“Que teu alimento seja teu remédio”. Hipócrates, pai da medicina

“O caminho até a saúde não atravessa a farmácia e sim a cozinha” Dr.Riedlen, médico alemão

‘’Quem quer tenha sido Pai da doença, a Mãe foi uma dieta deficiente.” provérbio chinês

“Você é o que você come" ‘‘O peixe morre pela boca” ditado popular
 
   Estas frases são colocadas entre aspas - “ ” -; no entanto hoje podemos dispensá-las, pois vemos que há quase unanimidade entre os cientistas, que afirmam a ação benéfica e ou nociva do alimento, podendo promover a cura, ou ajudando a causar a doença. No caso da saúde segundo os estudos que avaliam os alimentos, essas frases são mais que verdadeiras.
   Conclui se que é preciso saber se alimentar, pois o alimento pode conter tanto substância benéfica (a que contribui para a prevenção e cura de doenças), bem como a maléfica (que contribui para causar doenças) Hoje, a ciência da alimentação prova por meio das pesquisas e de estudos, a existência da relação entre a saúde e a alimentação. Os cientistas, pesquisadores e estudiosos da relação entre a saúde e o alimento estão convencidos de que os alimentos, além de conservar a saúde contêm realmente propriedades curativas.

   Se somos o que comemos, morremos pela boca e temos a alimentação errada como mãe da doença. Resta-nos, então ter o alimento como remédio e seguir o caminho para a boa saúde que começa pela cozinha.

 

Você não é uma vítima de seus genes, mas sim de suas escolhas alimentares erradas.

 Altere suas escolhas e veja como seus genes se expressam. A adoção de hábitos alimentares saudáveis pode contribuir para a conquista de boa qualidade de vida e para a redução de riscos de ocorrência de doenças crônicas, como hipertensão arterial, câncer e obesidade.

 

 

 

 

 

 

   Dados da OMC Organização Mundial da Saúde apontam que 80% das mortes por doenças crônicas não-transmissíveis tiveram relação com a alimentação incorreta. E segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, aproximadamente um terço de todos os cânceres estão associados à alimentação e, recentemente, o especialista inglês Richard Doll elevou para 60% esses valores.

  A alimentação é considerada a principal arma contra o câncer e o que comemos pode interferir nesse processo nos vários estágios, da concepção ao crescimento e disseminação. Os componentes dos alimentos podem ativar o sistema de defesa e ajudar a prolongar a vida mesmo após o ataque do câncer.  

 

   Muitos alimentos, tradicionalmente consumidos pela população, possuem características importantes para a saúde, repassadas por conhecimentos empíricos a respeito de suas propriedades. Hoje, dispomos de maiores informações, tanto sobre o efeito benéfico de determinados alimentos, quanto sobre os malefícios causados pela ingestão em excesso de algumas substâncias presentes nos alimentos. 

 

     Como as pesquisas dos valores das substâncias naturais para a prevenção e tratamento de doenças tem mostrado, percebemos que o futuro da medicina contará com o retorno à sabedoria dos antigos, onde o princípio fundamental de Hipócrates (pai da medicina) apontava que se pode "curar o paciente com alimentos".

 

 

Alimentação saudável.

    Hoje está em moda falar de alimentação saudável, mas nem sempre sabemos como fazê-lo corretamente. Por conta disso as pessoas ficam condicionadas ao que as mídias falam e mostram, logo as soluções práticas e simplistas estão tomando o lugar das mudanças de hábitos de vida.

    A alimentação saudável não se dirige apenas à determinadas doenças e sim serve para aumentar a saúde. A saúde somente pode ser conseguida quando a pessoa não depende excessivamente dos profissionais da medicina para ter uma vida saudável e sim quando tem maior autonomia para conseguí-la.

     A grande maioria das doenças cardíacas, AVC e diabete tipo 2 poderiam simplesmente desaparecer se as escolhas saudáveis forem ensinados amplamente e aplicados em uma base individual. Mas para as pessoas é mais fácil tomar um remédio para a "pressão alta, diabete, enxaqueca, depressão e etc." do que entender porque essas doenças se instalaram no seu organismo.

     Modificar a forma de olhar para a saúde, para a qualidade da alimentação e para a prática de atividade física, se torna os grandes desafios de quem quer mudar o seu estilo de vida.

 

A saúde depende muito pouco da genética.

    Ela está relacionada com o modo de viver. O sedentarismo e a alimentação não saudável, o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, a correria da vida cotidiana são condicionantes diretamente relacionados à produção de várias doenças. Sob a ótica de promoção à saúde, a alimentação saudável é um fator fundamental na medida em que desenvolve a saúde, evitando a doença e a invalidez e prolongando a vida.

 

O corpo produz a maioria das substâncias de que necessita, mas, uma vez que a produção diminui com a idade, a oferta disponível delas torna-se deficitária. Supõe-se que essa seja uma das principais causas de muitas doenças e do envelhecimento, uma vez que com a diminuição de algumas substâncias ficamos expostos a muitas doenças que estão diretamente associados à deficiência de nutrientes.

   É preciso repor substâncias que, com o tempo o organismo diminui a produção ou deixa de produzir. Supostamente temos uma alimentação balanceada, mas com frequência somos subnutridos, além da população em geral sofrer de uma total falta de compreensão nutricional.

   No hábito alimentar moderno se come muito, mas não se comem as coisas certas e, por conta disso, há muitas deficiências nutricionais.

 

O caminho até a saúde não atravessa a farmácia e sim a cozinha.

    Hoje, com amplo acesso aos conhecimentos que apontam meios para manter a saúde, temos o dever e a obrigação de estabelecermos quais serão nossos caminhos. Um deles, como afirma Dr. Riedlen, começa na cozinha. O objetivo é motivar as pessoas a praticar um estilo de vida saudável, elevando sua qualidade de vida, instruir sobre o uso de alimento saudável e dos chás medicinais para benefício da saúde.

 

A concientização é o primeiro passo para a cura de qualquer doença.

     Quando nos tornamos mais conscientes de como poderosamente nossas escolhas na alimentação e no estilo de vida pode melhorar ou afetar a nossa saúde, então, nós podemos fazer diferentes.
    Parte da ciência hoje, tem procurado aumentar a nossa consciência, ajudando-nos a compreender os efeitos poderosos da alimentação saudável e do estilo de vida e mostrar também que as escolhas que fazemos a cada dia pode melhorar a nossa saúde e bem estar. Em muitos casos, essas melhoras podem ocorrer muito mais rapidamente do que as pessoas acreditavam ser possível.

 Quando você fizer escolhas saudáveis, se sentira melhor rapidamente.

    Há muitas evidências científicas mostrando que, para prevenir, interromper ou até mesmo reverter doenças cardíacas e degenerativas é necessário uma abordagem mais abrangente, com o consumo de alimentos integrais e uma alimentação baseada em vegetais.

 

Encaremos a verdade: uma dieta saudável é uma situação de ganhar/ganhar!

Os médicos sabem também que os pacientes que seguem uma alimentação de poucas gorduras, que inclua frutas e vegetais, gozam de maiores benefícios à saúde.
Estes incluem:
. perda de peso;
. redução do risco de diabetes;
. redução do risco de doenças do coração;
. redução do risco de quase todas as formas de câncer;
. redução do risco de pressão alta;
. redução do risco de colesterol elevado;
. melhoras no sistema imunológico;
. maior sensibilidade à insulina;
. maior energia e capacidade de concentração.

 

O que comemos ou bebemos interfere diretamente em nossa saúde.

   Os alimentos não são nem bons e nem maus, mas alguns são mais saudável para você do que outros. A má alimentação ainda é fator que mais contribui para o surgimento de várias doenças, principalmente as coronarianas.

Estamos morrendo de doenças causadas pelo garfo

    A ciência estuda os efeitos da comida na saúde e conclui que sim. As pessoas estão sofrendo e morrendo de doenças causadas pelo garfo, sem necessidade. A nutrição é o caminho por onde as pessoas deveriam seguir, para prevenir o câncer, ataques de coração, a demência e as diabetes.  leia mais em alimentação-causa-doença

 

 

Pergunte a qualquer pessoa ou para um médico ou nutricionista para nomear a um alimento que é melhor para a construção de ossos fortes e você vai, é claro, ouvir esmagadoramente que é o leite.

  Pesquisador diz que as ameixas é uma estrela mundial para a prevenção de fraturas e osteoporose. A mágica real na ameixa é a sua alta concentração de polifenois. Estes são poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a perda óssea. E ameixas também são uma boa fonte de boro e de cobre, dois minerais importante na formação dos ossos.
 
 
    É recomendado comer de em média 6 ameixas secas por dia.
Esta semana vou falar por que a maioria das recomendações suplemento de cálcio estão absolutamente errada. Tomar suplemento de cálcio provoca lesões cerebrais. Como o excesso de cálcio pode quebrar seus ossos.

Você sabia que a maioria dos suplementos de cálcio no mercado hoje, são basicamente de calcário?

 

    A prova do potencial medicinal do alimento, ou seja, que o alimento realmente ajuda na cura esta no relato do caso que descrevo a seguir. 

Coquetel quebra pedra

Chamado assim, mas na realidade, ele dissolve a pedra, portanto, sua ação é solubilizante.

     Esse coquetel contêm plantas alimentares que apresentou eficácia em dissolver esses tipos de pedras. Ele reduziu significativamente a deposição de pedras que se formam nos rins e na bexiga de pessoas que o utilizaram, evitando até mesmo intervenções cirúrgicas que estavam pré- agendadas. Seu efeito na dissolução dessas urolitíases surpreendeu com poucas semanas de uso do coquetel.

 

     Segue uma breve descrição desse experimento para avaliarem os resultados obtidos. O senhor Cleber de 74 anos que estava com vários cálculos no rim, na bexiga e na uretra que apresentaram diminuição com uso do suco. No exame anterior ao tratamento ele estava com cálculo que mediam 26mm, 18mm, 13mm e outros menores. No exame após o uso desses ingredientes o cálculo maior mede 16mm. 

 

        As substâncias presentes nos ingredientes desse coquetel parecem ser também inibidoras dos depósitos minerais cristalizados na urina, pois eliminou o excesso de acido úrico detectado nos exames do senhor Cleber. E, tomara que evite a formação de novos cálculos.

 

     A nossa alimentação e nosso meio ambiente mudaram totalmente. Como consequência, nosso organismo esta literalmente sob ataque. A poluição do ar e da água, os efeitos em longo prazo de um estilo de vida danoso contribuem para o estresse do nosso corpo. Nosso alimento é bastante deficiente em nutrientes de qualidade.

     A reposição nutricional, suplementando nossa alimentação com vitaminas, fitonutrientes e minerais antioxidantes vitais, é o único meio de que dispomos para turbinar o sistema imunológico e reforçar a defesa natural do nosso corpo. Ela protege nossa saúde, aprimorando os sistemas de defesa natural para nos proteger desse mundo poluído. Quando provemos os nutrientes corretos nos níveis otimizados de que o corpo necessita para funcionar, estamos ajudando na prevenção das doenças.

 

O corpo produz algumas das substâncias que ele necessita, mas elas não bastam.

    Nossa comida, sobretudo as frutas e vegetais, tem a finalidade de repor as substâncias necessárias. Uma geração ou duas atrás, as pessoas ingeriam alimentos mais saudáveis e frescos, que continham mais antioxidantes do que a alimentação de hoje. Contudo, como resultado do grande aumento nas toxinas de nosso ambiente hoje em dia, além dos nutrientes reduzidos que recebemos de nosso alimento altamente processado, nossa balança está desequilibrada - em favor dos radicais livres.           

    Temos que melhorar a suplementação nutricional para prover a quantidade de antioxidantes de que nosso corpo precisa. 

 

Suco de romã para limpar as artérias

  Estudos tem demonstrado que o uso do suco de romã pode evitar notoriamente a obstrução das artérias ou reverter os efeitos que esta patologia gera.
  Artérias entupidas podem resultar, por exemplo, em um ataque cardíaco. Por isso é tão importante mantê-las “limpas” e “desentupidas” para melhor qualidade de vida.

  As gorduras más que comemos diariamente pode ser prejudicial para nossa saúde, e é justamente isso que entope lentamente as paredes das artérias, até obstruí-las completamente fazendo com que o sangue não consiga fluir adequadamente até o coração e aos demais órgãos.

  A pessoa que bebe um suco de romã, ou tem a sorte de comer um doce de romã, pode entender por que é tão eficaz na limpeza do sistema circulatório. Após um ano, a placa de entupimento das artérias carótidas dos pacientes que tomaram o suco foi reduzido em até 30%, enquanto que o entupimento das artérias do grupo que não tomou o suco aumentou 9%. Isto foi revelado por um estudo, publicado na revista Clinical Nutrition, feito com pacientes com aterosclerose.

 A romã tem potentes propriedades antioxidantes, o que reduz a probabilidade do colesterol LDL oxidar e tornar-se aterogênico.
  Pesquisadores de Nápoles (Itália) e de Los Angeles (Califórnia) demonstraram que as grandes quantidades de antioxidantes presentes no suco de romã superam a qualquer outra fruta, como, por exemplo, o mirtilo, as laranjas e as amoras (os melhores que se conhece). Além disso, é ótimo para combater os danos nas artérias, causados geralmente por aterosclerose.

 Sabemos que o óxido nítrico se apresenta em pequenas quantidades em nosso corpo e age ligado ao relaxamento muscular e à vasodilatação e também atua na regulação da pressão arterial e do fluxo sanguíneo. Desse modo, a romã protege o óxido nítrico, reforçando, com certeza, sua ajuda na prevenção dos problemas cardiovasculares.
  Mas para essa limpeza recomenda-se que você consuma um copo de suco de romã por dia, pelo menos, por três meses. Não fique apenas no consumo do suco de romã, lembre-se de que para a saúde cardiovascular ficar bem, tudo em seu corpo deve estar em equilíbrio. Por isso, recomendamos que tenha uma alimentação saudável, com vegetais e frutas frescas; evite as gorduras e os alimentos processados.

   Plantar um pé de romã no quintal da casa, além de trazer beleza, vai oferecer as romãs para desentupir as artérias. Não há desculpa, podemos plantar até no vaso.

leia mais sobre saúde das artérias em

salveseucoracao-

 

 

70 razões para consumir linhaça todos os dias

      A linhaça merece estar no topo da lista dos mais poderosos alimentos medicinais do mundo. Por apenas alguns centavos por dia podemos proteger contra dezenas de condições de saúde.

     É incrível pensar que uma intervenção tão simples como os alimentos que podem ter um efeito tão poderoso em reduzir riscos das doenças associados à morte prematura. Os estudos científicos nos levam a concordar com Dr. Riedlen, médico alemão que diz que o caminho até a saúde não atravessa a farmácia e sim a cozinha.

     Pela quantidade de estudos que já estão publicados, pode-se concluir que o aumento da ingestão traz benefícios a nossa saúde. Por isso deixe que as oleaginosas (noz pecan, amêndoas, avelãs, caju, castanha do Pará e sementes de chia, gergelin, linhaça e abóbora)façam parte dos seus hábitos alimentares diários - só tem a ganhar!

    Mesmo com todos os benefícios já encontrados na literatura científica, as nozes não são consumidas na quantidade recomendada. Isso se deve ao fato da dificuldade do consumo diário da noz pura, pela monotonia alimentar. Para auxiliar na ingestão adequada da noz, bem como outras oleaginosas, devemos adicioná-las em diversas preparações, como vitaminas, complemento de pratos quentes ou saladas, pães e bolos. Consuma-as ao natural todos os dias.

Nada de preguicite.

  Para evitar o ranço que geralmente ocorrem em sementes oleosas depois de moídas, moa porções para a semana no processador ou no liquidificador.

 

Linhaça pode reduzir o câncer da mama em até 70%.

       A Universidade de Toronto no Canadá, documenta o incrível poder da linhaça para prevenir e retardar o crescimento do câncer de mama. Dezenas de estudos revelaram os efeitos anticancerígenos da linhaça. Pesquisadores da Universidade de Toronto recentemente fizeram uma revisão de vários estudos para responder as perguntas sobre os compostos encontrados na semente de linhaça e como elas são eficazes na redução do risco de câncer de mama e de crescimento do tumor, e se linhaça interage beneficamente com medicamentos contra o câncer de mama.

 

Os benefícios da semente de Chia

    Diversos estudos científicos mostraram que a semente da chia é um dos alimentos funcionais que mais proporciona nutrientes importantes, de tal modo que esta semente deve fazer parte da nossa alimentação. Essa semente é a fonte vegetal mais rica em ômega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, o salmão e a sardinha.

   Sugestão de utilização: podemos espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais (eu utilizo a semente com suco de fruta de manhã, e o broto de Chia na salada e no suco), iogurtes, saladas, panquecas, sobremesas, etc. Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer bolo e pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 1 colher de sopa de chia em um copo de suco ou de água, mexendo e deixando repousar até ficar gelatinoso

 

Orégano x câncer

     Alguns estudos têm mostrado o orégano como um importante aliado no combate ao câncer. Em 2012, uma pesquisa feita na Universidade de Long Island, nos Estados Unidos, apontou que o orégano poderia ser utilizada no combate ao câncer de próstata. De acordo com os pesquisadores, uma substância chamada carvacrol, presente no orégano, induz as células cancerígenas a se autodestruírem. Biólogos da United Arab Emirates University divulgaram, também, que o orégano pode ajudar a retardar ou impedir a progressão do câncer em mulheres com câncer de mama.

É importante ressaltar que novos estudos deverão ser feitos para confirmar estes possíveis benefícios do orégano no combate a esses cânceres.

 

Porque é que o sulforafano um agente protetor tão poderoso?


   Em primeiro lugar, funciona como uma molécula de "sinalização".  Uma vez dentro da célula, o sulforafano liga mais de 200 genes específicos que podem estar "dormindo", devido à toxicidade, problemas de saúde e fatores de envelhecimento.  Uma vez que esses genes são ativados novamente, eles produzem enzimas de desintoxicação especiais e enzimas antioxidantes. 

    Um dos antioxidantes ajuda a produzir a glutationa, que é um antioxidante potente e principal que é produzido dentro da célula.  Glutationa realmente banha o interior da célula, protegendo-a contra os radicais livres e reduz a resposta inflamatória. Em segundo lugar, o sulforafano provocar a morte celular das células cancerosas através da indução de enzimas e proteínas específicas que fazem as células cancerosas morrerem.  Ele também diminui a expressão de receptores de estrogênio, que é tão importante para o câncer da mama.

 

Como broto de Brócoli pode cortar em 50% a taxa de mortalidade por câncer.


 Comer apenas uma única porção ou mais de um mês de brócoli cru levou a metade da mortalidade por câncer. O efeito do consumo de brócoli crus e cozidos em taxas de sobrevivência de pacientes com câncer de bexiga.

 

 

     Evite frituras todo mundo já ouviu isso um dia, especialmente quem já se consultou um cardiologista ou um nutricionista. Mas não é essa a única forma de manter a saúde do seu coração. Algumas substâncias importantes atuam prevenindo doenças, reduzindo o colesterol “ruim” e podem até diminuir a necessidade de remédios – nos casos em que é necessário fazer uso deles.

 

Brotos de brócolis e seus efeitos sobre o câncer da mama


   O Brócoli chamou a atenção, mais do que qualquer outro vegetal, no mundo científico. Para o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos ele ficou em primeiro lugar na lista de vegetais com propriedades anticancerígenas gerais
   Estudos publicados indicaram que havia uma ligação entre o consumo dessa crucífera e menor risco de câncer da mama. Os fitonutrientes encontrados nos brotos do brócolis e seus efeitos protetores contra vários tipos de câncer têm visto com muito interesse na comunidade científica.  Um dos principais componentes dos brotos de brócolis é um composto chamado sulforafano.  Brotos de brócolis com 5 e 6 dias de idade contem  mais de 100 vezes sulforafano do que a planta madura .
   Em 2011, o Relatório de setembro de Oncologia descobriu que o sulforafano suprimiu a proliferação de células de câncer de mama e em crescimento.  De fato, o comitê de investigação descobriu que o sulforafano inibiu o crescimento de células de câncer de mama humano em cultura, levando à morte celular ou apoptose.
  Um estudo promissor em 2004, na Universidade de Buffalo, descobriu que o sulforafano inibiu o crescimento de células de câncer da mama humano indicando um uso potencial deste composto como um agente quimioterapêutico no tratamento desse câncer.

 

Os benefícios de adicionar o broto na sua alimentação não param por aí.


  Vários estudos têm mostrado que os brotos de brócolis e seu sulforafano têm efeitos sobre os cânceres que afetam a próstata, bexiga, fígado, ovários, cólon e pulmão.
   Ao tornar-se informada sobre as últimas pesquisas e fazer pequenas mudanças em sua alimentação como a adição de broto de brócolis, as mulheres poderão impactar as estatísticas de uma forma positiva.

Poderosos brócolis faz  uma rápida desintoxicação de poluentes.
   A poluição do ar está associada a uma longa lista de problemas de saúde, incluindo mortes cardiorespiratória, doença pulmonar, e doenças respiratórias crônicas. E a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) classificou recentemente a poluição do ar como cancerígenas para os seres humanos.

 

    Um grupo de participantes tomou metade de um copo de uma bebida feita com broto de brócoli todos os dias. O outro grupo tomou suco de abacaxi e limão. Os resultados foram publicados na revista Cancer Prevention Research. Descobriram que, ao longo do período de 12 semanas, o grupo que tomou a bebida do broto de brócoli aumentou a sua taxa de excreção de benzeno em 61%.

 

Conheça os benefícios do fermentado de papaia
 
O que é o fermentado de papaia?

A papaia fresca é fonte de água, diversos minerais e vitaminas como a vitamina A, E e C. A sua fermentação permite obter uma formulação bem mais rica e com efeitos marcados na saúde.

     A fermentação dá-se através de um processo artesanal vindo da Tailândia que é nos dias de hoje é feito de forma mais tecnológica. Trata-se de um longo processo de fermentação, que demora de oito a dez meses. O seu fabricação não possui qualquer tipo de químicos nem conservantes e as papaias utilizadas são por norma, de agricultura biológica.

Quais os efeitos do fermentado de papaia?
     Luc Montagnier, prêmio Nobel da Medicina de 2008, recomenda os fermentado de papaia pelas seus benefícios. Já utilizou este suplemento em pacientes com HIV e em 2010 participou na publicação de um artigo que corrobora os benefícios de sua suplementação.
Este preparado possui características antioxidantes e imunoestimulantes, sendo que indiretamente apresenta também efeitos antienvelhecimento e anti-inflamatórios. Os seus oligossacarídeos ajudam a estimular o sistema antioxidante, evitando a propagação excessiva de radicais livres e os betaglucanos estimulam as defesas naturais do sistema imunitário.

    Estudos em doenças crônicas e degenerativas como talassemia, cirrose, diabetes e nos estudos sobre o próprio processo de envelhecimento mostram que, com a suplementação do fermentado de papaia, há modulação imunológica, hematológica, inflamatória, vascular e oxidativa. Há também proteção dos neurônios, o que foi demonstrado in vitro.
O efeito de prevenção de uma série de doenças (cardiovasculares, neurodegenerativas,…) é notório pela capacidade antioxidante e imunoestimulante do fermentado de papaia.

 

Você é umas das pessoas que sofre com dores nas articulações?

Você sente certa rigidez em suas articulações? Doem e você não sabe o que fazer?

O médico dá um tratamento, mas apenas alivia.   
 Esse é um fato comum que nos obriga a termos que recorrer às farmácias para aliviar as dores e inflamações. O anti-inflamatório é a medicação que é capazes de reduzir a inflamação, mas mesmo quando usado com orientação médica oferece risco e pode ser fatal. Isso porque os médicos na maioria das vezes não sabem a verdade por trás de algumas das drogas que eles recomendam. Mas em algumas condições clínicas seu uso se faz necessário.
  No entanto, você deve saber que os medicamentos anti-inflamatórios provocam sérios efeitos colaterais. Se você pertence ao grupo das pessoas que sofre de dores nas articulações, sabe o quanto difícil é esta realidade.

Você sofre de dores nas articulações?

Às vezes, recorre-se aos anti-inflamatórios, a relaxante muscular, a uma medicação que nem sempre nos oferece os resultados que esperamos.

A importância da sua alimentação nas dores nas articulações

Dessa forma,sugero que recorra as ervas e aos alimentos para reduzir as incômodas dores nas articulações.
  A dor nas articulações é devido ao desgaste articular, a artrites ou ao reumatismo. Doenças que costumam ser parte da vida e com as quais, às vezes, até nos “acostumamos”.

Mas podemos aliviar a sua incidência e ter uma melhor qualidade de vida.

Como?
 Mediante a alguns hábitos de vida corretos, uma alimentação adequada e ao uso frequente de algumas ervas medicinais.
 

 A alimentação é fundamental para aliviar a dor.
É possível nutrir os ossos, as cartilagens e os tendões com alguns minerais e fitonutriene adequados para fortalecer mais as articulações.
  Devemos levar em conta, que os alimentos com um alto teor de metais afetam as nossas articulações. Por conta disso, é necessário o uso frequente dos alimentos e dos chás com poder desintoxicantes para eliminá-los.
   É bom lembrar que, se você pertence à porcentagem da população que ainda não sofre de dores na articulações, é aconselhável que também siga as orientações que abordamos no programa Vida Saudável, para prevenir essa condição. Para evitar que você venha a sofre. leia mais
vida-saudavel

 

 

Sementes de gergelim é superior ao tratamento convencional com medicamentos artrite do joelho.

   A suplementação nutricional sempre foi e ainda tem sido ignorada e negligenciada na terapêutica convencional.
  Há alguns anos, se alguém falasse que as dores articulares proveniente, da artrite e da artrose e outras doenças poderiam ser melhoradas ou mesmo revertidas por um suplemento nutricional, seria desacreditado.

  É o caso da suplementação do magnésio em vez de simplesmente suprimir os sintomas, remove a doença. As sementes são especialmente elevada em cobre, manganês, cálcio, e magnésio. As sementes de gergelim são carregados com magnésio. Talvez seja por isso que o gergelim foi superior ao Tylenol na redução da dor em pessoas que sofrem de artrite do joelho.

  O organismo produz a maioria das substâncias de que necessita, mas, uma vez que a produção diminui com a idade, a oferta disponível delas torna-se deficitária. Supõe-se que essa seja uma das principais causas de muitas doenças. Temos que melhorar a suplementação nutricional para prover a quantidade de antioxidantes de que nosso corpo precisa.
  Quando provemos os nutrientes corretos nos níveis otimizados de que o corpo necessita para funcionar, estamos ajudando na prevenção das doenças.

 

   Na prevenção dos males advindo com o envelhecer devemos combinar as substâncias que podem contribuir para o controle e a prevenção. E, muitas vezes, isso é simplesmente uma questão de modificar a alimentação - adicionando alimentos funcionais.

   Pelo fato de desconhecer as substâncias presentes nos alimentos, nos condimentos, nas plantas medicinais e o seu potencial terapêutico, o que podem prevenir e até contribuir para a cura de doença, as pessoas não as utilizam e por conta disso deixam de usufluir dos seus benefícios.

 


 

 

Semente de gergelim pode salvar o coração.

Comer Gergelim diminui o risco de doença cardíaca

Por que comer a pasta de semente de gergelim (Tahini) ou a semente moída ?

Uma pesquisa mostra que semente de gergelim pode salvar a sua vida.

Segundo estudo ela é capaz de reduzir os marcadores sanguíneos de risco de doença cardiovascular em 39% em apenas seis semanas.

Comer um pouco de pasta de gergelim (tahine) por dia tem grande impacto sobre os fatores de risco para as doenças cardíacas.

40 gramas de sementes de gergelim, ou o equivalente a duas colheres de sopa de tahine, também foi superior ao Tylenol na redução da dor em pessoas que sofrem de artrite do joelho.

Tahine é uma pasta feita com gergelim, rica em cálcio, proteínas e vitaminas.

Um alimento que em apenas 6 semanas reduz em 39% os fatores de risco para as doenças cardíacas não pode faltar em nossa alimentação diária

 

Comer Gergelim diminui o risco de doença cardíaca

Não há como negar que a doença cardíaca é uma grande preocupação no mundo moderno.

     É indiscutível que a sua chance de morrer de doença cardiovascular é maior do que de outras doenças. Mas a medicina moderna se fixa em suprimir os fatores de risco, tais como níveis altos do colesterol e de pressão arterial com drogas em vez de identificar e resolver as causas reais deste mal.

    Por que não usar soluções baseadas em alimentos que melhoram a pressão arterial que são de fácil acesso. É incrível pensar que uma intervenção tão simples como os alimentos que podem ter um efeito tão poderoso em reduzir um dos principais fatores de risco associados à morte prematura no mundo desenvolvido, a pressão alta.

Precisamos de alternativas baseadas também em alimentos que ajudam e o gergelim preto pode ser o candidato perfeito.

Apenas meia colher de chá de gergelim preto por dia.

   Um estudo publicado em 2011 no Journal Nutrition intitulado anti-hipertensivo e efeitos antioxidantes do gergelim preto na refeição em humanos pré-hipertensos, descobriu-se que em pessoas em fase de pré-hipertensão, dando-lhes 2,52 gramas de farinha de gergelim preto (que é menos de meia colher de chá) por dia durante 4 semanas resultou em reduções significativas da pressão sanguínea sistólica em comparação com o grupo placebo. Estes resultados sugerem o possível efeito anti-hipertensivo da farinha de gergelim preto em melhorar e diminuir o estresse oxidante. Estes dados mostraram esse efeito benéfico da farinha de gergelim preto pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. OBS: moer em casa o gergelim.

    O gergelim preto, provavelmente possui muitos dos mesmos benefícios à saúde identificados no gergelim branco, que incluem cerca de 90 benefícios a saúde. A diferença é que a semente de gergelim preto contém a substância melanina conhecida como allomelanin que tem potente ação antioxidante e outras propriedades terapêuticas. Isso também pode explicar por que o gergelim preto foi é conhecido nos tempos antigos dentro da tradição islâmica como o "remédio para tudo”. Leia mais: o-alimento-cura

 

 

Especiarias dilata artérias e impede danos ao coração

     Você sabia que uma única porção da culinária de especiarias em forma de caril pode dilatar as artérias, impedindo os danos cardiovasculares associados à ingestão de alimentos não saudáveis?

Enquanto as especiarias são consideradas agentes culinários para a melhoria estética do prato ou o sabor dos alimentos, elas também são medicinais, e em certos aspectos pode realmente diminuir os danos de coisas que gostamos de comer que pode não ser tão bom para nós como seus gostos e texturas agradáveis ​​nos fazem crer.

Um estudo recente publicado no Nutrition Journal, mostrou que uma única porção de caril melhorou a função endotelial pós-prandial em indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino como mostrado em um ensaio clinico controlado. Além disso, revelou que certas receitas culinárias, às vezes, passadas por inúmeras gerações pode ter valor indispensável para a nossa saúde.

O caril é uma mistura de várias especiarias usadas para dar sabor, e no caso da receita testadas neste estudo foi uma receita japonesa contendo: cravo, coentros, cominhos, alho, gengibre, cebola, pimenta vermelha e cúrcuma, mas há outras plantas que se usadas concomitantes a estas potencializam esses efeitos e também ajudam. Interessante que o caril japonês foi introduzido no Japão pelos britânicos durante o período Meiji (1868-1912).

No estudo, os pesquisadores testaram 14 indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino, com idade média de 45 anos, que receberam uma única dose de caril na refeição. Os pesquisadores testaram o que aconteceu com os vasos sanguíneos depois que consumiram a refeição com uma dose de caril.

    Com base nas medições de pós-refeição, aumentou o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneo, enquanto que o grupo que consumiu a refeição sem a dose de caril tiveram uma diminuição do fluxo de sangue.

 

Os pesquisadores concluíram que caril impediu os efeitos negativos da refeição que geralmente ocorrem em pós-refeição na função endotelial ao impedir que o revestimento interno dos vasos sanguíneos (endotélio) se contraia e iniba o fluxo normal de sangue por todo o sistema cardiovascular. Eles supuseram que a atividade antioxidante das especiarias provavelmente são responsáveis ​​pelos resultados positivos observados, possivelmente por evitar o aumento do açúcar no sangue e / ou estresse oxidativo.

 

 Eles resumiram as suas conclusões: O consumo Curry melhora a disfunção endotelial pós-prandial e pode ser benéfico na prevenção de eventos cardiovasculares.

 

Doenças relacionadas com o estilo de vida, tais como aterosclerose e diabetes mellitus tornaram-se sérios problemas de saúde no mundo moderno. O Caril pode ser útil na luta contra essas doenças relacionadas com o estilo de vida. "

 

A razão pela qual esta descoberta é altamente relevante para as preocupações sobre a função cardiovascular é porque aterosclerose - o chamado "endurecimento das artérias" - leva décadas para desenvolver dentro do sistema, muitas vezes completamente sem sintomas, e uma das características predisponentes deste processo patológico é a disfunção endotelial, muitas vezes começando com a incapacidade dos vasos sanguíneos de relaxar completamente.

Existe uma lista de abordagens nutricionais para manter suas artérias saudáveis.

Bom seria se as pessoas cuidassem do revestimento endotelial antes que progrida uma aterosclerose? Adicionar os temperos certos nas refeições pode ajudar a neutralizar a cardiotoxicidade altamente letal que esta embutida na refeição ocidental padrão. Considere que a qualidade das especiarias e a forma que você as consomem pode fazer toda a diferença para a sua saúde. 

 

Sementes de abóbora importantes na saúde masculina

Uma investigação publicada no Urologia Internationalis mostrou os benefícios do consumo de sementes de abóbora.

Um total de 1431 homens entre os 50 e 80 anos com sintomas urinários indicadores de hiperplasia benigna da próstata foram estudados. Os indivíduos foram divididos em 3 grupos - sementes de abóbora, extrato de sementes de abóbora ou placebo.

Os resultados foram verificados usando uma escala internacional de sintomas prostáticos e foram considerados bons resultados quando o paciente melhorava 5 pontos ou mais em 12 meses. Outros parâmetros como qualidade de vida e diurese durante a noite foram também avaliados.

Após 12 meses não havia diferenças entre o grupo do extrato de abóbora e o placebo. Entre o grupo das sementes de abóbora e o placebo havia diferenças significativas.

Portanto, as sementes de abóbora parecem ser alimentos funcionais que muito beneficiam a saúde masculina. E este é um exemplo em que os alimentos se mostraram melhores que os suplementos.

 

Raízes que fazem milagres!

   Quem me conhece bem sabe, que eu não gosto desses temos: milagres, milagroso, poderoso, e etc e etc, mas dado ao que algumas raízes fazem na melhora de alguns problemas de saúde, acho que nessas o termo fica apropriado e interessante.

veja mais sobre raizes que fazem milagres  raizes

 

Aproveite as incríveis propriedades curativas do abacaxi

 Suco quente de abacaxi para o ham ham.

    Pigarro – “o bichinho do han han" Não pode falar muito que lá vem ele. Uma dica para ajudar é tomar este delicioso suco bem quentinho.  Leia mais em   abacaxi

 


 

 

Para controlar inflamações, glicemia e colesterol: que tal consumir o Feijão Azuki?

Você já ouviu falar no feijão azuki?

Na China, o feijão azuki é utilizado na medicina tradicional para o tratamento de edemas e de deficiência de tiamina (vitamina B1).

Quais os benefícios?

É  indicado   como   auxiliar   no   tratamento   de   hipertensão,   hipercolesterolemia,  diabetes, infecções de bexiga e na prevenção do câncer.

É considerado um alimento com alto teor de fibras, proteínas, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B. Apresenta  elevado teor de  proteínas e  minerais  como  cálcio, fósforo e magnésio, contendo também vitamina A, vitamina B9 e folato. É fonte de vários fitonutrientes que traz alguns benefícios a saúde:

Feijão azuki, as sementes de Vigna angularis (Leguminosae), têm sido utilizados não só como alimento, mas também  como  um  diurético  e na medicina  popular como anti-inflamatório,  e  para  o  tratamento  de hidropsia, na China e no Japão. No presente estudo, foi realizada a análise fitoquímica de um extrato de água quente de feijão azuki, e a atividade de eliminação de radicais de isolados do extrato foram avalia dos. Treze derivados  flavonoidal  foram  isolados  e  caracterizados,  incluindo  dois  novos  compostos.

Tanto  o  extrato,  como os isolados têm fortes atividades de eliminação de radicais no ensaio DPPH.

Dos diversos benefícios à saúde, dentre eles:

Estabiliza o nível de colesterol

fibra solúvel também é ideal para a estabilização do nível de colesterol, ajudando na eliminação do colesterol e de toxinas do corpo

Previne o câncer de mama  porque têm  certos  componentes  que  ajudam  a  matar  tecidos  cancerosos,  reduzindo o  riscode desenvolver câncer de mama e diferentes tipos de câncer.

Tratamento de infecções da bexiga e disfunção urinária A elevada quantidade de fibra solúvel ajuda no tratamento de infecções da bexiga e disfunção urinária através de um efeito calmante

Compostos fenólicos. O feijão azuki é considerado uma fonte importante de compostos fenólicos. Dentre os principais compostos fenólicos presentes em sua composição estão as catequinas, epicatequinas, p-cumárico, ácido ferúlico e quercetina. Estas fitossubstâncias possuem ação antioxidante, que auxiliam na redução dos malefícios ocasionados pelos radicais livres e alterações metabólicas, como resistência insulínica por exemplo.

Redução do estresse oxidativo. Os polifenóis presentes no feijão azuki podem atenuar o estresse oxidativo e a inflamação, reduzindo as chances de desenvolvimentos de doenças relacionadas ao estado inflamatório.

Controle glicemia. Evidências em estudos experimentais mostraram que o feijão azuki possui ação antidiabética, reduzindo a concentração sanguínea de glicose após uma refeição. Esta ação é proveniente pela inibição de enzima chamada α-glucosidase, que está envolvida no processo de digestão dos carboidratos. Esta enzima é responsável pela quebra de dissacarídeos em glicose, a qual é absorvida pelas células intestinais.

Controle colesterol e triglicerídeos. O consumo do extrato de feijao azuki foi capaz de reduzir as concentrações de colesterol total e triglicérides em animais expostos a uma alimentação rica em gordura.

Sistema imunológico. O feijão azuki também tem a propriedade de modular o sistema imunológico e reduzir a produção de substâncias inflamatórias. Observou-se ainda que o feijão azuki tem se mostrado como um alimento adjuvante na prevenção do câncer.

Pressão arterial. Em estudos experimentais, o feijão azuki demonstrou efeitos na redução da pressão arterial sistólica de animais hipertensos. Um das possíveis explicações deve-se ao estímulo na secreção de óxido nítrico, um importante vasodilatador, que regula a pressão arterial.

O consumo do feijão azuki deve ser considerado como uma opção para contribuir com a saúde, visto que ele ajuda no controle de males que levam ao agravamento de doenças.

Como consumir?

O feijão azuki pode ser utilizado como substituto do feijão tradicional, ou ainda ser incluído em saladas e sopas. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em alguns mercados.

REFERÊNCIAS

    – Itoh T, Kita N, Kurokawa Y, Kobayashi M, Horio F, Furuichi Y. Suppressive effect of a hot water extract of azuki beans (Vigna angularis) on hyperglycemia after sucrose loading in mice and diabetic rats. Biosci Biotechnol Biochem, 2004; 68:2421–2426.

    – Itoh T, Furuichi Y. Lowering serum cholesterol level by feeding a 40% ethanol-eluted fraction from HP-20 resin treated with hot water extract of adzuki beans (Vigna angularis) to rats fed a high-fat cholesterol diet. Nutrition. 2009 ;25(3):318-21.

    – Martins, APB et al. Evolução do consumo de feijão nas regiões brasileiras de 2006 A 2009. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., v. 36, Supl., p. 1-354, 2011.

    – Mukai Y, Sato S. Polyphenol-containing azuki bean (Vigna angularis) seed coats attenuate vascular oxidative stress and inflammation in spontaneously hypertensive rats. J Nutr Biochem. 2011 Jan;22(1):16-21.

    – Mukai Y, Sato S. Polyphenol-containing azuki bean (Vigna angularis) extract attenuates blood pressure elevation and modulates nitric oxide synthase and caveolin-1 expressions in rats with hypertension. Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2009;19(7):491-7.

    – Nakaya K, Nabata Y, Ichiyanagi T, An WW. Stimulation of dendritic cell maturation and induction of apoptosis in leukemia cells by a heat-stable extract from azuki bean (Vigna angularis), a promising immunopotentiating food and dietary supplement for cancer prevention. Asian Pac J Cancer Prev.2012;13(2):607-11.

    – Yao Y, Cheng X, Wang S, Wang L, Ren G. Influence of altitudinal variation on the antioxidant and antidiabetic potential of azuki bean (Vigna angularis). Int J Food Sci Nutr. 2012 Feb;63(1):117-24.

    – Yao Y, Cheng X, Wang L, Wang S, Ren G. A determination of potential α-glucosidase inhibitors from Azuki Beans (Vigna angularis). Int J Mol Sci. 2011;12(10):6445-51.

     No tocante a saúde as pessoas sempre procuram milagres e não querem fazer nada por si. Não assumem a responsabilidade pela própria saúde, com prática regular de atividades física e com alimentação equilibrada e saudável.

 

 

Veja mais em:

 

mal-comidos

 

comer-para-viver

 

 

Ensinamentos úteis para toda vida e para toda família.

 

Mostramos que  você pode preservar a sua saúde e prevenir doenças com o uso das ervas medicinais.

Ganhe qualidade de vida ao aprender a se curar.

As abordagens terapêuticas feitas com as ervas medicinais realizam curas e têm aliviado uma dor por mais intensa que seja (em poucos minutos), quando nem mesmo a mofina ou outros procedimentos ajudou.

 Informações inéditas e confiáveis sobre ervas medicinais que você não vai encontrar na internet e nem em  livros.

 

Algumas informações, receitas e acesso aos links das evidências das pesquisas são apenas para membro colaboradores que doam para a manutenção do site. Se você já é um membro, faça o login com a senha. Caso contrário, deve tornar-se membro para ter acesso.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade