As abelhas fazem mais do que o mel. Elas também fazem uma rezina chamada própolis. E esta "cola de abelha" é um bálsamo de saúde poderoso. Própolis contém até 300 compostos ativos.

Estas resinas têm propriedades germicidas naturais. Durante séculos, as pessoas usaram própolis em feridas e como remédio para doenças que variam de acne a câncer, osteoporose, prurido e tuberculose. Hoje, a própolis é usada na fabricação de gomas de mascar, cosméticos, cremes, pastilhas e unguentos e está sendo investigada como um selante dental e endurecedor de esmalte dentário.

       Vários estudos testaram a sua eficácia em humanos e animais como um tratamento para queimaduras, feridas menores, infecções, doenças inflamatórias, dores dentárias e herpes genital. Embora promissor, os resultados destes estudos são preliminares.

 

       Estudos modernos confirmam uma longa lista de benefícios para a saúde oferecidos pela própolis.

Uma pesquisa no PubMed mostra mais de 2.000 estudos sobre a própolis. Aqui estão apenas alguns dos seus benefícios para a saúde.

Um extrato à base de água de própolis previne eficazmente e cura a mucosite induzida por radioterapia.

Pubmed 26634113 Publicado 30/09/2015 Estudo Humano

 

A própolis natural pode ser um remédio eficaz para tratar a rinofaringite aguda e crônica em crianças.

Pubmed: 9179964 Publicado 01 /07/ 1995 Estudo Humano

 

A própolis tem uma atividade antimicrobiana significativa no tratamento da peridontite.

Pubmed 16022025 Publicado 01 / 07/ 2005 Estudo Humano

 

A própolis pode ter um papel terapêutico na inibição da inflamação associada à pleurisia.

Pubmed 15899563 Publicado 14/09/2005 Estudo Animal

 

A própolis verde suprime os tumores associados à neurofibromatose.

Pubmed19003952 Publicado 01 /03/ 2009 Estudo Animal

 

A própolis possui atividade antivírus influenza e melhora os sintomas da gripe em camundongos.

Pubmed 18610553 Publicado 1 /08/ 2009 Estudo Animal

 

A própolis é eficaz contra estomatite da dentadura.

Pubmed 18696746 Publicado 11 /08 / 2008  Estudo Humano

 

Obs: há mais 114 estudos como estes acima relacionados em nosso banco de dados, mostrando a eficácia da Própolis na prevenção e no tratamento de diversas doenças e já estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

 

        A própolis tem propriedades antibióticas e anti-sépticas comprovadas e também pode ter efeitos antivirais e anti-inflamatórios.

   Eu considero seguro e útil como um remédio caseiro. Você pode encontrá-la em várias formas em lojas de ervas ​​ou obter o material bruto de apicultores.             

Recomendo-o como um bom tratamento tópico para feridas não complicadas e, quando usado como um gargarejo ou em forma de spray, como um remédio para feridas e irritações na boca. Eu uso própolis em forma de tintura para tratar cânceres e dor de garganta.

       Se você teve uma reação alérgica ou de hipersensibilidade a picadas de abelha ou produtos de abelha (incluindo mel), você poderia reagir à própolis da mesma maneira.  Em alguns indivíduos, o uso freqüente de própolis também pode levar a reações, como inchaço, coleta de líquido, vermelhidão, queimação, eczema e febre.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade