Enquanto a maioria de nós não estamos aproveitando o seu pleno potencial, a raiz da bardana tem sido usado por séculos para tratar uma série de doenças. Um dos seus benefícios na saúde mais notáveis ​​é o efeito sobre o fígado. Nos estudos, a raiz da bardana foi mostrada para ajudar o fígado a curar do dano do álcool e protegê-lo de mais dano. Isso pode ser devido aos poderosos antioxidantes encontrados na planta. A bardana contém ácidos fenólicos, quercetina e luteolina - todos antioxidantes poderosos que ajudam a proteger seu corpo dos radicais livres.

            Trabalha ajudando a empurrar toxinas para fora, e aumentando a habilidade do fígado para remover toxinas. A raiz de bardana é provavelmente o agente de desintoxicação mais famoso no arsenal de ervas. Ela pode ajudar a limpar o sangue, aumentando a eficácia de todos os sistemas de eliminação do corpo. Uma vez que é também um diurético (ajudando a livrar o corpo de excesso de água, aumentando a produção de urina), ajuda os rins a filtrar o sangue. .

           Contém inulina, uma fibra dietética natural e tem sido utilizado para melhorar a digestão. De fato, estudos recentes confirmam que a bardana possui propriedades prebióticas que poderiam melhorar a saúde. Extratos de raiz de bardana são encontrados em uma variedade de preparações à base de plantas.

         Ela também tem sido usado como um remédio tópico para problemas de pele como eczema, acne e psoríase. A erva ajuda aumentando a circulação para a pele e ajuda com a desintoxicação do tecido epidérmico. Também foi relatado para ajudar na destruição de bactérias. Uma infusão de óleo de raiz da bardana pode até ajudar com problemas de couro cabeludo. É dito para impulsionar o crescimento do cabelo, bem como manter seu couro cabeludo saudável. As folhas foram usadas para ajudar com pacientes queimados, como a erva é dito para ajudar com o gerenciamento de dor e reduzir o tempo de cura.

        Considerando todos os benefícios para a saúde já associados com esta planta, você pode se surpreender ao saber que ela ainda está sendo testado e considerado para novos tratamentos. Por exemplo, estudos mostram resultados promissores no uso de raiz de bardana para diabetes. Estudos anteriores descobriram que pode ajudar a baixar o açúcar no sangue. Ela também tem sido recentemente utilizado para tratar outras doenças crônicas, como câncer e AIDS.  

         Tradicionalmente, raiz da bardana é usado no Japão e em algumas partes da Europa como um vegetal, e as pessoas regularmente adicionam à sua refeição, devido a seus conhecidos benefícios para a saúde. Enquanto ela pode ser comida como um vegetal cozido, você também pode por a raiz em água fervente e beber como um chá.

 

Benefícios de saúde da raiz de bardana:

                as  raízes, brotos jovens, talos descascados e sementes secas transporta numerosos compostos que são conhecidos por ser antioxidante, agir na prevenção de doenças e promover a saúde.

                A raiz é muito baixa em calorias; Fornecer cerca de 72 calorias por 100 g. É uma boa fonte de não-amido polissacarídeos como inulina, glucosídeo-Lappin, mucilagem, etc, que ajudam a agir como um laxante. Além disso, a inulina age como prebiótica e ajuda a reduzir o peso corporal, e os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

                A raiz de bardana contém especialmente quantidades adequadas de potássio electrolítico (308 mg ou 6,5% dos níveis diários requeridos por raiz de 100 g) e baixa em sódio. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

                A raiz contém pequenas quantidades de muitas vitaminas vitais, incluindo ácido fólico, riboflavina, piridoxina, niacina, vitamina E e vitamina C que é essencial para a saúde. Tanto a vitamina C como E são potentes antioxidantes naturais que ajudam o corpo humano a evitar infecções, câncer e doenças neurológicas.

                Além disso, também contém alguns minerais valiosos como ferro, manganês, magnésio; E pequenas quantidades de zinco, cálcio, selênio e fósforo.

 

Raiz de bardana crua - Valor nutricional por 100 g
(Fonte: Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA)

Princípio

Valor nutritivo

Percentagem de RDA

Energia

72 Kcal

3,5%

Carboidratos

17,34 g

13%

Proteína

1,53 g

3%

Gordura total

0,15 g

<1%

Colesterol

0 mg

0%

Fibra dietética

3,3 g

8%

Vitaminas

   

Folatos

23 μg

6%

Niacina

0,300 mg

2%

Ácido pantotênico

0,321 mg

6%

Piridoxina

0,240 mg

18%

Riboflavina

0,30 mg

2%

Tiamina

0,010 mg

1%

Vitamina A

0 UI

0%

Vitamina C

3 mg

5%

Vitamina E

0,38 mg

2,5%

Vitamina K

1,6 μg

1%

Eletrólitos

   

Sódio

5 mg

<1%

Potássio

308 mg

6,5%

Minerais

Cálcio

41 mg

4%

Ferro

0,80 mg

10%

Magnésio

38 mg

9%

Manganês

0,232 mg

10%

Fósforo

51 mg

7%

Selênio

0,7 mg

1%

Zinco

0,33 mg

3%

Fitonutrientes

   

Caroteno-a

0 μg

-

Caroteno-ß

0 μg

-

Cripto-xantina-ß

0 μg

-

Luteína-zeaxantina

 

 

Usos medicinais

                      A bardana tem sido usado em muitos remédios populares como um dos melhores purificadores de sangue. Contém certos princípios diuréticos, que ajudam a expulsar produtos tóxicos do sangue através da urina.

                A erva utilizada no tratamento de problemas de pele, como eczema (dermatite), psoríase, secura da pele, etc As partes da planta têm sido utilizados como um remédio para problemas de fígado e vesícula biliar.

                A efusão de sementes de bardana tem sido usada para doenças de garganta e tórax.

                As folhas e hastes de bardana, além de seu uso como um vegetal, têm apetite estimulante e são um bom remédio para queixas de gás e indigestão (dispéptico).

 

 No Japão, popular como gobo está sendo cultivada em uma escala maior como uma erva alimentar.

Na botânica, porém, a bardana avistou-se como uma planta selvagem e fácil de crescer, existente em quase todas as partes do planeta.

Botanicamente, a bardana pertence à família das Asteraceae; No gênero de Arctium , e conhecido cientificamente como Arctium lappa .

 

Os praticantes da medicina tradicional chinesa usam a raiz de bardana para depurar as toxinas do sangue, e os erbalistas louvam a raiz de bardana como um potente lutador contra o câncer. A evidência preliminar sugere que raiz de bardana pode mesmo impedir a metástase das células cancerosas.

 

Tire proveito da raiz de bardana

Confie na raiz de bardana para preencher deficiencias nutricionais da dieta diária e para ajudar a impulsionar o sistema imunológico, promover uma boa saúde digestiva, e garantir uma pele radiante e saudável. Pode adicioná-la em pó aos batidos verdes, ou bebê-la como chá desintoxicante

 

 

 

 

 

 

Chá de raiz de bardana melhora o estado inflamatório e estresse oxidativo em pacientes com osteoartrite do joelho.

Pubmed 25350500 publicado 27 Out, 2014 Estudo Humano

 

Um isômero de ácido dicafeoilquínico da bardana Arctium lappa tem uma potente atividade antiúlcera.

Pubmed 25640125 Publicado 31/03/2015 Estudo Animal

 

Arctigenin da bardana inibe STAT3 e exibe potencial anticancerígeno em câncer de mama triple-negativo humano

Pubmed 27861147 Publicado 2 / 01 / 2017 Estudo Animal e In Vitro

 

Os extratos da raiz da bardana podem ser benéficos no tratamento da diabetes.

Pubmed 28348972 Publicado 28 / 02/ 2017 Estudo Animal

 

 O extrato de raiz da bardana é um agente promissor na prevenção da aterosclerose.

Pubmed 26746431 Publicado 31 / 12 / 2015 Estudo Animal

 

Obs: há mais estudos como estes acima relacionados mostrando outros estudos científico da bardana que ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças, jámas estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade