Noz-moscada demonstra atividade antidepressiva.

Pubmed 16579733 Publicado 01 /03/ 2006   Estudo Animal

 

A noz-moscada tem um efeito hipolipemiante e antiplaquetário em coelhos.

Pubmed 9121167 Publicado 01 / dez / 1996   Estudo Animal

 

Noz-moscada tem propriedades antitrombóticas.

Pubmed 10404545 Publicado 1/06/1999   Estudo Animal

 

Os compostos extraídos da noz-moscada inibem a oxidação do colesterol LDL.

Pubmed 17998162 Publicado 01 / 11/ 2007   Estudo In Vitro

Obs: há mais estudos como estes acima relacionados, mostrando a eficácia da noz- moscada na prevenção e no tratamento de diversas doenças e já estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

 

É obtida a partir do fruto da planta moscadeira. As suas propriedades resultam da miristicina, pertencente a uma classe de medicamentos usados para tratar a depressão. Melhora a digestão e reduz a flatulência. Também ajuda a tratar a diarreia, os vômitos e náuseas.

A noz-moscada transmite uma incrível variedade de benefícios nutricionais, como manganês, cobre e magnésio, bem como antioxidantes e óleos voláteis que podem tanto aliviar e estimular o cérebro, aliviar dor muscular e a dor de dente, e proporcionar funções antifúngicas, antidepressivas e inibidoras de gazes.

Estudos sobre a Noz-moscada

Os extratos de metanol de Myristica fragrans (noz moscada) inibiram significativamente a proliferação celular de leucemia de Jurkat e induziram apoptose em um estudo, embora o mecanismo causador da apoptose não ficou claro.

     Em outro estudo, os cientistas avaliaram o potencial bactericida da noz moscada contra três tipos de bactérias estreptocócicas. Em conclusão, seu relatório delineou o efeito potencial do extratos de noz-moscada como um agente natural que pode ser incorporado em produtos de cuidados bucais.

      Um farmacologista da Universidade Hebraica de Jerusalém escreve: A noz-moscada é usada pelos árabes de Israel e pessoas de suas comunidades judias orientais, especialmente os iemenitas, como uma droga de sua medicina popular, bem como um tempero e como ingrediente importante nas poções de amor. É boa para o fígado e para o baço. É utilizado no tratamento da tuberculose, contra resfriados, febre e em doenças respiratórias. É dito ser um anti-helmíntico e é usado para esse fim. É usado contra as doenças da pele como eczema e sarna e diz-se que seja eficaz para a remoção de manchas da face. Adicionado a vários alimentos para aumentar a potência viril.

       De acordo com um conselheiro no Ministério indiano da Saúde, a noz-moscada ainda é usada medicinalmente na Índia: É prescrito como um analgésico em dores neuríticas, como um sedativo em estados nervosos altamente tensos, e como um sedativo e antiespasmódico na asma. Após a sua reação semelhante ao ópio, é usado para dar alívio na tosse e hemoptise da tuberculose. Na medicina tradicional indiana e na medicina doméstica, a noz-moscada é usada em pequenas quantidades para induzir o efeito hipnótico em crianças irritadas.Também é administrado como hipnótico e sedativo em convulsões epilépticas.

Na medicina ocidental

      Médicos europeus seguiram exatamente os preceitos da medicina árabe. Consequentemente, eles chamaram a noz-moscada de uma droga quente e seca e recomendam para todas as doenças listadas anteriormente. Hoje, o uso de noz-moscada na medicina é relativamente menor. A noz-moscada é agora usada como estomacal, estimulante e carminativa, casos de dispepsia, catarro intestinal e cólicas, e controlar a flatulência.

Em geral, os grãos são ralados ou moídos antes de serem adicionados nos últimos minutos de cozimento dm molhos, sopas ou bolos e doces. Armazenar nozes inteiras, bem como pó moído dentro de um recipiente hermético e lugar fresco, escuro e seco, onde pode ficar por vários meses.

A dose diária recomendada é de 1 a 2 gramas.

 

 

Noz-Moscada  Myristica fragrans

Valor nutricional por 100 g.
Fonte: Base de Dados Nacional de Nutrientes do USDA

Princípio

Valor nutritivo

Percentagem de RDA

Energia

525 Kcal

26

Carboidratos

49,29 g

38%

Proteína

5,84 g

10%

Gordura total

36,31 g

180%.

Colesterol

0 mg

0%

Fibra dietética

20,8 g

55%

Vitaminas

 

 

Folatos

76 μg

19%

Niacina

1,299 mg

8%

Piridoxina

0,160 mg

12%

Riboflavina

0,057 mg

4%

Tiamina

0,346 mg

29%

Vitamina A

102 UI

3,5%

Vitamina C

3 mg

5%

Eletrólitos

 

 

Sódio

16 mg

1%

Potássio

350 mg

7,5%

Minerais

 

 

Cálcio

184 mg

18%

Cobre

1,027 mg

114%

Ferro

3,04 mg

38%

Magnésio

183 mg

46%

Manganês

2,900 mg

126%

Fósforo

213 mg

30%

Zinco

2,15 mg

20%

Fitonutrientes

 

 

Caroteno-ß

16 μg

-

Cripto-xantina-ß

90 μg

-

Luteína-zeaxantina

0 μg

-

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade