Se Cleópatra vivesse hoje, qual banho ela tomaria?

         Bem, se Cleópatra vivesse nos dias atuais, não demoraria horas mergulhada em uma banheira de leite, acredito que ela não desperdiçaria tanto leite de cabra pros seus banhos e nem perderia tanto tempo em uma banheira. Pela infinidade de produtos para a pele atualmente, talvez, fosse consumidora de marcas famosas, mas acredito que buscaria algo mais natural para complementar seu arsenal de beleza.

 

 

    Num mundo que reivindica tudo para o “especialista”, Cleópatra seria influenciada a procurar esteticista ou dermatologista, bem como as tecnologias e os cosméticos industrializados - mas acredito que ela continuaria a usar os ingredientes naturais.

    Se eu fosse a consultora de beleza da Cleópatra prepararia um Banho Seco com composições de flores, como mostro nas fotos abaixo. São composições que substitui com superioridade o banho de leite de cabra e todos os cosméticos modernos.  Apesar de toda evolução, a ciência e a tecnologia, ainda não conseguiu imitar a natureza. As composições de extratos de flores demonstraram excelente ação antioxidante e atividade na regeneração dérmica, bem como um efeito significativo sobre a atividade antirugas na pele. Pena que a cosmetologia moderna ainda não descobriu o valor delas, ou ainda não sabem utilizá-las.

 

Este seria o preferido de Cleópatra. É elaborado com flores de Capuchinha e dá um resultado surpreendente.

 

      Vale tudo pela beleza?

       Creme com cocô de pássaro, baba de Caracol, veneno de cobra e até chá de ninho de pássaro. Confiança cega em métodos de tradições antigas, é uma coisa que não dá para entender.

     Sinceramente, eu não entendo as pessoas que usam esses tipos de produtos, se há tantos ingredientes que são superiores e fazem efeitos surpreendentes e maravilhosos na pele. Com tantos ingredientes que realmente fazem maravilhas pela saúde e beleza da nossa pele, não há porque usar esses elementos repugnantes. Durante bate-papo no programa Estrelas, Glória Maria falou que entre seus cuidados com a beleza esta o consumo do chá de ninho de passarinho. Se a Gloria, soubesse que há elementos naturais que realmente rejuvenesce!

 

Nem os mais avançados centros de estética e saúde dermatológica do mundo têm intervenções efetivas.

       A estética moderna tem centralizado seus procedimentos nas tecnologias e menosprezado recursos que realmente oferecem resultados. Nunca é demais repetir: a biologia é biologia, é o que as ferramentas da medicina estética e da cosmetologia moderna parecem ignorar.  A mulher moderna deixou de lado ingredientes muito eficazes, que proporcionam efeito fantástico à pele e podem ser a solução em casos que nem mesmo o mais sofisticado procedimento estético pode resolver. Se resolvessem não teriamos pessoas famosas e ricas com a pele tão danificada, como podemos ver no rosto dos apresentadores e atores de TV como eles estão tendo que usar maquiagens e corretivos bem pesados para disfarçar as imperfeições. Os corretivos ganharam espaço para disfarçar as manchas, as marcas atróficas e os vasinhos capilares e outras imperfeições, mas com as imagens de alta definição, eles não conseguem esconder!

Mas chegar aos 90 anos, sem rugas é possível acompanhei pessoas que tiveram esse privilégio.

 

   As flores de Capuchinha e de Calêndula, pela riqueza de sua composição, lideram o ranque em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. Elas são ricas em fitonutrientes, vitaminas, minerais e bioflavonoides. As composições que contenham flores formam um time com os melhores elementos para a saúde e vitalidade da pele. Em matéria de beleza, pelo seu potencial antienvelhecimento algumas flores merece destaque, inclusive formando blends, revolucionando e surpreendendo em males estéticos considerados ”irreversíveis”.

   Os ativos naturais presentes nessas flores são capazes de prevenir a degeneração vascular que obstrui os microvasos, permitindo que o sistema dérmico se regenere, melhorando a elasticidade e impedindo a atrofia e a flacidez muscular, bem como as manchas senis e as marcas atróficas. Vários estudos clínicos têm sido realizados para determinar o valor dos compostos naturais na melhoria dos sinais de envelhecimento. Esses estudos mostraram que a combinação de alguns fitonutrientes melhorou sinais visíveis de envelhecimento em mulheres de 45 a 73 anos de idade em em apenas 45 dias.

 

 

Esta é fantástica seria com certeza uma das preferidas de Cleópatra.

É feita com flores de Calêndulas, dá resultado imediato e surpreendente na pele.

 

 

Esta também seria uma das preferidas de Cleópatra.

 

 

A Aloé Vera reverte sinais de envelhecimento da pele

Aloe é uma planta estabelecida para uso tópico na pele. Mas um estudo de 2009 constatou que Aloé usada oralmente reduz rugas faciais. Em um estudo publicado na revista Annals of Dermatology, em 2009, as mulheres com idade superior a 45 anos, e que receberam duas doses diferentes orais (baixa dose: 1.200 MG / alta dose: 3.600 MG / d) de Aloé Vera gel suplementação por 90 dias, tiveram resultados notáveis. Os pesquisadores mediram os sinais clínicos e alterações bioquímicas do envelhecimento da pele antes e após a suplementação e descobriu que, após a ingestão de gel de Aloe, as rugas faciais melhoraram significativamente em ambas e elasticidade facial também melhorou.

Como funciona? Os pesquisadores descobriram que o gel de Aloe aumenta da produção de colágeno levando a um melhor suporte estrutural da pele e menos rugas. Pode ser usado na forma externa como mostrado nesta foto e na forma de suco, ou em outros alimentos como mostro no link onde descrevo o uso da babosa aqui no site.

 

 Vamos desfrutar desse “privilégio e voltar no tempo e também viver a sensação de Cleópatra”.

Todas as composições acima mostradas podem ser usadas por meio do banho seco. Massageando levemente. Deixa na pele por um tempo. Esta forma permite “esse luxo”, permitindo aproveitar integralmente as Fitossubstâncias sem ter que mergulhar numa banheira de leite.

 

 

 

 

Suco da jovialidade

Com 20 dias já se percebe melhoras na pele e no cabelo.

Como funciona? As fitossubstâncias que agem na pele presentes nos ingredientes do suco agem como o alimento de beleza.

 

       Fitossubstâncias Dermocosmecêuticas, é uma classe de fitossubstâncias que mais se aproxima de um medicamento, por sua vez, são elementos que trazem beneficios às camadas mais profundas da pele, proporcionando melhora da saúde e do aspecto da mesma. São elementos que realmente dão resultados surpreendente na pele.

O uso de fitobanhos (banhos secos) enriquecidos de fitonutrientes que tenham atividade na renovação celular pode retardar esse envelhecimento, suavizando e até prevenir rugas e linhas de expressão, por conter maior quantidade de substâncias ativas nutritivas, e ativos com propriedades antioxidantes, repitelizador, antiedematosos e as vasoprotetoras aumentam a circulação sanguínea e melhoram a permeabilidade vascular da pele

 

 

      O importante é descomplicar, especialmente para quem não tem muito tempo e dinheiro para comprar produtos ou procedimentos caros, pouco eficazes e paliativos. O assunto será um pouco longo, porque quando falamos de pele há muito a dizer, e por vezes é complicado transmitir tanta informação de forma transparente.

Por isso aconselho a pegar num chá para me acompanharem nas dicas.

 

Os poderes rejuvenescedores da pele do azeite e dos óleos

 Jeanne Louise Calment era uma centenária francesa que teve a vida humana mais longa confirmada na história, viveu 122 anos e 164 dias. Jeanne Louise disse que esfregava o óleo de oliva em sua pele e creditou ao óleo oliva  a longevidade da sua pele.

As propriedades do azeite contribuem para a surpreendente capacidade de regenerar e melhorar a pele.

A senhora Jeanne acertou no uso do óleo, pois a maioria dos óleos vegetais contém fitosteróis em sua composição, atuam na reposição lipídica do extrato córneo e apresentam efeito anti-inflamatório, diminuindo a perda transepidérmica de água por atuar no equilíbrio hídrico. Os fitosteróis são usados também para o tratamento de ulcerações na pele, com aplicação local, de forma a estimular o processo de cicatrização.

 

 A maneira de se beneficiar do azeite é passar na pele. Você pode, assim como Jeanne Louise Calment fez por mais de um século, esfregar azeite em sua pele, mas ao passar sobre o rosto e/ ou corpo, faz lambuza, deixa resíduo e fica grudento e gorduroso. Há outros óleos que também são bem eficazes para a pele.

Mas nas formas apresentadas nessas composições os azeites ou óleos  estão incluidos e são passados sobre o rosto e/ ou corpo, sem fazer lambuza, deixar resíduo, ficar grudento e nem gorduroso. O resultado é impressionante e seu efeito é indescritível.

 

 

Esta é a senhora Jeanne Louise que esfregava o óleo de oliva em sua pele.

 

Esta é a testa de uma mulher de 52 anos.

 

       Todos sabem que é um “incômodo” ficar mergulhada numa banheira de leite, mas há ingredientes que faz muito mais por nossa pele que o leite de cabra, bem como há formas que permitem aproveitar as propriedades desses ingredientes sem ter que mergulhar numa banheira. Por conta da lambuzeira que alguns ingredientes fazem quando passamos, evitamos o seu uso, mas há meios que permite aproveitar as propriedades deles sem ter que se lambuzar.

 

A vaidosa mais conhecida, Cleópatra não dispunha da variedade e tecnologia dos produtos de beleza de hoje. Mesmo assim, a rainha do Egito se virava como podia, usava leite de cabra, azeite de oliva e até lama para hidratar a pele. Cleópatra bem representou o ideal de cuidados com a pele daqueles tempos, imortalizou seu tratamento de banho de leite. Citam alguns escritos da época que as rainhas egípcias Nefertiti e Cleópatra valorizaram o leite de cabra como tratamento de beleza. Para manter sua pele macia, hidratada no ar seco e árido do Egito, a Rainha Cleópatra se banhava com o leite de cabra.

Cleópatra estava certa

Cleópatra tributou o leite de cabra como o melhor tratamento de beleza. O leite de cabra possui um PH bastante semelhante ao da pele humana, por isso consegue penetrar profundamente. Isso faz com que seja um poderoso hidratante, com propriedades rejuvenescedoras e calmantes. É rico em ácido lático, que promove a renovação celular e deixa a pele macia e sedosa.

 

 

Como conseguir uma pele bonita e jovial?

Apesar do apelo de jovialidade e beleza, sabemos que é mais uma tarefa difícil para a mulher da atualidade, que exerce várias funções e não dispõe de tempo para tratamentos complicados e demorados. Não estão dispostas ao “incômodo” de ficar mergulhadas numa banheira, etc., etc.

 

        Tratar da pele, e do corpo no geral não é luxo e nem vaidade, é necessário. O nosso corpo precisa de cuidados durante toda a vida. Como diz a minha vó "Quem não cuida da sua pele, vai aos 60 anos, ter uma aparência de maracuja de gaveta". Por isso, acho importante tratar da pele. Sei que nem toda a gente tem possibilidade de ir a um dermatologista (que estão perdidos no meio das tecnologias) para ser aconselhado sobre os "melhores cuidados" para a sua pele ou sair da consulta com receita de creme de úreia (uréia é um produto quimico que faz mal a saúde).

Vou partilhar algumas dicas.

 

Existem alguns elementos que podem ser usados para hidratar e manter a pele jovial. Eles não têm contraindicações e podem ser usados de forma geral por todo mundo.

 

          A ciência está provando que é possível preservar a jovialidade da pele. Apesar de ser um fato raro, é possivel chegar aos 100 anos sem rugas! Há pessoas que chegaram aos 100 sem rugas.

O segredo! Comparando os casos se pode afirmar que é possível sim chegar, não apenas sem rugas, mas sem manchas senis e as bolsas de pálpebras.

 

Atualmente nos deparamos com uma grande variedade de informações sobre os cuidados com a pele, algumas delas contraditórias.

Além disso, vemos fórmulas milagrosas para jovialidade e rugas. Já que estamos vivendo mais, precisamos prolongar a saúde da pele. Por conta disso temos que nos preocupar também com as doenças que a afetam. Por conta do aumento da expectativa de vida, temos que seguir uma rotina de cuidados e fazer uso de substâncias que auxiliem na saúde da pele e aumentem a sua longevidade.

    As alterações cutâneas podem ser demonstradas nas diferentes camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme. Na epiderme, a camada córnea fica reduzida. A derme apresenta redução da espessura com perda das fibras elásticas e do colágeno. A derme proporciona a resistência e a elasticidade da pele. A hipoderme também poderá diminuir com a idade, agravando as condições da pele que, além de mais fina e vulnerável, ficará mais desprotegida sem o seu acolchoamento adiposo, favorecendo o enrugamento. O envelhecimento intrínseco da pele resulta em atrofia, com rugas finas, enquanto o fotoenvelhecimento em hipertrofia causa enrugamento grosso e sulcado.

 

 

        A pele envelhecida perde a elasticidade, os músculos enfraquecem e ficam frouxos, o coxim subcutâneo dissolve-se e a pele perde o apoio, levando ao aparecimento das rugas que são variáveis de pessoa para pessoa, e geralmente apresenta-se delgada, pouco elástica e finamente enrugada, com acentuação das linhas de expressão do rosto.

       Ocorre perda do volume das estruturas faciais: perda do colágeno, flacidez muscular, perda da gordura e reabsorção óssea. Esses fatores levam à perda da sustentação normal da face, e os tecidos "caem", formando os sulcos que são as rugas mais profundas, as quedas do contorno facial.
       Além de todas essas mudanças, as manchas e as rugas finas têm grande impacto no envelhecimento. A mudança na pele, decorrente do envelhecimento, é mais comum após os quarenta anos e nem mesmo os mais avançados centros de estética do mundo têm intervenções efetivas.

 

Nenhum método ou creme faz milagre de remover rugas, apenas contribuem para prevenir e amenizar o seu aparecimento.

    Contra o fator cronológico, infelizmente, não tem jeito, a pele envelhece com o passar dos anos, porque seu tempo de renovação aumenta, a reposição de células aos sessenta anos acontece a cada cinqüenta dias, não há creme que possa mudar isso. Podemos então atuar sobre os outros agentes, e aí a receita é prevenção não se expor muito ao sol, fazer limpeza e hidratação diárias, fazer reposição de fitonutrientes importantes, tanto interna: quanto externamente.

Para restaurar o aspecto jovial, todos esses fatores devem ser levados em consideração com uma abordagem global da pele para alcançar resultados mais satisfatórios.

 

Sua pele muda com a idade.

     Torna-se mais fino, perder gordura, e já não parece tão gordo e suave, como já fez. Suas veias e ossos podem ser vistas mais facilmente. Arranhões, cortes ou inchaços podem levar mais tempo para curar.

Anos de bronzeamento ou estar fora na luz do sol por um longo tempo pode levar a rugas, ressecamento, manchas senis, e até mesmo câncer. Mas, há coisas que você pode fazer para proteger a pele e torná-la sentir  melhor.

Muitas pessoas mais idosas sofrem de manchas secas em sua pele, muitas vezes em suas pernas inferiores, cotovelos e antebraços. Manchas de pele seca áspera e escamosa.

Porque as pessoas mais velhas têm pele mais fina

 

 

Usar um hidratante não é luxo nem vaidade e sim necessidade a partir de certa idade.

   O uso de creme hidratante ajuda no cultivo de uma boa aparência, coisa que passou a ser vista como demonstração de cuidado com a saúde. Infelizmente, os cremes são considerados produtos supérfluos (tanto que o imposto sobre a embalagem e as matérias-primas ainda é alto).

   Os ativos naturais são capazes de minimizar e até prevenir a degeneração vascular que obstrui os microvasos, permitindo que o sistema dérmico se regenere, melhorando a elasticidade e impedindo a atrofia muscular, bem como as manchas senis e as marcas atróficas.

    A pele lesada por queimaduras solares, arranhões, tem maior probabilidade de infectar-se. Quando a pele sofre um corte ou uma escoriação, lavar a área com água e sabonetes de ervas com ação antisséptica ajuda, a impedir infecções. Um creme contendo plantas medicinais ajuda na cicatrização.

 

A importância de hidratar e nutrir a pele

   A hidratação é o mais importante dos cuidados que devemos ter com a pele. Uma pele desidratada perde suas propriedades biomecânicas, biológicas e sobretudo estéticas, pois o seu aspecto torna-se opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação.

   A descamação está associada a menor conteúdo de água, predispondo a pele a maior ressecamento e presença de fissuras. Quando a pele não consegue mais reter a umidade eficientemente, começa a perder a elasticidade e a força tensora que a sustenta. Isso ocasiona rachaduras, rugas e flacidez.

   A umidade é o elemento mais crítico da saúde da pele. A água, que provém das camadas inferiores da epiderme, hipoderme e derme, hidrata toda a pele, mantendo sua hidratação por meio do manto hidrolipídico, protegendo-a contra a evaporação excessiva de água e permitindo à pele lutar contra desumidificação ou ressecamento.

 

Com o envelhecimento, a pele perde a capacidade de reter água e, consequentemente, vai tornando-se desidratada.

      Sem hidratação, a pele fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina e muito mais sensível a escoriações, manchas e doenças e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com maior rapidez. Pessoas com pele seca estão em luta constante contra afecções, rachaduras e estrias na pele, devido à facilidade de formar microfissuras.

A desidratação da pele pode ser evitada diminuindo-se ou evitando- se as agressões externas ou utilizando-se produtos que corrigem e restabelecem o equilíbrio biológico.

O uso de hidratante é essencial, pois reidrata a pele. O hidratante pode ser composto de fitonutrientes para aumentar a proteção da pele.

 

Pílula da beleza ou da jovialidade

      A fórmula ideal da beleza ou da jovialidade ainda não existe, bem como não existe um tipo de tratamento ou apenas uma substância para manter a jovialidade da pele. Isso porque o combate ao envelhecimento depende de uma série de fatores, e não somente do uso da substância X ou Y.

     Todos nós sabemos que não vamos encontrar a fonte da beleza ou da jovialidade em um pote de creme ou dentro de uma pílula. Mas a falta de seriedade no segmento da beleza levou à criação até da tal “pílula da beleza” que tenta convencer o consumidor menos informado e ingênuo de que pode melhorar a sua aparência tomando uma pílula de licopeno, isoflavona, polifenóis, etc.

 

Manchas senis e marcas atróficas

A maioria dessas imperfeições pode ser tratada com as plantas, que são capazes de prevenir, amenizar e até eliminar. Por isso, fazer reposição de fitonutrientes é importante, tanto interna, quanto externamente. Num programa de prevenção de manchas, as fitossubstâncias devem prevalecer.

 

Mãos

As mãos são as primeiras a mostrarem os sinais de envelhecimento precoce. Deve-se protegê-las com creme que amacie e previna o ressecamento. A pele das mãos vai ficando fina, menos elástica e ressecada. Como se não bastasse, com o tempo a quantidade de gordura sob a pele diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis..

As manchas são aceleradas por várias razões: pelo sol, pela utilização de produtos químicos. Mas, independentemente dos motivos, o descontentamento pelo seu surgimento delas é de consenso comum: as manchas escuras afetam diretamente a beleza das mãos.

Há alguns cuidados que, se tomados previnem e até retardam a chegada das manchas e das doenças que afetam as articulações das mãos e dos dedos. As manchas marrons podem ser prevenidas, mas uma vez que a prevenção não foi feita e elas já ocorreram, devemos eliminá-las.

 

Pesquisar no site

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade

Ervas Medicinais Fonte de Saúde e Longevidade