A Manga, uma fruta rica em vitaminas, fibras, antioxidantes, micronutrientes e minerais, e um polifenol exclusivo chamado Mangiferina. Embora a Manga em si tenha sido elogiada por seus benefícios à saúde, os pesquisadores estão se interessando cada vez mais pela Mangiferina, que pode ser encontrada nas folhas, frutos, caroços e caules.
Estudos mostram que extratos de Mangiferina podem ter efeitos benéficos em distúrbios relacionados ao estilo de vida e doenças degenerativas, e os pesquisadores estão querendo para entender e utilizar esse potente polifenol.
Mangiferina, um polifenol encontrado na fruta da Manga e extratos vegetais, possui potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Foi demonstrado que a Mangiferina tem efeitos benéficos na saúde gastrointestinal, diabetes tipo 2 e saúde cardiovascular, e pode ter propriedades anticancerígenas.
>>>>>>>
Potencial antioxidante e anti-inflamatório da Mangiferina
A Mangiferina é um poderoso antioxidante que modula o metabolismo da glicose e mostra capacidades antioxidantes aprimoradas em condições inflamatórias e pró-inflamatórias. Os efeitos anti-inflamatórios da Mangiferina foram demonstrados nos pulmões, onde pode melhorar a lesão pulmonar aguda ao reduzir as respostas inflamatórias sistêmicas e pulmonares
Os antioxidantes da Mangiferina demonstraram proteger contra danos ao fígado e diminuir a peroxidação em linfócitos do sangue periférico humano, e a Mangiferina pode ter propriedades radioprotetoras graças à sua capacidade de suprimir radicais livres nas células.
Além disso, os benefícios anti-inflamatórios da Mangiferina foram demonstrados tanto no fígado quanto no coração, e os pesquisadores descobriram que a Mangiferina pode proteger contra a peroxidação lipídica e o estresse oxidativo ao regular positivamente a expressão de Nrf2, um fator de transcrição responsável pela regulação de antioxidantes protetores e respostas de desintoxicação.
No geral, as propriedades anti-inflamatórias da Mangiferina demonstraram reduzir danos macro e microscópicos em vários órgãos e tecidos, tornando-a uma terapia preventiva potencial para uma variedade de distúrbios. Muitos dos benefícios da Mangiferina vêm dessas fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
>>>>>>>
Mangiferina protege contra doenças cardiovasculares
A Mangiferina pode desempenhar um papel significativo de proteção cardiovascular ao diminuir o colesterol e o triglicerídeo e o processo inflamatório no tecido cardíaco.
O tratamento com Mangiferina também demonstrou aumentar a atividade enzimática e reduzir a formação de peróxidos lipídicos, que os pesquisadores usam como um marcador para risco de doença cardiovascular e distúrbios cognitivos vasculares.
Dado que a Mangiferina apresenta pouca ou nenhuma toxicidade e tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, há fortes evidências de que a mangiferina pode ser usada como uma terapia alternativa ou preventiva contra uma variedade de doenças. Os pesquisadores devem encontrar uma dosagem eficaz e aumentar sua taxa de absorção antes que ela possa ser usada efetivamente em nas condições clínicas.
>>>>>>>
Extrato de Mangiferina pode proteger contra Diabetes
Mais de 80% de todos os casos de diabetes são do tipo 2, que está associado a uma menor capacidade de aumentar a utilização de glicose no tecido muscular esquelético e no tecido adiposo. Essa diminuição no metabolismo da glicose e o aumento da insulina aumentam o risco de distúrbios como doenças cardiovasculares, fígado gorduroso e doenças renais.
Em um estudo, pesquisadores demonstraram que o extrato de Mangiferina reduziu significativamente o peso dos rins, ao mesmo tempo em que aumentou a atividade enzimática e a expressão de proteínas após apenas nove semanas. Outros estudos mostraram que o extrato de Mangiferina também pode reduzir o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e melhorar a tolerância à glicose oral após apenas 28 dias.
>>>>>>>
Mangiferina tem propriedades anticancerígenas
Pesquisadores acreditam que uma causa raiz da carcinogênese é o estresse oxidativo e há muito tempo buscam compostos antioxidantes polifenólicos naturais que possam mediar danos oxidativos no corpo. Um estudo descobriu que as capacidades antioxidantes da Mangiferina podem interromper a progressão da carcinogênese e induzir apoptose (morte celular) em células cancerígenas.
Foi demonstrado em vários estudos que a Mangiferina tem efeitos protetores contra vários tipos de câncer, incluindo câncer da mama, cólon, neural, pele e cervical, reduzindo o estresse oxidativo e suprimindo danos ao DNA nas células.
A Mangiferina tem propriedades imunomoduladoras
A forte ação imunomoduladora da Mangiferina vêm de sua capacidade de reduzir o estresse oxidativo em linfócitos, neutrófilos e macrófagos, e também aumentar o número e a atividade das células imunológicas em seu corpo.
Além disso, a Mangiferina inibe a peroxidação lipídica, o que os pesquisadores acreditam que pode ser responsável pela redução dos danos ao DNA induzidos pela radiação nas células imunes e explicar os fortes efeitos imunoestimulantes e anticancerígenos da Mangiferina.
>>>>>>>
Mangiferina melhora a saúde gastrointestinal
A Mangiferina tem efeitos gastroprotetores, levando os pesquisadores a acreditar que ela pode ser uma medida terapêutica útil contra complicações gástricas, incluindo diarreia, dor abdominal, perda de peso e anemia associadas à doença de Crohn e colite ulcerativa.
Esses efeitos são provavelmente devidos às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da Mangiferina, que contribuem para o desenvolvimento de distúrbios gastrointestinais. Em outros estudos, os pesquisadores descobriram que a Mangiferina melhora o íleo pós-operatório, um distúrbio de curto prazo da motilidade gastrointestinal após a cirurgia.
A Mangiferina melhora o trânsito intestinal reduzindo a resposta inflamatória intestinal e diminuindo os níveis de citocinas pró-inflamatórias no plasma, melhorando o trânsito gastrointestinal em indivíduos normais e constipados.
>>>>>>>