Embora o corpo seja capaz de curar a si mesmo naturalmente, parece desnecessário sofrer o desconforto e a suscetibilidade à infecção causada pelo corte cirúrgico que e uma lesão no tecido do corpo, quando existem formas naturais de acelerar a recuperação e o processo de cicatrização e  diminuir o tempo de Convalescença após cirurgia.
  
        A resposta de cura do corpo a uma corte vem em etapas; plaquetas no sangue coagulam e glóbulos brancos inundam o local para combater entidades invasoras. As células da pele então se multiplicam pelo corte para fechá-lo; capilares se formam sob a nova pele, e o colágeno é produzido para fechar totalmente o corte à medida que ele amadurece. Este processo pode ser acelerado pela aplicação tópica de ervas anti-inflamatórias e antioxidantes específicas.
      Há recursos naturais para ajudar a controlar a ansiedade pré-cirurgia,  aliviar a dor pós-cesariana, eliminar o edema pós-operatório, eliminar a dor pós-operatório, constipação pós-operatório, acelerar a cicatrização cirúrgica, eliminar o hematoma.
Reduzir o inchaço, alivia a dor e acelerar a cicatrização de tecido cicatricial e atuar como um antisséptico para prevenir a infecção. 
     O Guia Fitoterapia e Fitonutrição na recuperação pós-operatória

 

Principais riscos do pós-operatório são.

Tanto no pré quanto no pós-operatório, é importante que o paciente tenha a ajuda adequada para favorecer sua recuperação.

Quais são os principais riscos que o paciente corre no pós-operatório?

É importante destacar que, durante o pós-operatório, o paciente passa por um processo longo até sua recuperação. Depois de uma cirurgia, geralmente vemos uma cicatriz externa, ou seja, o corte na pele. Em muitos casos, esta ferida tende a cicatrizar rápido. Porém, abaixo desta superfície, o corpo precisa reconstituir tecidos internos. Para isso, ele produzirá diferentes tipos de células e acionará sistemas diversos. Um dos sistemas que atuam nesse processo é o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Entre outras funções, ele restaura os tecidos e fica em alerta para combater eventuais bactérias que podem entrar no corpo por meio da incisão.

Devido a todas as necessidades do organismo neste período, o pós-operatório pode ter algumas complicações como:

Infecções no pós-operatório

A incisão da cirurgia abre a barreira protetora do organismo, que é a pele. Portanto, esta porta pode permitir a entrada de bactérias que proliferam no organismo e geram infecções. As infecções do corte cirúrgico estão entre os maiores riscos para os pacientes que passam por um procedimento. Quando acontece ainda no hospital, pode aumentar o tempo de internação. Alguns pacientes têm uma infecção durante seu período de recuperação em casa. É muito difícil determinar o que causou a infecção em um paciente no pós-operatório. As bactérias podem surgir durante a realização dos curativos.

Dificuldades de cicatrização

Além da abertura de pontos, o próprio processo de cicatrização pode ser mais demorado.

Trombose venosa

O risco de uma trombose acontecer após uma cirurgia é maior do que em uma situação normal. No entanto, ela acarreta sérias consequências e traz até mesmo risco de morte. Por isso, mesmo não sendo uma ocorrência tão comum, os recursos naturais disponíveis por meios de linimentos, cataplasma e compressas podem ser usados para evitar esta complicação. Tanto a cirurgia quanto o repouso prolongado aumentam o risco de trombose venosa profunda.

Retenção urinária e constipação

A retenção urinária e constipação intestinal também são frequentes no pós-operatório. Isso acontece, mais uma vez, por imobilidade durante o período de recuperação e também devido ao uso de anestésicos e medicamentos.

Abertura dos pontos

A abertura dos pontos depois de uma cirurgia recebe o nome de deiscência. Esta complicação pode acontecer por vários motivos, mas o principal é a pressão sobre a ferida operatória. Porém, a pressão também pode acontecer por fatores que a pessoa não consegue controlar, como um acesso de tosse ou espirros fortes e frequentes. Também não podemos deixar de destacar que, em alguns casos, a abertura dos pontos está relacionada a uma infecção no local da cirurgia.

 

Quais são os cuidados para um pós-operatório tranquilo?

Existem diversos fatores que podem acelerar a recuperação de um paciente no pós-operatório. Quanto mais ele proporcionar ao organismo as condições ideais para a reconstituição dos tecidos, mais tranquilo será esse período.

É importante destacar que, após uma cirurgia, o organismo já passa por um processo inflamatório. Assim sendo, o paciente deve adicionar elementos que contribuem para evitar o quadro de inflamação.

O fato é que a posição deitada e sem movimento não faz bem, embora seja necessária em alguns momentos. Pacientes que realizam cirurgias ortopédicas ou que necessitam de um repouso prolongado têm que contar com uso de cremes medicinais à sua disposição. Sarcopenia no pós-operatório. A Sarcopenia, que é a perda de massa muscular, acontece quando os pacientes precisam de um repouso muito prolongado no pós-operatório. Mesmo os jovens têm esta perda de massa muscular diante da necessidade de repouso prolongado. Em idosos, a perda é muito mais acentuada.

Assim, a alimentação é um dos fatores que contribui para uma boa recuperação. Também não podemos nos esquecer de que a alimentação que dever ser enriquecida com plantas medicinais adequadas para pacientes em recuperação pós-cirúrgica. Deve contar com um cardápio enriquecido de ingredientes anti-inflamatório e que  proporciona todos os nutrientes que o corpo precisa para restaurar os tecidos e acelerar sua recuperação.



 

 

Algumas pessoas já fazem uso regular da Fitoterapia para reforçar o tratamento convencional, há muitas evidencias que indicam que pacientes que fazem usam desse recurso têm maiores índices de recuperação que aqueles que apenas seguem apenas o tratamento convencional.

 

loção cicatrizante

linimento

cha antibactericida

cataplasma

suco regenerador e fortalecedor