Algumas flores são ricas em fitonutrientes, vitaminas, minerais e bioflavonoides. Elas mostram também que são essenciais para a manutenção da saúde bem como para uma pele saudável. 

 

   Elaborar um jardim medicinal serve para aproveitar a beleza das flores e também seu valor medicinal, nutricional, alimentício, na saúde, beleza, estética. As flores podem enriquecer uma salada, um suco ou sobremesa com cores e sabores diferentes, tornam a refeição mais agradável e podem ser usadas como chás medicinais.

 

   Podem ser usadas em casos de inflamação da pele e da membrana mucosa, queimaduras suaves, queimaduras de sol, escaras, avermelhamento de peles sensíveis. De doenças de pele á problemas da visão podemos contar com algumas flores para auxiliar nos tratamentos.

 

A primavera que se aproxima. Vou falar das flores.

 Além de tê-las para enfeitar nossa casa, vamos saber o que podemos fazer com as flores e o que elas podem fazer por nossa saúde.

Há flores que podem fazer muito por nossa saúde e pela nossa pele.

As flores não deixam apenas perfumes em nossas mãos, algumas flores por meio de suas substâncias podem até deixar nossas mãos mais bonitas.

 

   As flores são ricas em fitonutrientes, vitaminas, minerais e bioflavonoides. Elas mostram também que são essenciais para a manutenção da saúde bem como para uma pele jovial e saudável. Agem na restauração das células da pele e contribuem para a sua renovação.
A flor da Calêndula, em especial pela riqueza de sua composição, lidera o ranque em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. A flor da Calêndula, em matéria de beleza, pelo potencial envelhecimento, merece destaque.


    A propriedade antioxidante dessa flor faz dela um excelente agente com múltiplos benefícios para a pele, a elege como um ingrediente indispensável de um bom creme, inclusive para a faixa etária dos 40 anos, mais vulnerável as lesões de pele, onde as ocorrências de manchas e atrofias são situações muito comuns e corriqueiras na pele de pessoas a partir dessa fase.
Sua contribuição para a proteção da saúde da pele está sendo pesquisada. Porém, hoje, cientistas sérios acrescentariam à lista das plantas protetoras e restauradoras.


Veja mais em  flor-de-calendula

 

      A capuchinha, muito consumida em alguns países, mas desvalorizada por nós brasileiros, além de ser uma trepadeira linda, com floração exuberante com flores nas cores amarelo, vermelho e bordo e têm um bonito formato, faz muito bem a saúde. Por ser muito rica em vitamina C, a flor da capuchinha pode ser inseridas na alimentação no intento de fortalecer o corpo e aumentar a resistência.

     Um estudo realizado pela Unicamp mostra que a capuchinha (Tropaeolum majus) é rica em luteína, uma substância associada à prevenção da catarata e degeneração macular. Veja mais em flor-de-capuchinha

 

Salada de capuchinha

 

Rosa Mosqueta
Um óleo que se destaca entre os demais por ter de características únicas.

     É um óleo rico em: ácidos graxos não saturados: ácido linoleico: entre 43 e 49%. ácido linolênico: entre 32 e 38%. ácido oléico: entre 14 e 16%. ácidos graxos saturados: ácido palmítico: entre 3 e 5%. ácido palmitoléico: entre 0,1 e 5%. ácido esteárico: entre 1 e 2%. Outros ácidos graxos como: láurico, mirístico, araquídico, gadoléico e behênico: entre 0 e 1%. Além de 0,01 a 0,1% do ácido transretinóico.
Sua composição é constituída de carotenoides, fitoesteróis, tocoferóis, tocotrienóis e pigmentos naturais como: beta caroteno, licopeno, rubixantina, zinoxantina, etc. Rico em caroteno, aminoácidos, minerais, ácidos orgânicos, tanino, pectina, mucilagem, alto teor vitamínico e de sais minerais, vitamina c, constitui um poderoso e eficiente antirradical livre.
    Tem poder regenerador dos tecidos, hidrata a pele, previne as estrias da gravidez. Atua na regeneração de cicatrizes pós-cirúrgicas e na cicatrização de pele afetada por queimaduras ou danificada pela radioterapia, recuperando a elasticidade.

 

 É uma planta que surpreendeu o cientista que realizou o estudo. Ela ajuda no controle de doenças graves.

O Sambucus Nigra é uma planta que permite que tenhamos diferentes ingredientes, afinal flores e frutos têm usos diversos.

Embora existam vários mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos da sabugueiro e extratos de suas frutas, talvez o mais importante e mais bem estudados são os efeitos antivirais. Mumcuoglu, um virologista de Israel, foi o primeiro a descobrir os componentes da fruta do sabugueiro para neutralizar a atividade da hemaglutinina, picos encontrados na superfície de vários vírus.

Veja mais em sabugueiro/

 

Ensinamentos úteis para toda vida e para toda família.

 

Mostramos que  você pode preservar a sua saúde e prevenir doenças com o uso das ervas medicinais.

Ganhe qualidade de vida ao aprender a se curar.

As abordagens terapêuticas feitas com as ervas medicinais realizam curas e têm aliviado uma dor por mais intensa que seja (em poucos minutos), quando nem mesmo a mofina ou outros procedimentos ajudou.

 Informações inéditas e confiáveis sobre ervas medicinais que você não vai encontrar na internet e nem em  livros.

 

Algumas informações, receitas e acesso aos links das evidências das pesquisas são apenas para membro colaboradores que doam para a manutenção do site. Se você já é um membro, faça o login com a senha. Caso contrário, deve tornar-se membro para ter acesso.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade