Manjericão

É ótimo para sua saúde.

     Aromáticas, as folhas de manjericão são muito utilizadas, sobretudo, na cozinha italiana. O manjericão é um dos ingredientes do pesto, além de ficar bem em sopas, massas e outro tipo de pratos. Na medicina tradicional, é usado para tratar enjoos, problemas respiratórios e reumatismo. Oferece inúmeros benefícios medicinais. Podemos usar em omeletes e saladas.

O Manjericão é rico de vitamina K e manganês, enquanto os seus flavonóides, orientin e vicenina são excelentes para proteger as células brancas do sangue e até mesmo o seu DNA. Os flavonóides protegem as células da radiação e oxidação. Os óleos voláteis, que contêm estragol, linalol, cineol, eugenol, sabinene, mirceno e limoneno também são maravilhosos agentes antibacterianos naturais. Suas propriedades antibacterianas torná o um ingrediente para combater infecções graves, incluindo Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus e E. coli.

    Por ter altos níveis do flavonóide zeaxantina torna essa erva uma ótima solução para proteger a saúde dos olhos e prevenir a degeneração macular relacionada à idade. É tão benéfico para a saúde que em alguns países é chamado de erva santa. (manjericão santo). O Manjericão também tem ação anti-inflamatória  e até para reduzir a flatulência e náuseas. Ela também tem propriedades antissépticas suaves. Ele contribui por meio do magnésio com a prevenção de doença cardiovascular. Melhora a circulação, reduz a oxidação do colesterol, reduz inflamação e aumentar a imunidade. Pode também tratar dores de estômago e dores de cabeça.

Basta ferver alguns folhas em água por 2 minutos, deixe esfriar. OBS: contar os minutos a partir do momento que iniciou a fervura. Dose: 8 folhas para 3 xícaras de água ( 400 ml).

É uma planta arbustiva e precisa de espaço suficiente para espalhar seus ramos, mas pode crescer em um vaso grande. Plantar ao ar livre. Ele gosta de solo bem drenado, e se você adicionar adubo orgânico vai crescer muito bem. O Manjericão não gosta do frio, é uma planta tropical. Esta planta é anual, no entanto, você vai precisar para replantá-la todos os anos.

 

Manjericão verde e roxo é uma fonte de antioxidantes de interesse nutracêutico.

Pubmed 28025898 Publicado 26/12/2016   Estudo In Vitro

 

O manjericão roxo é uma fonte potencial de compostos bioativos estáveis.

Artigo Clique aqui para ler o artigo completo.

Pubmed 27192193 Publicado 12/05/2016   Estudo In Vitro

 

Óleo essencial de manjericão inibiu a excitabilidade do sistema nervoso periférico.

Pubmed 27446227 Publicado 31/12/2015   Estudo Animal

 

Obs: há mais estudos como estes acima relacionados, mostrando a eficácia do Manjericão na prevenção e no tratamento de diversas doenças e já estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade