Dor de cabeça enxaqueca
     A enxaqueca é a forma mais comum de transtorno de cefaleia em todo o mundo. Médicos dizem que milhões de pessoas têm Enxaqueca ou cefaleia "completamente evitáveis". A enxaqueca é uma das causas mais frequentes de cefaleia recorrente e afeta 5% da população. Evidências consideráveis ​​apontam para uma causa vascular na cefaleia da enxaqueca, mas mais importante para um doente é apontar os mecanismos subjacentes que levam ao início de uma enxaqueca, que pode ter muitas causas. A coisa importante a lembrar é que somos todos únicos, e muitas vezes precisam de uma abordagem individual para resolver problemas de saúde, como dor de cabeça e enxaqueca.
     A etiologia da enxaqueca é multifatorial, com componentes genéticos e interações ambientais consideradas os principais fatores causais.  Alguns pesquisadores postulam que os déficits nas reservas de energia mitocondrial podem causar enxaqueca ou um aumento nos níveis de Homocisteína pode levar a ataques de enxaqueca; portanto, as vitaminas podem desempenhar um papel vital na prevenção da enxaqueca. A enxaqueca é um dos problemas neurológicos mais comuns e debilitantes. Embora numerosas drogas preventivas sejam usadas para tratar a enxaqueca, suas complicações são inevitáveis. A aplicação de fitoterápicos, especialmente plantas medicinais bem conhecidas, no tratamento de doenças crônicas, como a enxaqueca, pode ser eficaz.
     Alguns alimentos em nossa dieta podem desencadear ataques de enxaqueca em indivíduos suscetíveis.  Alguns alimentos podem causar um ataque através de uma reação alérgica.  Um certo número, como frutas cítricas, chá, café, carne de porco, chocolate, leite, nozes, vegetais e refrigerantes de cola, têm sido citados como possíveis alergenos associados à enxaqueca.  Esse mecanismo, no entanto, tem sido criticado: uma melhoria nos sintomas pela eliminação de alguns alimentos da nossa dieta não significa necessariamente uma reação alérgica imunologicamente.  .
     A alta taxa de incidência de Ige não é maior nesses pacientes do que na população geral.  Outras reações alérgicas não relacionadas à dieta também podem estar associadas a crises de enxaqueca.  Por outro lado, substâncias presentes nos alimentos podem ser a causa de modificações no tônus ​​vascular e causar enxaqueca naquelas pessoas tão propensas.  Entre essas substâncias estão a tiramina, fenilalanina, flavonoides fenólicos, álcool, aditivos alimentares (Nitrato de sódio, Glutamato monossódico, Aspartame) e Cafeína.  .
     Outro gatilho reconhecido para a enxaqueca é a hipoglicemia.  Alimentos como chocolate, queijo, frutas cítricas, bananas, nozes, carnes curadas, produtos lácteos, cereais, feijões, cachorros quentes, pizza, aditivos alimentares (nitrato de sódio, glutamato monossódico em comida de restaurante chinesa, aspartame como adoçante), café, chá, bebidas à base de cola, bebidas alcoólicas, como vinho tinto, cerveja ou uísque destilado em alambiques de cobre, podem causar um ataque de enxaqueca.  Para cada paciente, temos que avaliar quais alimentos está envolvido no ataque (não necessariamente produzidos pelo consumo do produto em questão), a fim de tentar evitar seus consumos como um meio de profilaxia para a enxaqueca. A eliminação de "gatilhos dietéticos" e a inclusão de várias fitossubstâncias naturais podem prevenir a enxaqueca. 
       Embora uma ampla gama de medicamentos agudos e preventivos esteja agora disponíveis para o tratamento de enxaquecas, muitos pacientes não terão uma melhora significativa na frequência e gravidade de suas dores de cabeça, a menos que sejam feitas modificações no estilo de vida.  Além disso, dada a miríade de efeitos colaterais dos medicamentos prescritos tradicionais, há uma crescente demanda por tratamentos "naturais", como vitaminas e suplementos para doenças comuns, como dores de cabeça. 
       Um histórico nutricional detalhado é útil na identificação de fatores desencadeantes de alimentos. A identificação de fatores desencadeantes de alimentos, com a ajuda de diários alimentares, é uma maneira barata de reduzir as dores de cabeça da enxaqueca.  Embora os dados sobre o papel de certos alimentos e substâncias no desencadeamento de dores de cabeça sejam controversos, certos subconjuntos de pacientes podem ser sensíveis a Feniletilamina, Tiramina, Aspartame, Glutamato monossódico, Nitratos, Nitritos, álcool e Cafeína. 
      Embora a patogênese da migrânea ainda seja pouco compreendida, várias investigações clínicas, bem como a consideração das atividades características da ampla gama de medicamentos conhecidos por reduzir a incidência de enxaqueca, sugerem fenômenos como hiperexcitação neuronal, depressão alastrante cortical, vasoespasmo, ativação plaquetária. e hiperatividade simpática, muitas vezes desempenham um papel nesta síndrome.  
  Aqui, deixo uma orientação dos tratamentos que me fizeram ter êxito em algumas pessoas acometidas da enxaqueca e uma compilação de diversos estudos que mostraram o papel dos fatores desencadeantes de alimentos no manejo da enxaqueca e revisamos as evidências de suplementos no tratamento da enxaqueca. 
         A evidência disponível para a eficácia de certas vitaminas e suplementos na prevenção de enxaquecas suporta o uso desses agentes no tratamento da enxaqueca. O uso dos seguintes suplementos no tratamento preventivo de enxaquecas, em ordem decrescente de preferência: Magnésio, Petasites hybridus, Camomila Matricaria, Coenzima Q10, Riboflavina e Ácido Alfa-Lipóico. Pode-se esperar que os níveis aumentados de taurina nos tecidos, assim como o aumento do magnésio extracelular, diminuam a hiperexcitação neuronal, neutralizem o vasoespasmo, aumentem a tolerância à hipóxia focal e estabilizem as plaquetas; a Taurina também pode diminuir o fluxo simpático.  .
Assim, é razoável especular que o taurato de Magnésio suplementar terá valor preventivo no tratamento da enxaqueca. 

 

 

As plantas que eu obtive exito na enxaqueca e auxiliam na forma de chá são: Ginkgo–biloba, Alecrim, Gengibre. A Silimarina em pó e a Losna foram eficazes em alguns tipos de enxaquecas. 
  O certo é fazer um de cada chá em separado para identificar qual é o mais indicado para a enxaqueca que lhe acomete. É importante observar o hábito alimentar que contribui muito para agravar ou melhorar uma doença. 
Cito o caso da Eliane que, por muitos anos, sofreu de enxaqueca. Quando participava de um dos meus cursos, falei sobre alimentos que curam ou que ajudam a adoecer. Sob a orientação que fiz, começou a testar os alimentos que comia no dia em que tinha as crises que, infelizmente, eram diária. Ensinei um creme natural para substituir o creme vegetal industrializado que ela adotou em sua alimentação. A partir de então, não teve mais crise. Conclusão: a sua enxaqueca era causada pelos elementos contidos nesse alimento. 
      De acordo com pesquisas, o Gengibre tem o poder de bloquear os efeitos das prostaglandinas, que é uma substância responsável pela inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro, que causa enxaqueca. 

 

Os níveis de ansiedade e depressão nos pacientes com enxaqueca que usam o chá de alecrim diminuíram após o tratamento. Além disso, a diminuição em seus níveis de ansiedade foi significativamente relacionada ao resultado do tratamento.  Estudo sugere que o Alecrim é eficaz para o tratamento da enxaqueca e seu efeito terapêutico está intimamente relacionado à melhora do nível de ansiedade.
A oxigenoterapia hiper ou normobárica tem validez no tratamento da dor da enxaqueca e cefaleia em salvas. Pubmed 17885769
O Magnésio intravenoso e oral deve ser adaptado como parte da abordagem multimodal para reduzir a enxaqueca. Pubmed 26752497
O 5-HTP mostra-se promissor no tratamento da cefaleia primária crônica. Pubmed 3913752
Uma proporção significativa de pacientes com enxaqueca pode ter doença celíaca e uma dieta isenta de glúten pode levar a uma melhora da enxaqueca nesses pacientes. Pubmed 12650798
Um extrato supercrítico de camomila Matricaria é seguro e eficaz na prevenção da enxaqueca. Pubmed  16232154
A terapia antioxidante com casca de pinheiro, vitamina C e vitamina E pode ser benéfica no tratamento da enxaqueca refratária a medicamentos, possivelmente reduzindo a frequência e a gravidade da cefaleia. Pubmed  16643582
O tratamento com um suplemento patenteado contendo magnésio, riboflavina e Q10 (Migravent® na Alemanha, Dolovent® nos EUA) teve um impacto na frequência de enxaqueca que mostrou uma tendência para significância estatística.  Os sintomas da enxaqueca e a carga da doença, no entanto, foram estatisticamente significativamente reduzidos em comparação com o placebo em pacientes com crises de enxaqueca. Após três meses de tratamento com o suplemento, foi observada uma redução da dor da enxaqueca e da carga da doença. Pubmed 25916335
Petasites hybridus L. Sinonímia Científica: Petasites officinalis tem valor terapêutico significativo para a prevenção da enxaqueca em crianças e adolescentes.
Pubmed 15836592
Petasites officinalis (Butterbur) é um tratamento preventivo eficaz para a enxaqueca. Pubmed 15623680
A fruta de Coriandrum sativum. (Coriandrum sativum) é uma das ervas mais comumente prescritas na medicina persa, que tem sido usada para tratar a dor de cabeça Coriandrum sativum fruta é eficiente na redução da duração e frequência dos ataques de enxaqueca e na diminuição do grau de dor. Pubmed 26889386
Queijo, chocolate, frutas cítricas, álcool e controle de natalidade podem contribuir para enxaquecas. Pubmed  6498931
Queijo, chocolate, vinho e cerveja podem atuar como "gatilhos" para enxaquecas enxaquecosas.  Pubmed 7635722
A Coenzima Q10 e os suplementos de L-carnitina têm efeitos benéficos nos níveis séricos de lactato e sintomas de enxaqueca. Pubmed 30612463
A Coenzima Q10 parece ser uma preventiva enxaqueca segura e eficaz. Pubmed 11972582
A Coenzima Q10 é eficaz e bem tolerada na profilaxia da enxaqueca. Pubmed 15728298
Deficiência de Coenzima Q10 pode ser comum em enxaqueca pediátrica e adolescente.  Pubmed 17355497
Camomila Matricaria e salgueiro branco são bem tolerados e eficazes na prevenção da enxaqueca. Pubmed 17163262
Alergias alimentares e enxaqueca. Pubmed 87628
O Ginkgo biloba parece ter valor na prevenção de enxaquecas em adolescentes. Pubmed 20464618
Ginkgolide B, um composto encontrado no Ginkgo biloba, é bem tolerado e eficaz na redução da frequência e duração da enxaqueca. Pubmed 19415441
Cefaleia e sensibilização mecânica dos músculos pericranianos humanos após ingestão repetida de Glutamato monossódico Pubmed 23565943
Alta dose de Riboflavina é eficaz na prevenção de enxaquecas. Pubmed 9484373
A dose elevada de Riboflavina é um método de profilaxia seguro, bem tolerado e de baixo custo para crianças com enxaqueca. Pubmed 29629048
A estimulação magnética transcraniana de alta frequência pode ter valor terapêutico na prevenção e tratamento da enxaqueca. Pubmed 19438928
Neste estudo, a frequência de enxaquecas foi diminuída com o uso medicinal de Cannabis.  Pubmed 26749285
A inalação de óleo essencial de lavanda foi usada no tratamento da enxaqueca com resposta significativa. Pubmed 22517298
Kiko, uma prática japonesa de Qigong, é segura e eficaz na prevenção de enxaquecas.Pubmed 19606507
Ácido Lipóico pode ser benéfico na prevenção de enxaquecas Pubmed 17355494
A terapia com laser de baixa intensidade pode ser usada para tratar a enxaqueca crônica.   Pubmed 30427505
Menor consumo de EPA e DHA foi associado com maior frequência de ataques de enxaqueca.  Pubmed 26120333
Reduzir a Homocisteína com o uso do Ácido Fólico, B-6 e B-12, pode ter um efeito terapêutico nas cefaleias da enxaqueca.  Pubmed 19384265
Óxido de Magnésio reduz a frequência e a severidade da cefaleia enxaquecosa em crianças.  Pubmed12786918
Taurato de Magnésio e o Óleo de peixe podem ser úteis na prevenção da enxaqueca. Pubmed 8961243
Melatonina pode ser usada em tratamentos de profilaxia para enxaqueca.  Pubmed29379562
A Melatonina foi superior à Amitriptilina na porcentagem de pacientes com uma redução maior que 50% na frequência de enxaqueca.   Pubmed 27165014
Suplementação oral com Óxido de Magnésio e L-Carnitina, além de tratamentos de rotina, pode ser eficaz na profilaxia da enxaqueca.  Pubmed 22895810
A calcificação da Glândula Pineal tem sido associada a distúrbios da enxaqueca.   26531271
O extrato de casca de Pinus radiata e a Vitamina C levaram a uma redução de 50% na frequência e gravidade das dores de cabeça.  Pubmed 23479241
Suplemento contendo Matricaria, Coenzima Q10 e Magnésio avaliados pode ser benéfico e seguro para a prevenção da enxaqueca.   Pubmed 28854909
Nível de Magnésio em pacientes com enxaqueca esta menor do que a população normal e e foi relacionado à frequência de crises de enxaqueca, apoiando assim, o uso de Magnésio na prevenção e tratamento da enxaqueca.  Pubmed 21983373
Os níveis séricos de Magnésio são baixos e o CÁLCIO e Magnésio alto naqueles com dores de cabeça pós-traumáticas.  Pubmed 11562631
Nível sérico de Magnésio é, em média, significativamente reduzido em pacientes com enxaqueca em comparação com o grupo saudável.  Pubmed 22593782
A suplementação de Ácido Fólico com Piridoxina pode diminuir as características dos ataques de enxaqueca, incluindo a gravidade da cefaleia e a frequência de ataque. Pubmed 28526386
O uso da Coenzima Q10 pode ser benéfico como tratamento preventivo para enxaquecas.   Pubmed: 28132202
Este estudo constatou que um maior número de dias mensais com cefaleia estava relacionado à deficiência de Vitamina D entre os portadores de enxaqueca.
Pubmed 29971976
Este estudo sugere que a Coenzima Q10 pode reduzir a frequência de dores de cabeça. Pubmed 27670440
O Triptofano, a Niacina, o Cálcio e a Cafeína podem ter valor terapêutico no tratamento de enxaquecas.  Pubmed 11133261
Suplementação de Vitamina D pode ser útil na diminuição da frequência de ataques de cefaleia e HDR entre pacientes com enxaqueca.  Pubmed 26487877
Suplementos com Ácidos graxos Ômega 3 e Curcumina podem ser considerados como uma nova abordagem promissora no manejo da enxaqueca. Pubmed 28478481
Folha de Centella asiática demonstraram efeitos antinociceptivos promissores em modelos animais de enxaqueca. Pubmed 25908624
Por que todos os pacientes com enxaqueca devem ser tratados com Magnésio. Pubmed 22426836
Cannabis pode conter compostos com valor terapêutico no tratamento de distúrbios da enxaqueca. Pubmed 17018694
Camomila Matricaria pode ser usada para reduzir a frequência de enxaqueca.  Pubmed 25892430
Mudanças de estilo de vida e dieta, bem como Acupuntura, Magnésio, Riboflavina e coenzima Q10 podem fornecer terapias adequadas para a enxaqueca durante a gravidez.Pubmed 20464586
A Melatonina tem potencial valor terapêutico na enxaqueca e outros distúrbios de dor de cabeça.  Pubmed 16548786
A Melatonina pode ser eficaz no tratamento de vários distúrbios de cefaleia primários, particularmente cefaleia em salvas e enxaqueca.  Pubmed: 27316772
A Niacina pode ter valor terapêutico na prevenção da enxaqueca.  Pubmed 12934790
A Riboflavina demonstrou eficácia na redução da frequência de enxaquecas em pacientes adultos.  Pubmed 28485121
 A Riboflavina é um potencial agente neuroprotetor que afeta uma ampla gama de distúrbios neurológicos.  Pubmed 28775706
O papel do Magnésio nos distúrbios neurológicos Pubmed 29882776
A atividade terapêutica da Matricaria em enxaquecas e epilepsia pode ser devida aos efeitos modulatórios do GABA-Benzodiazepínico. Pubmed 19441011
Esta revisão sistemática fornece evidências para a prevenção da enxaqueca com Magnésio.  Pubmed 29131326
Suplementação vitamínica mostra uma promessa para o tratamento de enxaquecas com aura e enxaquecas induzidas menstruais.  A enxaqueca menstrual, por outro lado, está associada ao aumento dos níveis de prostaglandina no endométrio, indicando um papel para a vitamina E, que é um anti Prostaglandina.  A vitamina C também pode ser usada como sequestrante de espécies reativas de oxigênio para o tratamento da inflamação neurogênica em pacientes com enxaqueca. As possíveis terapias baseadas na suplementação vitamínica para a profilaxia da enxaqueca, com foco na enxaqueca com aura e enxaqueca menstrual. PMID: 25815319
Plena atenção e profilaxia farmacológica têm efeito comparável sobre os biomarcadores de inflamação e índices clínicos na enxaqueca crônica.  Pubmed28527073
A redução do estresse baseado na atenção plena teve um efeito benéfico na duração da dor de cabeça, incapacidade, auto eficácia e atenção plena.  Pubmed 25041058
Os sintomas neurológicos ocorrem em 6 a 10% daqueles com doença celíaca, sendo a ataxia do cerebelo o sintoma mais frequente.  Pubmed19845007
Os pacientes tratados com Ioga durante um período de três meses tiveram uma redução significativa na frequência de enxaquecas e características clínicas associadas.  Pubmed17501846
O exercício aeróbico regular a longo prazo reduziu a intensidade, frequência e duração da dor da enxaqueca, possivelmente devido ao aumento da produção de Óxido Nítrico. Pubmed 12971707
Os presentes resultados indicam que a acupressão pode diminuir a náusea relacionada à enxaqueca durante o tratamento com valproato de sódio.   Pubmed 28682918
O efeito terapêutico da acupuntura nas enxaquecas pode ser devido à coordenação e redistribuição do metabolismo energético no cérebro.  Pubmed: 19055296
Há evidências de que a acupuntura pode ser um tratamento profilático eficaz contra enxaquecas. Pubmed 19160193
Vários fatores dietéticos podem desencadear ou contribuir para enxaquecas. Pubmed 8681169
 A Sucralose pode ser um gatilho da enxaqueca.  Pubmed: 16942478
A teoria é apresentada que as enxaquecas são uma resposta neuroprotetora defensiva integrada ao estresse oxidativo cerebral.  Pubmed 29034461
Estudo de caso: uma enxaqueca como apresentação inicial da doença celíaca. Pubmed 22405455
Esses achados suportam a hipótese de que a enxaqueca é uma consequência de uma perda de integridade neuro-hormonal e metabólica.  Pubmed 26707041
Terapias de relaxamento têm valor terapêutico no tratamento de cefaleias do tipo tensional e enxaquecas.  Pubmed 19935987
Este estudo mostrou uma diminuição clinicamente relevante na atividade da MMP-2 em pacientes com enxaqueca tratados com acupuntura. Pubmed 25164776
A acupuntura e suplementação com vários nutrientes e ervas podem ter valor terapêutico na prevenção de enxaquecas.  Pubmed 20464605
A acupuntura pode tratar e prevenir a enxaqueca crônica.  Pubmed 29354986
A acupuntura é um tratamento profilático eficaz para a enxaqueca e é superior aos medicamentos profiláticos.  Pubmed 26760126
Uma visão geral da dieta cetogênica e distúrbios neurológicos da infância que não a epilepsia. Pubmed 27841033
O aspartame é decomposta em formaldeído em vários tecidos e pode contribuir para a enxaqueca.  Pubmed 18627677
A acupuntura tem valor terapêutico no tratamento de crises agudas de enxaqueca.  Pubmed  19438740
A acupuntura é superior ao medicamento metoprolol na prevenção de enxaquecas. Pubmed 17115982
A acupuntura modula a atividade anormal do tronco cerebral na enxaqueca. Pubmed  28580293
Tratamento preventivo de acupuntura pode efetivamente melhorar a qualidade de vida dos pacientes com enxaqueca e reduzir o ataque de enxaqueca.  
Pubmed 19563186
O tratamento com acupuntura exibiu maior eficácia do que a terapia medicamentosa com flunarizina nos primeiros meses de tratamento para enxaqueca e com tolerabilidade superior. Pubmed  12390610
O tratamento com acupuntura foi eficaz na redução dos níveis de Óxido Nítrico, que foi encontrado 55% maior no grupo com enxaqueca em comparação com os controles.  Pubmed 25693309
Descobriu-se que a acupuntura é uma opção de tratamento melhor do que a terapia medicamentosa convencional, não apenas aliviando a dor da enxaqueca, mas também melhorando o perfil psicológico dos migrantes. Pubmed 25464680
O exercício aeróbico com relaxamento melhora a intensidade da dor da auto avaliação da enxaqueca. Pubmed 18614890
Há evidências de que a quiropraxia, incluindo a manipulação da coluna vertebral, melhora a enxaqueca e as cefaleias cervicogênicas. Pubmed 21640251
Uma dieta cetogênica poderia ajudar a reduzir a frequência de ataques de enxaqueca.  Pubmed  27245682
A acupuntura auricular tem valor terapêutico no tratamento da dor migratória unilateral.  Pubmed 20464619
Eletroacupuntura tem valor terapêutico no tratamento da enxaqueca.Pubmed 19514188
O tratamento quiroprático parece ser eficaz para o tratamento de enxaquecas. Pubmed   10714533