Chia
 
    
  Se for usada por "celebridades" e rapidamente vira febre de consumo. Geram programas de TV, blogs, capas de revista. Você certamente já deve ter ouvido falar da semente de chia. Até algumas nutricionistas tem  induzido seu público a usá-la. Isto representa um problema numa sociedade com uma cultura de pensamento crítico praticamente inexistente, fator que explica o porquê de, até pessoas que deveria saber melhor, muitas vezes se deixarem levar por informações apenas porque estas parecem serem boas.

A chia é uma semente que possui uma grande quantidade de fibra e alguns fitonutrientes, mas nem por isso deve ser considerada um superalimento como algumas mídias tem falado.

Mesmo porque para usufruirmos dos benefícios de um alimento, seja ele uma semente ou outro qualquer, seu uso deve ser regular e permanente.

Mas a chia tem seu valor.

Vamos mostrar alguns trabalhos científicos que mostram seu potencial para ajudar a nossa saúde.

 

O consumo de chia resulta numa redução da excursão de glicose pós-prandial e no prolongamento da saciedade.

Pubmed 20087375  Publicado  01 / Abr / 2010 Estudo Humano

 

A suplementação de sementes de Chia  atenua os fatores de risco cardiovascular, enquanto mantém bom controle glicêmico e lipídico em pessoas com diabetes tipo 2 bem controlado.

Pubmed 17686832  Publicado  01 / 11 / 2007 Estudo Humano

 

Óleo de semente de Chia pode ser usado como um agente adjuvante hidratante para pele pruriginosa, incluindo a de pacientes em fase terminal de doença renal.

Pubmed 20548903 Publicado 1/05/2010 Estudo Humano

 

Os resultados deste estudo, apoiar o papel benéfico de sementes de chia na promoção da perda de peso e melhorias dos fatores de risco relacionados à obesidade.

Pubmed 28089080 Publicado 31 /01 / 2017 Estudo Humano

Obs: há mais estudos como estes acima relacionados, mostrando a eficácia do óleo e da semente da Chia na prevenção e no tratamento de diversas doenças e já estão disponíveis apenas para os alunos do curso de Fitoterapia online e dos colaboradores financeiros do site tiaxica.com
 

Ao clicar nos números grifados você será direcionado ao resumo da publicação científica.

 

 

As sementes de Chia reduzem o risco de doença cardíaca

         Quase todo mundo tinha ouvido falar de chia graças à popularidade de Chia. Recentemente, as sementes da chia foram redescobertas e popularizada como um ótimo alimento que definitivamente deve ser uma parte diária de cada dieta saudável.

Sementes de Chia beneficiam diabéticos

Cientistas canadenses ficaram intrigados com sementes de chia porque eles são ricos em fibra, ácido alfa-linolênico e minerais, e queriam explorar seus benefícios de saúde cardíaca.

Em um estudo de 12 semanas sobre os efeitos da chia para a diabetes, pesquisadores do Hospital St. Michael, em Toronto, alimentaram 21 pacientes com  37 gramas de sementes de chia ou farelo de trigo. Os pesquisadores usaram uma nova vaiedade branca de sementes de chia que eles desenvolveram especialmente e nomearam "Salba  ", a fim de controlar o conteúdo nutricional das sementes.

No final do estudo, descobriram que comer as sementes de chia tinha reduzido a pressão arterial sistólica, a proteína C reativa e o fator vonWillebrand (todos os fatores de risco para doenças cardíacas). A Chia também duplica os níveis sanguíneos de ácido alfa-linolênico e ácido eicosapentaenóico (EPA), ambos essenciais ácidos graxos ômega 3 com provado benefícios para a saúde do coração.

 

           Os seres humanos têm usado chia na alimentação por mais de 5.000 anos. Na antiga cultura asteca, sementes de chia eram um alimento básico, bem como uma moeda valiosa. A qualidade mais original que você vai notar sobre sementes de chia é um gel natural formando propriedade que lhes permite absorver até 12 vezes o seu volume em água. Misture uma colher de sementes de chia em um copo de água e em cerca de 30 minutos, o vidro conterá uma gelatina muito espessa. Esta reação de formação de gel é devida à fibra solúvel em chia que tem um grama por colher de sopa, além de quatro gramas de fibra insolúvel.

O que isso significa para você? A fibra solúvel em sementes chia retarda a digestão de carboidratos e sua repartição em açúcares, mantendo o açúcar no sangue estável e ajudando a controlar ou prevenir a diabetes.

Além disso, a expansão das sementes contribui para uma sensação de plenitude que mantém o apetite para baixo e auxilia no controle de peso. As sementes também criar em massa e melhorar a eliminação, mantendo-o regular. E porque eles absorvem sementes de chia líquido ajudam a mantê-lo hidratado e equilíbrio eletrólitos.

As sementes de chia são a fonte vegetal mais rica para o coração saudável ômega 3 ácidos graxos essenciais, contendo quase o dobro de peixes.

Como usar sementes de Chia

Adicione uma colher de sopa de sementes de chia a seu smoothie mas beba-o imediatamente antes que as qualidades gel-produzindo retrocedam dentro. Polvilhe-os no yogurte, no cereal, na aveia ou nas saladas.

Chia é sem glúten e pode ser adicionado a panquecas, muffins, pães ou outros produtos assados. Na verdade, um estudo descobriu que você pode substituir chia gel para ovos e óleo em receitas de bolo.

Ao comprar sementes chia certifique-se de obter a versão orgânica.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade