Flor de calêndula

Os benefícios desse flor não se restringem à hidratação da pele e dos cabelos. Ela é usada para tratar muitas doenças e auxiliar no tratamentos, mas nessa postagens vou abordar o seu potencial nos tratamentos externos.

 

 

Calêndula é eficaz e superior à droga trolamina no tratamento da dermatite induzida por radiação para câncer de mama.

Pubmed 15084618 Publicado 15 / 04 / 2004 Estudo Humano

 

Extrato de calêndula apresenta potencial terapêutico significativo no tratamento de queimaduras térmicas

Pubmed 18818737 Publicado 01/09/2008 Estudo Animal

 

Calendula possui propriedades regenerativas da pele.

Pubmed 7185264 Publicado 01 / 10/ 2008 Estudo Animal

 

As flores de Calendula têm propriedades espasmogênicas e espasmolíticas, fornecendo uma base para seu uso tradicional em cólicas abdominais e constipação.

Pubmed 16906636 Publicado 01 / 10 / 2006 Estudo In Vitro

 

Obs: há mais estudos como estes acima relacionados, mostrando a eficácia da flor de Calêndula na prevenção e no tratamento de diversas doenças e já estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

 

    Da flor da Calêndula, a indústria farmacêutica tem retirado uma substância chamada Luteína para fazer remédio para tratar doenças oculares.

Literalmente essa flor faz bem aos olhos.

     A Luteína tem duas funções importantes no olho. Primeiro, é um filtro natural de luz azul. Ela protege os olhos e a pele de danos decorrentes no cotidiano devido à exposição à luz. Veja mais sobre o potencial da Luteína em luteina

 

       Foi  apelidada de  noiva do sol, a flor da calêndula tem precisamente a função de abrir e fechar de acordo com os movimentos do sol, naturalmente, tem a sua origem no coração do Mediterrâneo.

       Já conhecida na antiguidade por suas virtudes cosméticas, medicinais e corantes, esta flor  é muito valorizada desde a Idade Média. A Calendula officinalis foi então considerada para apaziguar todo o mal (inseto mordidas, picadas de cobra, conjuntivite, micose, menstruação dolorosa, febre).

 

 

Flor de Calêndula é um ingrediente indispensável em um bom creme, inclusive para a faixa etária dos 40 anos.

   As flores são ricas em fitonutrientes, vitaminas, minerais e bioflavonoides. Elas mostram também que são essenciais para a manutenção da saúde bem como para uma pele jovial e saudável. Agem na restauração das células da pele e contribuem para a sua renovação. A flor da Calêndula, em especial pela riqueza de sua composição, lidera o ranque em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. Em matéria de beleza e pelo potencial envelhecimento, a flor da Calêndula merece destaque.


    A propriedade antioxidante dessa flor faz dela um excelente agente com múltiplos benefícios para a pele, a elege como um ingrediente indispensável de um bom creme, inclusive para a faixa etária dos 40 anos, mais vulnerável as lesões de pele, onde as ocorrências de manchas e atrofias são situações muito comuns e corriqueiras na pele de pessoas a partir dessa fase.  Sua contribuição para a proteção da saúde da pele está sendo pesquisada. Porém, hoje, cientistas sérios a acrescentariam à lista das plantas protetoras e restauradoras.

     A exemplo de outras plantas tão importante quanto ela, é inconcebível um creme anti-idade ou um protetor solar sem os ativos dessa flor, pois ela aumenta a tolerância à exposição aos raios ultravioleta e protege dos raios UVA e UVB.

Até nos cremes para prevenção de assadura em bebês ou de idosos.

E por prevenir e tratar a assadura nas minhas netas quando eram bebê, eu elaborei um creme natural de Calêndula.

Para evitar a foliculite, aqui em casa as mulheres usam creme de Calêndula na pós- depilação e os homens no pós- barba.

Foliculite é a inflamação de pêlos.

 

Há, no comércio muitas produtos de flor de Calêndula officinalis: em cremes, géis, loções e  pomadas, mas em todas as concentrações são muito fracas. 

 

 


 

 

     Hoje em dia, os estudos científicos tem centrado na ação anti-inflamatória, cicatrizante e antioxidantes da Flor de Calêndula, mais particularmente no sua ação no caso de queimaduras solares ou de radioterapia (dermatite irritação causada por radioterapia tratamento de cancro da mama). Um estudo realizado em pacientes com câncer de mama que receberam radiação indica que um creme Funcional de Flor de Calêndula pode ajudar a prevenir a dermatite de pele (irritação, vermelhidão e dor).

 

      È indicada no tratamento de irritações cutâneas, queimaduras superficiais, picadas de insetos, no tratamento de feridas de difícil cicatrização, na prevenção de assaduras nas crianças, nas dermatites esfoliativas, no tratamento de furúnculos e nas gengivites. É usada em casos de inflamação da pele e da membrana mucosa, queimaduras suaves, queimaduras de sol, escaras, avermelhamento de peles sensíveis. Protetora dos raios UVA e UVB. O óleo de calêndula é indicado em casos de fissura de mamilos devido à amamentação, não sendo prejudicial ao lactante. Auxilia no tratamento da acne, irritações cutâneas, espinhas.

 

     Para um melhor aproveitamento da Flor de Calêndula é importante moer as suas pétalas.

Retire o cabinho que segura as pétalas.

 

 

 

 

Há no comércio muitas cremes, loções, géis e pomadas de Calêndula , cujo uso tem como objetivo facilitar a cicatrização em caso de irritação da pele, nas queimaduras ou abrasões. Mas as concentrações são muito fracas.

 

     A exemplo da capuchinha, é inconcebível um creme ou loção para peles mais vulneráveis, ou lesões de pele, ou um creme ou loção anti-idade ou um protetor solar sem a flor de calêndula, pois ela aumenta a tolerância à exposição aos raios ultravioleta. Até mesmo numa loção para prevenção de assadura em bebês ou de idosos e também numa loção antiescarras.

      E por prevenir e tratar a foliculite, deve sempre compor a loções destinadas ao pós- barba e pós- depilação e nos produtos para tratamento de peles secas e com xerose. Atenua e previne bolsas debaixo dos olhos. A calêndula, em matéria de beleza, merece destaque. Sua ação é forte graças à quantidade de substâncias ativas.

 

 

Bálsamo labial de Flor de Calêndula: Os ativos desta flor combinada com ingredientes naturais tem como resultado um fantástico protetor labial perfeito para proteger os lábios dos elementos quimicos do batom e evitar o seu ressecamento.

 

 

       Em dermatologia, as propriedades calmantes e curativas da flor de Calendula officinalis estão bem estabelecidas e nem sequer são reconhecidos por profissionais e autoridades de saúde. Muitos produtos de cuidados pessoais, incluindo cuidados com o bebê contêm calêndula. É uma aposta segura que se encaixa perfeitamente em uma boa farmácia caseira para diversas ocorrências da vida cotidiana.

 

As diferentes concentrações do óleo de Flor de calêndula

 

Óleo feito com calêndula amarela e laranjada

 

Estes são exemplos de óleo de flor de Calêndula bem elaborado e bem concentrado

 

creme de flor de calêndula

 

Loção cremosa de Flor de Calêndula

 

Uma loção de calêndula bem elaborada vai proteger assaduras em bebês e em idosas

 

É bom sempre ter em seu kit pronto socorro um sprey de calêndula para ajudar na cicatrização de cortes e ferimento.

 

Calêndulas amarelas

 

As Calêndulas alaranjadas  tem maiores concentrações  Luteína

 

 

Um remédio, creme, pomada ou loção feito com esta Calêndula fica muito fraco, pois como se vê, as flores estão descoloradas, nessa condição ela já perdeu seus princípios ativos.

 

 

 

 

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade