O natureba gosta de criar e inventar soluções para o seu dia a dia

 

      Bom, o termo “natureba” é como eu chamo, carinhosamente, a pessoa que segue uma linha mais saudável e busca na natureza ingredientes que podem contribuir para a sua saúde. São pessoas que tão ligada no que ingere e na qualidade dos produtos que consomem. O meu conceito de natureba engloba boas práticas e boas ações para a saúde e para o ambiente onde vivo.
 A cozinha é o lugar mais importante da casa de um natureba.
    Ele deixa a Natureza entrar na sua casa, coloca dedicação nesse ato e está preocupado com a sua saúde e da sua família! Usa ingredientes diferentes que agrega valor nutricional e medicinal para seu corpo e estabelece como prioridade fazer a comida que vai mantê-lo saudável e longe das doenças.

 

       Aquilo que para outras pessoas é lixo para um natureba é remédio e é ingrediente para deliciosas receitas. Por ignorar que esse é um ingrediente de remédio muita gente o joga no lixo. Quer saber o que você jogou fora e não sabia que tem duas fitossubstâncias muito valiosas para resolver problemas que afetam milhões de pessoas?
     Sabe-se que a Hesperidina, uma substância obtida de casca de frutas cítricas, possui múltiplas atividades biológicas e atividades antimicrobianas para vírus humanos. Impede a replicação do vírus influenza A por inibição viral, segundo estudo in vitro
      Vovó era incansável em "receitar" chá da cascas dessas frutas para a criançada. Salve a sabedoria da minha vó que, com certeza, não sabia que era a tal da Hesperidina que resolvia as gripes inibindo e evitando a replicação dos vírus, mas sabia que as cascas eram um excelente remédio.
Geleia de cascas - 1 Quilo de cascas de laranja e de limão. faz - se uma calda com meio quilo de açúcar. Quando  a calda tiver quase no ponto de bala, acreneta as cascas picadas
Minhas avós tinham razão. Aquelas receitinhas caseiras para curar doenças são cada vez mais comprovadas pela ciência.
Aprendi com minhas avós, que eram raizeiras e parteiras. Minha avó Maria Francisca sabia muito das ervas, dentre os seus muitos dotes estava o de preparar chás deliciosíssimos, valendo-se das plantinhas que cultivava no quintal. Naquela época ainda não existiam os chás em sachês de hoje em dia, e cada chá era feito da infusão ou decocção das próprias folhas, colhidas na hora, lavadas uma a uma, cuidadosamente, e colocada na chaleira. Vovó fazia disso um ritual que encantava os meus olhos de menina e chamava a minha atenção para a delicadeza daqueles gestos serenos. E se isso causava bem às pessoas, era o que valia para ela, na confirmação de que o bem está mesmo nas coisas mais simples, naquilo que está ao alcance das nossas mãos e muitas vezes passa despercebido pelas nossas rotinas da vida moderna, onde temos tempo pra tudo, menos para preparar um chá que faz tão bem.
     O costume de recorrer às plantas com propriedades medicinais vem passando de geração para geração desde a antiguidade e se antes o conhecimento era empírico, hoje há muitas pesquisas científicas que comprovam os poderes terapêuticos e mostram as substâncias contidas nas cascas de laranja, de limão, de tangerina e de toranja.

 

O natureba não para de inventar. Agora deu a lôca de vez, imagina um sorvete com gel da babosa e outras plantas de alto valor nutricional.
     Se a Aloe Vera pode abastecer o meu organismo com aminoácidos e ainda complementar as necessidades diárias de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina e suprir os minerais: cálcio, sódio, ferro, potássio, cromo, magnésio, manganês, cobre e zinco porque tenho que limitar o seu uso.
Uma planta соm tantas fitossubstâncias importantes nãо pode ficar limitada apenas ао uso na forma de suco. Aposte nо sabor е nа ѕuа saúde е sempre que possível acrescente o gel da babosa a outros alimentos. Veja mais dicas sobre babosa em  www.tiaxica.com/aloevera

 

Tem gelo de chá de hibisco com folha de menta piperita na casa de um natureba - fazer o chá do hibisco e colocar sobre a folha de menta na forminha. Veja mais receitas www.tiaxica.com/gelocha

 

Tem gelo de chá de hibisco na casa de um natureba - fazer o chá do hibisco e colocar na forminha . Veja mais receitas com hibisco em hibisco

 

Até o vinagre do natureba é sempre enriquecido com uma planta que agrega valor nutricional e terapêutico. Veja mais receitas com capuchinhas em flor-de-capuchinha

 

Até o bolo do natureba é enfeitado com algo que agrega benefícios a sua saúde. Bolo enfeitado com flores de Sabugueiro.Veja mais receitas com sabugueiro em  sabugueiro

 

  

   

Capuchinha na salada de batata
     Na cozinha de um natureba, as flores não estão apenas para decorar lindamente qualquer prato, e as suas sementes e botões  conservam-se no vinagre como as alcaparras. A salada do natureba tem umas florzinha, que além de enfeitar o prato o enriquece com os fitonutrientes contidos nela, que são de alto valor nutricional. Ainda tem gente que se atreve a dizer que somos malucos, mal sabem eles que além dessa salada ser deliciosamente deliciosa, com ela estou nutrindo meus olhos com a Luteína. 
Ao tomar conhecimento da importância da luteína na defesa do organismo contra doenças degenerativas e da sua capacidade protetora devemos aumentar o seu consumo por meio dos alimentos e dos chás que á contem em sua composição.
É isso que um natureba faz e olha que ele ganha duas vezes: se delicia com pratos bem gostosos e proteje a sua saúde com a reposição de nutrientes e fitossubstâncias importantes. O que essa tal de Luteína faz de bom para os meus olhinhos? Dê uma olhada em   flor-de-capuchinha
A receita é simples, basta acrescentar as capuchinhas  a salada de batata

 

Tem gelo de chá de gengibre na casa de um natureba

 

Tem gelo de suco de abacaxi na casa de um natureba

 

Bolo com fruto de Sabugueiro e casca de uva

 

Uma geléia de gengibre para passar no pão

 

Queima de folha de louro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A fumaça é usada como um purificador do ar.
Minha avó tinham razão quando dizia que a fumaça purifica o ar. Aquelas fumaça no quarto quando estávamos com gripe e quando tivemos sarampo não era maluquice, foi comprovado pela ciência.
     A fumaça medicinal reduz bactérias transportadas pelo ar. Ainda tem gente que se atreve a dizer que somos malucos, um estudo demonstrou que, usando fumaça de planta medicinal, é possível eliminar completamente diversas bactérias patogênicas humanas do ar dentro de um espaço fechado.
      Um estudo observou que uma hora de tratamento da fumaça medicinal emanada pela queima de mistura de ervas medicinais numa aérea de população bacteriana causou mais de 94% de redução da contagem bacteriana em 60 minutos e a capacidade da fumaça para purificar ou desinfetar o ar e tornar o ambiente mais limpo foi mantida por até 24 horas na sala fechada. Esse resultado sugere que o processo de combustão produz uma fumaça com atividade antimicrobiana.   
                            
Gel (mucilagem) de semente de chia ou de linhaça para hidratar e amaciar a pele e o cabelo.
Saiba como fazer e confira o passo a passo para preparar o gel:
  •  ferva em uma panela, por 5 minutos, uma colher de sopa de semente de chia ou de linhaça com um copo de água;
  •  coe ainda quente em uma peneira;
  •  espere esfriar o gel;
  •  armazene em um recipiente de vidro, por até uma semana na geladeira;
  •  antes de aplicar na pele ou no cabelo, acrescente uma colher de sopa de poupa de abacate.
Passe massageando o gel na pele ou no cabelo.  Deixe agir por uma hora ou mais. Lave normalmente.
 Pode ser usado a linhaça dourada ou marrom, mas é importante que seja a semente e não a farinha. O gel é totalmente natural e não deixa cheiro algum, não fica pegajoso e desaparece na pele ou no cabelo, é uma alternativa aos produtos industrializados. A pele e o cabelo ganha maciez e brilho.

 

 

Essa natureba preparou até um creminho natural para evitar assadura nas suas netas

 

Passar um creminho de Alecrim nas pernas para descansar é regra na vida do natureba.

 

Se o pezinho cansar, receberá uma cataplasma bem natureba. Que mimo!

 

Natureba gosta de axilas sem odor

 

Natureba cuida bem da pele passando um creminho feito de flores

 

Neta e sobrinho dessa natureba gostam de uma massagem com aquele creminho natural.
Até fingem que tão dodói para receber o mimo.

 

Natureba toma suco de flores

 

      Na varanda da casa de um natureba tem um pé de Capuchinha. Além de enfeitar, as suas belas flores vai prover a sua saúde de fitonutrientes imprescindíveis. Dê uma olhada aqui flor-de-capuchinha/  e veja o que essa "insignificante" florzinha pode fazer pela sua saúde.

 

Uma natureba preparando a flor de dente de leão para preparar alimentos deliciosos.

 

Um creminho hidratante para passar antes do batom.

 

Vida do natureba é assim, sempre pondo a mão na terra para cultivar suas plantinhas.

 

EM BREVE MAIS NOVIDADE. Aguardem!

  Se gostou do site divulgue, né!