Seja gentil com seus pés, pois com o envelhecimento, há muitas alterações. Anos de uso e desgaste pode ser duro com eles. Os problemas nos pés são muitas vezes o primeiro sinal de condições médicas mais graves, tais como: artrite, diabetes ou distúrbios circulatórios.

                                         // PÉS BEM CUIDADOS //


Mais do que um gesto de beleza, ter pés cuidados é sinal de saúde. Cada problema pode ter consequências diretas sobre os pés, necessitando como tal diferentes tipos de abordagens e cuidados.
 
Pela sua extrema importância é, sem dúvida, um órgão digno de respeito, atenção e tratamento e cuidados específicos, personalizado e orientado segundo as patologias de que é alvo.
    O pé é o alicerce de todo o corpo e é responsável pelo equilíbrio. Sendo o pé a parte do corpo que nos permite caminhar e deslocar para onde pretendemos é de vital importância ter cuidado e o correto tratamento dos pés.

O pé por ser um órgão de suporte e locomoção, assume na pessoa idosa uma especial importância, porque permite a autonomia e mobilidade. No entanto, o processo fisiológico e natural do envelhecimento produz no pé alterações complexas e de difícil resolução.

      Assim, a podologia fitoterápica é importante, a medida em que ameniza as alterações apresentadas, dá ao idoso uma melhor qualidade de vida. Devemos dispensar mais cuidados aos pés para prevenir alguns males e doenças às quais eles estão suscetíveis. Sua pele é propensa a desenvolver calosidades, ressecamento e rachaduras. É importante ter cuidados diários com os pés. Não basta deixar que escorra a água enquanto se toma um banho.

 

É normal existir dores nos pés?
 
   A existência de dores nos pés é algo que é frequente, no entanto, não pode e nem deve ser considerado normal. O aparecimento das dores nos pés pode surgir devido a vários fatores, desde o tipo de calçado utilizado, como a própria profissão, ou até mesmo devido a causa intrínsecas, ou seja da própria pessoa ou do próprio pé.

    As doenças mais frequentes nos pés dos idosos são os joanetes; pés chatos; dedos em garra, sobreposição digital, espessamento ungueal; fungos nas unhas, artroses e tendinites, unhas encravadas, alterações da circulação periférica, ulceras (feridas), Queratopatias (Calosidades) e alterações do apoio plantar e da marcha.

 

Há plantas que previnem, tratam e eliminam alguns males e doenças que acometem os pés.

As plantas com propriedades antibactericidas, antifungicidas e antissépticas eliminam o odor e previnem rachaduras e micoses.

 O relaxamento dos pés em casa pode ser feito com chá de alecrim ou arruda em água morna.

       Quem fica muito tempo em pé ou caminha durante muito tempo, deve passar um creme que contenha plantas para aliviar o cansaço e também prevenir o aparecimento de bolhas, odores, calos e rachaduras.

 

 

Rachadura no Calcanhar
 
Das podopatias (doenças nos pés), uma das que mais ocorre é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea.

São lesões com espessamento e endurecimento e com perda de elasticidade que abre a pele. Às vezes, atingem a segunda camada da pele, causando sangramento e a dor. As fissuras calcâneas podem até atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar.

É preciso hidratarmos mais os pés! Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar devemos usar um creme  funcional.

 

 

 

Evite que os calcanhares fiquem rachados
 
Se o calcanhar esta cheio de fissuras. A desidratação é uma das principais causas de calcanhares rachados. Para mantê-los hidratados, passe um creme feito com óleos de ervas e vegetais.  No tratamento caseiro, basta recorrer ao uso de óleos naturais, exfoliar e hidratar. Os resultados podem ser surpreendentes.
   Para retirar a pele morta, e deixar o calcanhar lisinho e hidratado, separe uma bacia para essa finalidade, acrescente chá de alecrim morno o suficiente para cobrir os pés, e acrescente leite de aveia. Deixe de molho por 10 minutos, e com o uso de uma pedra pomes, esfregue os calcanhares com delicadeza.

Enxague e seque os pés, e em seguida, aplique um creme.




 

 

 

Joanetes são articulações inchadas e sensíveis que desenvolvem na base do dedão.

 

 

 

O pedilúvio é o banho dado aos pés para tratar certas doenças.

Utilizado à milhares de anos, era conhecido como escalda pés. Pode-se tratar várias enfermidades por meio dos pés. O escalda pé, feito em chás de plantas medicinais ou óleos essenciais, tem demonstrado vários benefícios. Como exemplo, podemos citar o alívio de dores, tratamento de abscessos, doenças articulares e musculares, alívio de tensões, proporcionando sensação de conforto e bem-estar.

A literatura cita que a técnica de escalda-pés é indicada em situações de relaxamento, dores, problemas circulatórios, eliminar estagnação.

Pessoas idosas, normalmente por terem menor frequência de atividades físicas e baixo metabolismo, podem apresentar dor, desconforto articular e muitas vezes muscular, desencadeando todo um desequilíbrio de saúde.

 

 

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade