tempero aí?
Os principais objetivos da alimentação saudável para prevenir a doença cardiovascular visam levar a valores adequados de peso corporal, a glicose, o colesterol LDL (muitas vezes denominado “colesterol mau”), colesterol HDL (conhecido como “colesterol bom”) e triglicerídeos. Para o conseguir, a ciência vêm reconhecendo a importância de algumas raízes consideradas como tempero, dentre elas esta a Cúrcuma-longa. Entre os mecanismos possíveis de cardioproteção, decorrentes do consumo desta raiz, realçam-se também a diminuição da inflamação e o aumento da defesa antioxidante.
Especiarias dilata artérias e impede danos ao coração
Você sabia que as porções culinárias de alguns temperos pode impedir os danos cardiovasculares?
Enquanto as especiarias são consideradas ingredientes culinários para a melhoria estética do prato ou o sabor dos alimentos, elas também são medicinais e em certos aspectos pode diminuir os danos que causamos ao coração. Veja o artigo completo em curcuma-longa
Remédio feito do extrato do cúrcuma-longa
Um laboratório brasileiro, lançou um remédio com ação é anti-inflamatória e antioxidante, destinado ao tratamento de osteoartrite e artrite. O medicamento tem como princípio ativo a curcumina que inibem a dor e inflamação. É o primeiro medicamento fitoterápico no país que utiliza o extrato padronizado e concentrado da Curcumina em sua fórmula e tornou-se uma opção terapêutica receitada por Ortopedistas e Reumatologistas.
Obs: O consumo diário do chá ou pedaços da raiz na alimentação são preventivos e curativos tanto quanto o medicamento produzido em laboratório.
O que diferencia na Cúrcuma produzida para remédio da Cúrcuma para tempero é método de preparo das raízes.
Ambas são extraídas da mesma planta, porém, o processo é diferente em relação à maturação, que para ter maior concentração da Curcumina, a Cúrcuma é colhida após 16 meses do plantio. Esse procedimento estimula um aumento dos níveis de Curcumina, o que deixa a raiz com uma cor bem alaranjada. Já a Cúrcuma plantada para fazer tempero é colhida com 8 meses. O processo de desidratação da planta é feito de forma a evitar a perda da Curcumina, na Cúrcuma para tempero é secada a luz solar direta, onde a perda da Curcumina é evidente, como mostramos na foto, a Cúrcuma fica amarela.
São-lhe ainda atribuídas propriedades antiagregante plaquetária e antioxidante, estando também descritos benefícios da sua administração na prevenção de hiperlipidemias (níveis sanguíneos elevados de colesterol e trigliceridios), arteriosclerose e tromboembolias.
Mais recentemente, têm sido realizados alguns estudos acerca das suas propriedades anti-inflamatórias, cujas conclusões permitem a sua inclusão em diversos suplementos alimentares indicados como coadjuvantes no tratamento de artrites e de outras condições inflamatórias de origem reumatológico. Cúrcuma é também um remédio natural valioso para pacientes reumáticos, pois o tempero combate a inflamação nos músculos e articulações.
Interessante para os diabéticos: Cúrcuma reduz os níveis de açúcar no sangue.
Mas cúrcuma também tem um efeito surpreendente sobre a pressão arterial. Ele reduz a pressão arterial elevada e pode prevenir a inflamação nas paredes dos vasos.
A cúrcuma também atua preventivamente contra a aterosclerose precoce e, assim, torna-se um remédio natural valioso para combater as doenças cardiovasculares, principalmente derrame e ataque cardíaco. Por todos os benefícios que faz a nossa saúde, a cúrcuma é chamada de tempero da vida.
Quer seja em preparações culinárias ou sob a forma de suplemento alimentar, inclua a cúrcuma - longa no seu quotidiano e desfrute ao máximo dos efeitos positivos que esta raiz apresenta sobre a sua saúde.
Raiz da Bardana
É uma raiz, que poucas pessoas conhecem, traz benefícios à saúde e é considerada uma planta medicinal. Na culinária natural, utilizam-se a raiz da bardana para incrementar tortas, sopas e saladas.
Toda a planta da bardana pode ser utilizada para fins medicinais. A bardana, também conhecida como gobó, é depurativa, diurética, eficaz para eliminar o ácido úrico, colerética, laxativa, diaforética, antisséptica, estomáquica e antidiabética.
Contém inulina, um polissacárido da frutose que lhe confere um sabor doce e que melhora o trânsito intestinal e tem uma ação prebiótica. Contém também mucilagens com ação protetora da mucosa gástrica e intestinal. Os seus ácidos fenólicos ativam o funcionamento da vesícula biliar e estimulam a eliminação de água pelos rins, sem excretar os sais minerais. Já os taninos têm uma ação adstringente, regeneradora dos tecidos internos e da pele.
bardana
A raiz de bardana também muito consumidas em alguns países pelo seu alto potencial medicinal.
A bardana – uma planta da espécie artium é recomendada pela cultura popular para aliviar totalmente ou parcialmente esses sintomas quando o corpo e os membros inferiores se movem com agilidade.
A bardana foi considerada como um valioso remédio durante toda a Idade Média. Sua raiz contém uma alta quantidade de mucilagem, que é recomendada para aliviar a irritação causada por cálculos renais e também suaviza os efeitos eliminatórios.
Um chá preparado com as raízes também é tradicionalmente utilizado na cultura popular para depurar o sangue e também como diurético.
O silício contido na planta é utilizado para dissolver cálculos renais, que podem ser um dos fatores que ocasionam dor na região lombar
As raízes da bardana são comestíveis, podendo ser consumidas cruas ou cozidas. No Japão, inclusive, é cultivada uma variedade para o consumo das raízes e, na Europa, os brotos e folhas tenras são consumidos como verduras.
Zedoária a planta que acaba com o mau hálito e cura gastrite
No período da dinastia Ming um erudito deixou registrado em seus livros que a zedoária, conhecida também por gajitsu, era capaz de curar a má circulação sanguínea. Leia mais: zedoaria
Leia mais: https://www.tiaxica.com/zedoaria/
Elimina halitose ou mau hálito que são odores desagradáveis e é chamado de bafo. O portador de halitose acostuma-se com o próprio hálito e, as vezes, nem perceber o odor.
No período da dinastia Ming um erudito deixou registrado em seus livros que a zedoária, conhecida também por gajitsu, era capaz de curar a má circulação sanguínea.
Leia mais: https://www.tiaxica.com/zedoaria/
Leia mais: https://www.tiaxica.com/zedoaria/
Raiz forte (Rábano): para que serve?
Muitas das vantagens do rábano são principalmente explicadas pelo alto conteúdo de nutrientes e minerais, que incluem fibra alimentar, vitamina C, folato, potássio, cálcio, magnésio, zinco e manganês, bem como a sua composição química orgânica de enzimas e óleos. Estes componentes trabalham em conjunto para fornecer os benefícios do rábano para a saúde humana.
Contém nutrientes úteis e fitoquímicos, alguns dos quais dão um odor característico e pungente, que é tão bem conhecido. É por esta razão que funciona tão bem como um aditivo alimentar e ingrediente em temperos. Algumas dessas substâncias são formas diferentes de isotiocianato e sinigrina.
Verificou-se que esses componentes possuem propriedades antioxidantes que potencializam a força do sistema imunológico e estimulam a atividade e produção de glóbulos brancos, a principal linha de defesa do corpo. O conteúdo de vitamina C também é impressionantemente grande, o que aumenta a força do sistema imunológico e une as forças protetoras contra os radicais livres.
Ajuda a perder peso, previne a ocorrência de câncer, artrite, reduz a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, melhora o sistema digestivo e desempenha o papel de um agente antibacteriano.
Em sua base, é possível preparar um remédio eficaz capaz de resistir a doenças com secreçoes inflamações do trato respiratório superior. Além disso, podem ajudar na cura da dor de garganta, bronquite, pneumonia, tosse.
A raiz de raiz forte contém muitos compostos voláteis fitoquímicos, como o isotiocianato de alilo, o isotiocianato de 3-butenilo, o propenilglucosinato 2- (sinigrina), o 2-isotiocianato de pentilo e o isotiocianato de feniletilo. Estes compostos exercem funções antioxidantes e desintoxicantes. Então, basta incluir este incrível alimento picante em sua alimentacao diária e aproveitar ao máximo suas propriedades benéficas.
Apresento os nutrientes de acordo com o banco de dados nacional da National Food USA:
Veja a tabela abaixo para uma análise completa dos nutrientes: Informação Nutricional por 100g
Energia – 48 kcal
- Carboidratos - 11,29g
- Proteínas - 1,18gr
- Gordura total - 0,69gr
- Colesterol - 0mg
- Fibra - 3,3gr
Vitaminas:
- Ácido fólico 57 μg
- Niacina 0,386 mg
- Ácido pantotênico 0,093 mg
- Piridoxina 0,073 mg
- Riboflavina 0,024 mg
- Tiamina 0,008 mg
- Vitamina A 2 UI
- Vitamina C 24,9 mg
Eletrólitos:
- Sódio - 314 mg
- Potássio - 246 mg
Minerais:
- Cálcio - 56 mg
- Cobre - 0,058 mg
- Ferro - 0,42mg
- Magnésio - 27 mg
- Manganês - 0,126 mg
- Fósforo - 31 mg
- Zinco - 0,83 mg (8%)
Fito-nutrientes:
- Caroteno-1 μg
- Criptoxantina-ß 0 μg
- Luteína-zeaxantina 10 μg