Inflamação é o processo de reação do organismo a uma agressão que pode ter várias causas como traumas, lesões, doenças reumatológicas.

Não confundir inflamação com infecção. Quando o processo inflamatório tem como origem bactéria, fungo, vírus ou parasitas passa a ser  uma infecção.

 

Anti-inflamatório ou antiflogístico

     É uma  substância ou medicamento que combate inflamação. Os anti-inflamatórios são medicações que são capazes de reduzir a inflamação da região afetada. Eles diminuem a migração das células de defesa para o local afetado melhorando os sinais inflamatórios.

 

 

  É perigoso, pode causar danos gastrointestinais, cardíacos, hepáticos e renais

     Os riscos para o uso desordenado de anti-inflamatórios são alarmantes e podem provocar riscos a saúde dos usuários. Estudos comprovam casos de insuficiência renal, problemas hepáticos (hepatite), cardiológicos, alteração da mucosa gástrica, úlcera e hemorragias pulmonares.

    "Mesmo quando usado com orientação médica oferece risco e pode ser fatal," isso porque os médicos não sabem a verdade por trás de algumas das drogas que eles recomendam.  Mas em algumas condições clinicas seu uso se faz necessário.

     As reações adversas à drogas de prescrição são estimados que matam mais de 100.000 cem mil americanos por ano, tornando essas reações a quarta causa de morte maior nos Estados Unidos, atrás de câncer, doenças cardíacas, e acidentes vasculares cerebrais. No Brasil não temos estatisticas, mas com certeza, não deve ser diferentes de lá.

                                                         É absolutamente verdade que a maioria de nós têm sido ajudados de forma quase mágica pelas "maravilhas" da farmacêutica moderna, mas a realidade é que a medicina moderna criou uma falta de responsabilidade ao confiar somente nessa modalidade terapêutica para curar o que nos aflige e vem nos expõndo a tantos riscos e até a morte, ignorando que há outros recursos, que também podem promover a cura.

We now have on our hands a modern epidemic, consisting not only of diseases that are clearly a result of diet and lifestyle, but also of diseases due to the side effects of drugs used in their treatment.

 

   Os anti-inflamatórios sintéticos promovem alívio das dores e redução do quadro de inflamação. Entretanto, no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, seu benefício é insignificante, porque não controla a progressão da doença.

 

      O público está ciente dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso de anti-inflamatório oral, estão receosos e anseiam por produtos não agressivos. Por conta disso vem crescendo a busca por anti-inflamatórios naturais que atenda esses anseios.

     Os anti-inflamatórios de uso tópico, além de eficazes tanto quanto à um medicamento via oral, tem menos riscos de reações adversas  e despontam  na preferência pelo fato de que a partir, dos 50 anos de idade, aumentam as queixas de dores articulares e musculares, tornam mais frequentes os processos inflamatórios.

Em consequencia disso aumentará a frequência do uso de anti-inflamatório. 

 

  Tais medicamentos atuam por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local 

 

   Os anti-inflamatórios naturais de uso tópico geralmente são compostos também com substâncias de ação analgésicas, antissépticas, emolientes e vascularizadoras.

 

Os alimentos, além de nutrir são grandes aliados na batalha contra doenças inflamatórias.

     Os alimentos e as ervas medicinais anti-inflamatórios podem prevenir e bloquear a inflamação, fortalecendo o sistema imunológico e o equilíbrio de todas as funções básicas do organismo. 

 

Leia também em o-alimento-cura

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade