Crajiru
Crajiru uma planta que já é usada no tratamento de diversas doenças, com bastante evidência em propriedades medicinais, tendo como principais princípios ativos os flavonoides, taninos e fitoesteróis. Os flavonoides são estudados de forma a evidenciar suas capacidades terapêuticas.
Evidências científicas indicam os diferentes efeitos biológicos de Arrabidaea chica, o que comprova o efeito terapêutico desta espécie na medicina popular, o que é explicado especialmente pela presença de uma ampla gama de compostos biologicamente ativos. Os relatos de uso sobre o Crajiru, destacam seus benefícios terapêuticos, com estudos científicos comprovando sua ação cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante. Na prática popular, o chá de Crajiru é usado para tratar úlceras, anemia, cistite e insuficiência renal, além de ser apreciado pelo seu efeito revigorante.
xxxx
Dentre os efeitos biológicos dos extratos das folhas de Arrabidaea chica, as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes são bem evidenciadas em estudo e correm devido a composição das folhas. Estudos demonstraram que os compostos identificados nos extratos das folhas de Arrabidaea chica, assim como em diversas outras plantas, são responsáveis pelas atividades farmacológicas mencionadas quando avaliados. Dos 43 compostos identificados nas folhas de Arrabidaea chica, sete moléculas (que compreendem as classes de flavonas, flavonóis, terpenos, tocromanóis e alcaloides) foram descritas como apresentando propriedades de cura.
zzz
Ação Cicatrizante e Antiulcerogênica: O extrato do Crajiru demonstrou ser eficaz na cicatrização e no tratamento de úlceras.
Ação Antimicrobiana e Antioxidante: O Crajiru possui propriedades que combatem microrganismos e protegem as células contra danos.
Propriedades Anti-inflamatórias: A planta é reconhecida por sua capacidade de reduzir a inflamação.
As suas propriedades medicinais ajudam a combater o cansaço, a desintoxicar o fígado e a tratar feridas e inflamações.
zz