Fitoterapeuta é o profissional que entende da parte terapêutica das plantas medicinais e orienta o seu uso no tratamento de doenças, bem como na prevenção delas.

  A demanda é muito grande por fitoterapeuta que realmente saiba orientar quanto ao uso seguro de erva medicinal e em quais doenças e seus estágios pode-se valer das propriedades das ervas, qual o grau de eficácia em relação aos medicamentos sintéticos, forma de uso e de preparo.

  A fitoterapia o método de tratamento mais procurado, que mais cresce no Brasil e no mundo. O emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos. No entanto, temos poucos profissionais que realmente conhece e entende de fitoterapia.
 A procura pela Fitoterapia aumenta e isso exige profissionais verdadeiramente conhecedores dela. No entanto, temos poucos profissionais que realmente entende de Fitoterapia.  
 
 Temos poucos Fitoterapeutas no Brasil capacitados para receitar chás medicinais e fitoterápicos, isso porque o conhecimento deles acerca da fitoterapia é limitado, os cursos de fitoterapia e os extra curriculares oferecidos por algumas faculdades e por escolas particulares têm um conteúdo fraquíssimo. Receberam pouca informação na faculdade onde estudou, porque teve como professor quem pouco conhece de fitoterapia, o farmacologista.
 
  A demanda é muito grande por fitoterapeuta que realmente saiba orientar quanto ao uso seguro de erva medicinal e em quais doenças e seus estágios pode-se valer das propriedades das ervas, qual o grau de eficácia em relação aos medicamentos sintéticos, forma de uso e de preparo.

  O Fitoterapeuta mal preparado também contribui para desmoralizar a fitoterapia.
  Ele faz indicações que não funcionam e o paciente, por sua vez, atribui a falta de eficácia à planta indicada, não percebendo que aquele profissional é que não entende de plantas medicinais e ou foi mal preparado.
 

 

   Hoje, estamos diante de uma fitoterapia muito mais científica, já que existem estudos e trabalhos com um rigor científico mostrando que esta ou aquela planta é eficaz em determinadas condições clinicas e ou estética.

 

   Ao longo de anos, foram disseminadas muitas informações equivocadas e gerados muitos receios falsos sobre o uso de erva medicinal.  No uso de ervas faltam informações confiáveis e há muitas erradas, até mesmo nos cursos de fitoterapia, em livros, revistas, blogs e sites que abordam esse assunto.
 
Até os “entendidos” de planta medicinal dizem por ai que as plantas medicinais agem lentamente.
  Ao contrário ela tem ação rápida e algumas vezes, até imediata contrariando essa ideia de que age lentamente. Poderia dar aqui centenas de exemplos de efeitos rápidos e imediatos das ervas medicinais. Veja no link a cura.

 

         Ainda, hoje se verifica que as pessoas utilizavam incorretamente as plantas medicinais, algumas das quais de uso restrito dada a sua toxicidade.